Planeta Literatura
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

O Cidadão de Papel - 16/01/2004
De Gilberto Dimenstein

'

Capa-do-livro-O-cidadao-de-papel

Brasil, país de grandes juristas e legisladores. Brasil, país em que os processos correm na justiça por anos a fio sem que, muitas vezes, se chegue a um termo satisfatório.

Brasil, onde temos presenciado e participado nos últimos anos de grandes e benéficas modificações na educação. Brasil, onde há crianças que ainda não conseguem chegar a escola e outras que, mesmo estando lá, saem sem que tenham aprendido muita coisa.

Brasil, pátria pródiga na produção de alimentos, um dos celeiros do mundo, o maior produtor e exportador mundial de açúcar, café, soja, frango e laranja. Brasil onde muita gente ainda passa fome e o governo tenta implementar políticas sociais de resgate da cidadania, como o "Fome Zero".

Brasil, local de nascimento de grandes expoentes das artes e do esporte como Tom Jobim, Jorge Amado, Tarsila do Amaral, Maria Esther Bueno, Pelé ou Ayrton Senna. Brasil, onde milhares de crianças são condenadas diariamente a vagar pelos sinais, por bares, por prostíbulos e tantos outros lugares deprimentes em busca da sobrevivência.

O livro "O Cidadão de Papel", do jornalista Gilberto Dimenstein, produzido nos primeiros anos da década de 1990, nos apresentou esse país de contrastes tão grandes. Uma das maiores economias do planeta e, ao mesmo tempo, um dos lugares mais socialmente injustos para se morar. As notícias divulgadas nos jornais todos os dias, vistas por muitos de nós como contingência de um sistema, ou seja, como algo contra o qual não adianta lutar, constituem a base e a referência para esse exame minucioso.

Dimenstein procurou focar sobre as questões sociais e seu impacto na vida dos pequenos brasileiros, das crianças.

Partiu da Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos mostra, ao longo das páginas de seu livro, como estamos distantes da aplicação prática de elementos básicos e fundamentais para que possamos conceder a nossas crianças e jovens um mínimo de dignidade.

Imagem-de-rapaz-em-meio-a-lixao Imagem-de-duas-criancas-deitadas-nochao
Os lixões e a falta de moradia são dois flagelos que persistem no
cotidiano de muitas famílias e crianças brasileiras.

Círculo Vicioso

dignidade . [Do lat. dignitate.] S. f. Respeito a si mesmo; amor-próprio, brio, pundonor (Sentimento de dignidade; brio, honra, decoro).

Quando falamos em dignidade em termos práticos abordamos questões como educação, habitação, alimentação, saúde, lazer, trabalho, consideração e respeito.

Se falta dinheiro para conseguir comida, muitas famílias colocam seus filhos nas ruas e exigem que eles consigam, de alguma forma, obter os recursos necessários e, ao voltar para casa (quando ela existe), contribuir com os pais e irmãos.

Se a criança está na rua, engraxando sapatos, vendendo balas nos semáforos das grandes metrópoles, se prostituindo nas esquinas mais movimentadas dos grandes centros urbanos, catando restos em lixões, cometendo pequenos furtos ou cheirando cola, ela definitivamente está muito longe de onde realmente deveria estar, a escola.

Se a escola não é parte constante da realidade de uma criança ou de um adolescente, as probabilidades dessa criança ter boas chances no futuro são ínfimas, ou seja, extremamente reduzidas. Sem livros, alimentos, interação com professores e colegas num ambiente arejado e saudável, é pouco provável que essa pessoa consiga abandonar as ruas, se integrar ao mercado de trabalho, formar família, prover suas necessidades de forma adequada ou mesmo obter respeito próprio.

"O Cidadão de Papel" nos mostra como, apesar da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de todos os modernos códigos legais que regem o nosso país (da Constituição ao Código Civil, do Código Penal ao Código do Consumidor, passando por tantos outros), o Brasil não conseguiu vencer a chaga da desigualdade social e da péssima distribuição de renda.

