Matemática
Ton Ferreira Consultor de Governos da Planneta Educação, uma empresa do grupo Vitae Brasil. Mestre em Projetos Educacionais de Ciências pela USP; MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Salesianos e Pós-Graduado em Ética, Valores e Cidadania pela USP; graduado em Matemática pela UNESP. Experiência na área Gestão de Pessoas e de Formação Continuada, Docência e Palestras com foco em educação, ciência e tecnologia.

Matemática Lúdica no Ensino Básico - 08/03/2010
O caminho para tornar a disciplina fascinante

'

A Matemática sempre foi vista como a matéria aterrorizadora dos alunos. Quando se pergunta nas escolas qual a disciplina que eles mais gostam, aparecem com maior frequência a Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História, sendo que a Matemática é a menos citada na grande maioria das vezes.

Por que será que isso acontece?

Sabe-se que os seres humanos nascem com habilidades múltiplas e alguns possuem habilidades mais aguçadas para determinadas áreas. Os que tendem à área de exatas se dão muito bem na escola com a matemática, física ou química. Já outros, precisam desenvolver essas habilidades e é neste ponto que entra a importância do “COMO” desenvolvê-las.

A criança enquanto na Educação Infantil, e até mesmo nas Séries Iniciais, possui um contato maior com atividades lúdicas, porém, isso vai se perdendo no decorrer dos anos. Este fato faz com que os alunos conscientizem-se do material lúdico como ferramenta voltada apenas para “crianças” e quando estão já no fundamental II ou no ensino médio, acreditam que não precisam mais dar passos por este valioso caminho.

Outro motivo é a forma como são introduzidos tais materiais. Um exemplo é o trabalho com os Blocos Lógicos. Na Educação infantil, muitas vezes os professores restringem-se apenas a deixar os alunos “brincarem” com o material, montando casinhas, carrinhos e robozinhos e perdem o foco do trabalho com este material. Às vezes até trabalham a questão das formas geométricas, porém estagnam.

Quando esses alunos chegam no 1º, 2º ano não querem mais trabalhar com os Blocos, pois acham que são só pra “criancinhas”. Para que tal fato não ocorra, o professor deve deixar bem claro aos alunos a importância desse material, traçando assim seus objetivos, mesmo que não trabalhe com todas as possibilidades.

Só para ressaltar, com os blocos lógicos conseguimos trabalhar no Fundamental II ou até mesmo no Ensino Médio, fazendo um Jogo de Dominós, utilizando todas suas características e propriedades.

E por que não ensinar a Função Seno aos alunos do Ensino Médio com a ajuda de Rodas de Carro e uma Vara de Pescar? E a Função Quadrática, que tal levar os alunos em um jogo de voleibol para entenderem o que é uma parábola?

Esse é o caminho, utilizar materiais concretos e do cotidiano para explicar conteúdos tão abstratos aos alunos.

A partir do momento que o aluno tomar consciência de que a Matemática pode ser entendida e não decorada; encontrada ao seu redor e não como algo vindo do além (abstrato) pode-se mudar esse quadro e encontrar com mais frequência a resposta MATEMÁTICA para a pergunta: qual a matéria que você mais gosta?

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










5 COMENTÁRIOS

1 Adriana Coelho - Goiania GO
Artigo maravilhoso, acho que o caminho é por ai mesmo! Eu, como professora de matemática espero um dia ouvir de meus alunos: essa é minha matéria preferida!
03/06/2012 10:52:14


2 Vagner Melo - São Paulo
Muito interessante a matéria pois apenas dessa forma poderemos mudar essa dura realidade dos alunos não gostarem de uma matéria tão importante no diaadia.
01/03/2011 11:46:16


3 Genivaldo - Plácido de CastroAcre
Gostei muito do artigo, sou professor universitário e as experiencias com o concreto satisfáz o aprendizado tornando as aulas mais atrativas. parabéns.
25/03/2010 15:23:48


4 Larissa Couto - Guaratinguetá/SP
Sou professora de Matemática e vejo muito as dificuldades encontradas pelos alunos tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio. Tive experiencias muito boas com o uso de materiais ludicos e indico a todos os professores. Acho que temos o dever de melhorar o ensino da Matemática e tornála uma das matérias mais adoradas também.
11/03/2010 16:36:42


5 Margarida Nepomoceno - Casa BrancaSP
gostei muito do artigo sobre blocos lógicos e concordo com vc quando fala sobre a criança ficar dispersa quando apenas brinca com eles. Já utilizei muito os blocos nas minhas aula. Sou aposentada e hoje voltei a trabalhar. Gosto muito do material dourado, coursinaire, baralho, dominó para ensinar matemática. gostaria de receber por email mais novidades. obrigada
09/03/2010 08:11:12


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.