Sem recursos financeiros para se atualizar profissionalmente? - 10/03/2010
Atualização Profissional
Todo profissional precisa estar atento às mudanças que estão surgindo em sua área profissional e, também, no mundo de uma forma geral.
É preciso saber que a mudança é um processo natural e que, hora menos hora, todo aquele que pretende manter-se ativo no mercado de trabalho, vendo as suas intervenções e contribuições devidamente respeitadas, precisará estar atualizado profissionalmente.
Atualização significa, entre outras coisas, “adaptação ao uma nova realidade, necessidade ou possibilidade, de acordo com o Dicionário Aulete - Digital e, para nós, na prática, significa ter flexibilidade e facilidade para enfrentar e conviver com as constantes mudanças deste mundo moderno.
Diferente do que muitos possam acreditar, a experiência profissional, ou seja, os anos que alguém trabalha na mesma área, não é um fim em si mesma, uma vez que a ela precisam ser somados olhares modernos e inovadores.
O tempo passa e, com ele, novidades vão aparecendo e exigindo um profissional que tenha capacidade para lidar com elas, o qual saiba o que fazer, para que fazer e qual é o limite ético para quaisquer inovações.
Contudo, há que se pensar que, muitas vezes, o profissional julga não ter recursos financeiros para atualizar-se e, por isso, está em bias de “parar no tempo”. Porém, essa realidade não pode ser fator de impedimento para que ele (mesmo sem o curso que deveria ser feito por ele, enquanto um profissional consciente da sua responsabilidade com o seu próprio saber) não busque por atualização ou não esteja atualizado na sua área.
Todos nós precisamos ter consciência que a atualização profissional não se dá apenas por meio de cursos, mas, também, através de palestras, workshops, oficinas, leitura de livros e jornais, visita a sites e tantas outras atitudes que o profissional pode ter para conseguir ampliar sua visão dentro de seu campo de atuação.
Outra forma de sempre ter uma perspectiva moderna dentro daquilo que você se formou e/ou dentro do que você já atua há algum tempo, é o comportamento de desenvolver amizades com pessoas de áreas afins, de forma que o saber não fique parado apenas em um e outro, mas que haja movimento e articulação.
Criando comportamentos assim, o conhecimento e a experiência de um vão sendo somadas às experiências e conhecimento de outro, os quais nunca serão iguais, pois cada pessoa tem experiências diferentes de outras e, o conhecimento, sempre se dará de formas distintas, o que é um grande benefício para a síntese do saber.
1 Denise Lima - São Paulo
Realmente o profissional que não atualiza as informações dentro da própria área, podemos constatar que é um peixe fora d`água. As mudanças são constantes e o profissional competente deve se preparar diariamente e continuamente...
01/06/2010 14:41:20
2 Ivaneide Souza Araújo Fernandes - Wagner
Precisamos ter sempre uma expectativa moderna, sempre nos atualizando e sendo um profissional consciente de sua responsabilidade.
25/03/2010 23:57:54
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.