Imagem-dos-escritos-dos-Direitos-Humanos
Apesar das Declarações de Direitos e Códigos de Leis, ainda estamos muito longe de
atingir uma situação de justiça social, por isso a cidadania ainda não saiu do papel...

Atualíssimo

Já se passaram mais de dez anos desde a publicação do livro de Dimenstein. Os ares da democracia se estabeleceram no país (vencemos o autoritarismo e a ditadura), os mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva tem realizado notáveis progressos em diversos setores, especialmente na estabilização da economia, entretanto, as contundentes afirmações do "Cidadão de Papel" continuam a assombrar o Brasil.

Quem lê o livro hoje não vê grande diferença entre o que se passava no país a dez ou doze anos atrás em relação ao que acontece hoje, nos anos iniciais de um novo século (e milênio).

Há muitas crianças nas ruas. O maior e mais divulgado projeto governamental é o Fome Zero (o que demonstra que o flagelo da subnutrição e da desnutrição, causados pela miséria, continua existindo no Brasil). A violência se alastra. Muitas crianças ainda estão fora da escola. Postos de saúde e hospitais continuam lotados (povo doente é sinal de má alimentação, falta de instrução, pobreza). Os lixões ainda constituem fonte primordial de trabalho e sustento de muitas famílias...

Desenho-de-homem-sentado-lendo-e-mulher-sentada-amamentando-com-semblante-feliz-com-o-rosto-de-uma-crianca-aparecendo-atras-dela

O que fazer?

"O Cidadão de Papel" tem fomentado discussões e debates, portanto tem cumprido seu papel. A partir de suas páginas foram montadas peças teatrais. O valor do trabalho foi reconhecido com láureas importantes como o prêmio Jabuti (um dos mais importantes da literatura nacional) em 1993. Nas escolas tem sido utilizado e lido por vários professores e alunos, tanto na rede pública quanto na privada.

O primordial passa a ser transformar toda a indignação e insatisfação com o que lemos nas páginas dessa obra em ações que revertam benefícios para a comunidade em que vivemos.

Isso significaria, por exemplo, organizar os estudantes para ações como coletas de alimentos, doação de livros, campanhas de agasalhos, atividades culturais que abordassem os temas e incentivassem uma maior solidariedade, visitas a instituições que prestam auxílio a crianças carentes,...

Tenho certeza que isso já está acontecendo. Falo por experiência própria. Adotei o livro logo que ele foi lançado. Acompanhei suas atualizações. Discuti vários tópicos com os alunos. Organizamos projetos e trabalhos. Mesmo que com alcance regional, colhemos frutos. Dedicamos o pouco que fizemos a leitura de "O Cidadão de Papel", queremos apenas que em muitas outras cidades aconteça o mesmo...

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










73 COMENTÁRIOS

1 julia - paripirangaba
adorei o livro mt bom as obras de gilberto dimenstein
03/05/2012 15:23:15


2 EDIVANIA DE JESUS - São Paulo
esse livro é muito bom..to fazendo trbalho da faculdade sobre ele..pena que muitas coisa não mundou a desigualdade social, a saúde ainda é o descaso sem falar da fome que se alastra em todo o Brasil... mais o livro faz voçe refletir muito presente e passado. o que podemos fazer se a impocresia aki no Brasil é muito grande....
18/03/2012 22:44:53


3 EDIVANIA DE JESUS - São Paulo
esse livro é muito bom..to fazendo trbalho da faculdade sobre ele..pena que muitas coisa não mundou a desigualdade social, a saúde ainda é o descaso sem falar da fome que se alastra em todo o Brasil... mais o livro faz voçe refletir muito presente e passado. o que podemos fazer se a impocresia aki no Brasil é muito grande....
18/03/2012 22:33:22


4 Marianana de oliveira Gomes - Rio de janeiro campos dos goytacazes
Tou fazendo um Trabalho sobre esse livro tenhu q entregar dia 18/10/11 hj é dia 17/10/11 e so tenhu 1 dia pra fazeer ++ nao tenhu o livro : e hj e feriado aki na minha cidade Feriado do comercio e nao tem livraria aberta pra comprar : e tou pesquisando na net o capitulo 6 e nao queria um resumo é sim o capitulo todo ++ achu díficil encontrar se alguem soubeer um site indica aew Vlwssssssssss
17/10/2011 16:51:14


5 eugênia gomes - sao jose do rio preto s.p
O jornalista Gilberto Dimenstein faz tua parte como cidadao, cabe a cada um de nós nao cruzármos os braços e também lutármos por uma vida mais dígna,ao invés de ficármos pondo a culpa nos governantes que se nao fazem nada é porque nós também nao cobramos tal empenho. li e adorei o livro mas vamos pór maos à obra. vocês estão de parabéns o site está ótimo.
28/09/2011 23:01:26


6 bia - oeiras
amei o livro estou adorando é+ q d+++++++++++
27/06/2011 14:38:36


7 Nathália Cavalcante - Valparaiso
é bem legal esse resumo, obrigado !
10/05/2011 19:35:19


8 João Victor . - Belem PA
Estou fazendo vários trabalhos sobre o livro e achei muito interessante pois demontra a verdade do Brasil oque deve mudar oque deve empor regras e criar organazaçoes para os que presizam pois se nos lermos o livro e não fazermos nada e uma coisa ruin pois o governo deve ajudar a educação no Brasil esta caindo de 10 crianças e adolecentes 4 estão fora da escola aprendendo coisas que não deve enquanto os 6 que estão aprendendo vão ter mais futuro um emprego bom e depois eles agradecem e dizem para si mesmo eu fiz uma boa escolha e os que não receberam eduçação se arrependem e falam porque eu fiz isso , por isso além de lermos o livro devemos ajudar. Eu li o livro e aprovo que o Brasil deve controlar a fome a violência , o desemprego e ect ... Mães obrigam crianças irem para as ruas pedirem dinheiro , vender coisas enquanto deveriam estar na escola recebendo educação para ter um aprendizado melhor todos tem os mesmos direitos .
04/05/2011 20:55:38


9 Tiago. F. Avile - sao jose do rio preto
gostei muito do livro e fala muito da verdade dos brasileiross de hj em dia.. mas eu gostaria de sabre qual a cultura especifica do livro?? obrigado..
13/04/2011 12:08:10


10 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha - Belém
Bem,eu li o livro e adorei, fiz dois trabalhos sobre ele o primeiro foi sobre o livro todo, e o segundo foi sobre o tema:trabalho e renda. Esse tema me chamou muito atenção de duas coisas, pois ele nao fala só sobre a desigualdade social ou a má remuneração dos trabalhadores mas também ele disfarça o programa bolsa família que eu sou totalmente contra isso, pois só disfarça o governo e os governadores colocam uma família e madam elas dizerem que o bolsa família ajudou muito eles, etc. E a segunda coisa é que o jovem que trabalha se esforça por pouco e acaba tendo uma formação précaria, e esse livro faz com que pessoas de minha faixa etária reflita para não ter essas formações précarias e que nós no futuro poderemos ajudar o nosso país. Tenho 12 anos e estudo na 7ªsérie. Por favor se possível me mandar mais coisas sobre o livro eu agradeço. Ricardo Rocha
21/03/2011 18:40:01


11 Paula Ugalde - Santa Cyti
Adquiri em sua primeira edição, li e reli e tenho que as ideias de Dimeinstein são atemporais. Infelizmente o emprestei `sem devolução` :. Agora, gostaria de buscar resgatar seu entendimento trazendo para os desafios da cibercidadania contemporânea.
25/11/2010 11:10:55


12 diego luis - Hortolândia
O direito de ter diritos é uma conquista da humanidade..
13/11/2010 07:27:25


13 emanuele - Cuiabá, MT
Amei,por que alem de o livro ser ótimo, e nos dar um choque de realidade, eu descobri a fonte da minha prof.Vou tirar 10000000000000000000000000000! graças a vcs bjussssssss
23/10/2010 10:12:31


14 Hermenegildo Freire de Macedo - Itabaiana
Parabéns pela iniciativa de expor este atigo, este livro é simplimente a face da nossa sociedade que relutamos em não querer aceitar, no entanto somos nós mesmo que as produzimos
12/09/2010 08:11:59


15 Samuel Soares da Silva - Osasco
Sou Professor de História, sempre achei seus Artigos muito interessantes, todo o começo de ano letivo exponho aos meus alunos uns dos seus textos como referência para despertarnos mesmo o interesse pelo conhecimento crítico como um norte para eles possam perceber as transformações e mudanças tecnológica do mundo contemporâneo, neste sentido acredito numa educação transformadora para que possamos sonhar de fato com uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
03/08/2010 14:49:23


16 Leticia,Fernando,Pamela,Willian.Thamires - Sao Paulo /Itaquaquecetuba
Nos gostamos muito desse site pois ele nos ajudou a ganhar um passeio ao teatro para assistir a peça sobre este livro!!!!!!!!!! obrigado Leticia.Fernando.Pamela.Willian.Thamires
02/08/2010 10:30:14


17 priscila fernandes moreno picoli - cornelio procopio pr
esse artigo e muito interessante não so por divulgar o livro mas tambem pelo conteudo que foi desenvolvido com o intuito de nos direcionar para uma reflexão da sociedade uma sociedade no entanto que esta embasada em bolsões e ações afirmativas que tentam sanar as desigualdades e dificuldade de educação no brasil.Como podemos ajudar essas pessoas que nessecitam dessas ações do governo sem deixalas a margem da sociedade ?
12/07/2010 15:20:35


18 Crodiscreidi - São João dos Pinto Podre
Baum
13/06/2010 17:34:15


19 Crodiscréya - São João dos Pinto Podre
Eu çou prostituta, e aprêndi muito com esse livro ! Belessa ?
09/06/2010 15:39:51


20 Robson Portugal - São Paulo SP
GOSTEI DO LIVRO POR MOSTRAR A REALIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA, MAS ESPERO MAIS MUDANÇAS, MUDANÇAS PRA MELHOR ACREDITO QUE GILBERTO DIMENTEIN ESCREVERA COM MUITO ORGULHO NA PROXIMA EDIÇÃO,POIS O BRASIL MUDARA, NOS CIDADÃOS VAMOS MUDAR O NOSSO PAÍS PODE TER CERTEZA. NÃO PEDI PRA NASCER AQUI, MAIS JA Q NASCI, VOU FAZER DE TUDO PRA MUDAR ESSE PAÍS, O MEU O NOSSO BRASIL VAMOS BRASIL!!!
23/05/2010 22:02:09


21 Gabriela Mendes - São Paulo
É absurdo ver o quão limitado e preconceituoso é o pensamento de certas pessoas. Como uma criança de rua pode, com fome e sem o mínimo de condição, frequentar uam escola? Que chance são dadas a estas pessoas? Pelo o que vejo, constantemente, não são dadas nenhuma chance a essas pessoas. Independentemente da faixa etária. O que vejo, é que constantemente essas pessoas saõ tratadas de forma cada vez mais desumana. São invisíveis para a sociedade. E toda essa atitude da sociedade tem gerado algo mais grave ainda: eles vem se tornando invisíveis para eles mesmo. Só mesmo uma pessoa extremamente ignorante ou extremamente hipócrita pode sugerir que essas CRIANÇAS de rua optam pela prostituição por opção. Como se elas alternativas. É realmente triste ver que por causa de pessoas com pensamentos tão primitivos o nosso país está nesse estado. Quem quiser falar comigo: gabriela.mendesc@hotmail.com.
20/05/2010 09:13:51


22 Izabel Sampaio - São PauloSP
Fiquei indignada com o comentarário de uma mulher abaixo, que além de escrever errado, expõe que a culpa de ter crianças se prostituindo é das crianças!! É realmente muito fácil você estar passando fome e pensar: `Nao arranjarei um emprego, estudarei e enquanto isso eu durmo na rua e vo pra escola e meus irmãos morrem desnutridos` Absurdo que ainda existe gente que acha que a culpa é do individuo que ``nao quer mudar de vida`` Será que essas pessoas nao veem que enquanto 51 da riqueza fica nas mãos da ricos, quem ta linha da pobreza ganha 0,8 da riqueza do país? Que o preconceito vem de toda a sociedade, de todos nós? E de quem a culpa? Eu tenho 16 anos e vejo pessoas da minha idade morrendo todo dia nas ruas. E é claro, a culpa é delas. Se alguem quiser entrar em contato comigo: bel_drsampaio@yahoo.com.br
18/05/2010 14:21:38


23 Élson - Carlópolis
Os comentaristas, os exceptos, alguns com escrita formal, comentam a possibilidade de fazer download do livro. Este é o cidadão ervadaninha, que suborna e aceita suborno. O subornável é cidadão de papel, corroído pela desonestidade. Este é o povo, que perdeu a identidade. E a dignidade.
12/05/2010 23:20:52


24 Damito Araujo - Itinga do Maranhão
Ouvi breves comentários sobre o livo, gostaria muito de lêlo. Se alguém sabe um site para baixar ou ainda quiser doar um exemplar, agradeceria muito. Rua Duque de Caxias, S/N, centro, Itinga do Maranhão/MA, CEP. 65939000
17/04/2010 09:49:54


25 Monica Pereira - CarapicuibaSP
Comecei a ler,espero q eu goste e aprenda algo mais sobre muitas das coisas q nao vimos na tv e outros meios?
28/03/2010 14:49:47


26 Karoline - DF
Eu vou dar minha opnião.. E eu achei esse livri muito intediantee.... Eu já não assisto jornal pra não ver essas coisas tristes disgraças ai eu tenho q ler ler esse livro chato q só fala de cidadania,problema é deles eles tiveram a oportunidade de estudar se forma em algo só não fez pq eles preferiram essa vida sofrida..pq eles poderiam muito bem ir para a escola vender algo pra conseguir denheiro pra comprar as comidas agora em vez de fazer isso vão se prostituir....AFFFF`S
04/03/2010 15:00:32


27 daiane - caxias do sul
concordo com todos!Pq o nosso país ta uma vergonha,as pessoas nao passam de meros objetos para o governo.E os nossos direitos nao estão valendo nada,temos apenas que obedecer o que os ``poderosos`` dizem!Eu ja to cansada disso!Cada nosso direito de falar e agir!E direitos iguais a todos!
29/10/2009 14:40:53


28 Ayna - São Paulo
Já li o de 1995, quero ler o de 2008... se alguem souber um site p/ baixar o de 2008, me mande um email ayna_croft@yahoo.com.br.... obrigada
04/04/2009 21:24:03


29 Karen Fernandes - São Paulo
Este livro é muito interessante, nos mostra passo a passo como funciona a sociedade em que vivemos e que um problema social está ligada intimamente ao outro. Considero este livro uma ótima leitura, princilpalmente a nós jovens, para que possamos quem sabe tentar mudar algo, já que o futuro está em nossas mãos.
20/03/2009 23:01:49


30 Ricardo silva - Carapicuiba SP
Um ótimo livro com um conteudo valioso.
10/03/2009 14:14:18


31 Nicole Diamont Strangers - Florida
I have not read this book, I think more should be very good, starting with the article that is very good. I love to go to Brazil on vacation. Kisses to all Brazilians and Luan for Carrara ps: I love you .
26/02/2009 20:42:51


32 ~Gullianna Baptista Mello u.u - México
Me encantó, es muy bueno, recomiendo a todos. Espero que disfruten de la lectura, que retrata la situación en el Brasil de hoy. Besos
26/02/2009 20:30:59


33 ELISANGELA OLIVEIRA - SUZANO
`todos educadores principalmente populares deveriam ler este livro e indicar para seus amigos, que lutam por uma reflexão construtiva para UMA sociedade mas justa............
29/01/2009 18:06:56


34 Maria Medeiros de Araújo - Iaciara
Sou professora e já tive a oportunidade de ler este livro, amei!!!!! Com a resignificação do ensino médio em Goiás, gostaria de trabalhar um projeto O Cidadão de`Papel na escola que trabalho, só que queria saber mais.
09/01/2009 21:58:26


35 Maria de Fátima nunes mota - Água Branca Piauí
Ainda não li o livro, pois ainda não o encontrei mas li o artigo e gostei muito, uma colega também me indicou a leitura deste livro, é importante que todo professor não só leia mas também passe para seu alunos, pois o conteúdo é de grande importância para todo ser humano.
12/12/2008 20:46:53


36 Acácia Castro - Rio de Janeiro Niterói
Ainda estou no começo do livro e já percebi o quanto é interessante e como o conteúdo é atual e diferente de todos os livros que já li. O autor é muito bom é mostra o Brasil de outra forma, nas entrelinhas.
15/11/2008 14:01:59


37 Laura - Extrema MG
Acho que isso é uma democracia........ Porque as pessoas tem que ter sua moradia, educação, saúde......e principalmente seus DIREITOS que isso quase ninguém tem............................. mas eu também gostei muitoooooo de +++++++++++++++++!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11 rsrsrsrs
10/11/2008 21:42:02


38 Marco Paulo Nuno de Carvalho - Luanda
Brazil e Angola dois países bem parecidos em tudo ou em quase tudo, gostaria de saber como posso baixar o livro para o ler todo.
04/11/2008 07:33:35


39 Bruno Bertoldo Aguiar - TaguatingaDF
Este livro é atemporal. Apesar de se saber que a sociedade está em constante movimento e modificação, certos problemas sociais atuam desde séculos atrás.
30/10/2008 16:59:52


40 Maurina Ponciano Gomes - jiparana
Este livro é ótimo, li este livro a tres anos, hoje tive a possibilidade de fazer mais uma reflexão sobre o tema cidadão de papel e ao concluir posso dizer que apesar do tempo a realidade continua a mesma, houve pouca evolução no cumprimento das leis existente em nosso País, novas leis foram criadas mas infelizmente continuam apenas nos papeis.
12/09/2008 23:06:10


41 lucas lima - ceilândia df
esse livro é mt bom , pq além de falar a realidade que o brasil está vivendo retrata mt bem a situação econômica , social, e outras e isso nos esclareçe e tira essa venda que os políticos tentam colocar na gente sobre a realidade deste país!! estão de parabéns o dono desse site e o digníssimo autor desta obra de arte Gilberto Dimenstein ... obrigado!!
04/09/2008 16:19:51


42 Eurico Marcos Jesus dos Santos - Ourolândiaba
este livro é o livro.
04/08/2008 16:52:49


43 brena militão - praia grande
muito bom adorei mesmo de verdade !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! continue assim
20/06/2008 16:56:14


44 Guilherme - são paulo
muito bom...
20/06/2008 16:44:37


45 André - fomosa goias
PAS eh nOiiS !
29/04/2008 15:21:10


46 Graciele -
adoreiiiii o resumo,mas queria saber onde axo a obra completa para baixar no computador desde já agradeço ;)
21/04/2008 21:45:25


47 Mina.. - Fortaleza
ÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓTIMOOOOOOOOOOO!!!!!!!
11/04/2008 21:19:27


48 Minerráh - Fortaleza
Este livro foi aconselhado pelo prof. Francisclay de Literatura Brasileira, gostaria de parabenizar o autor, pq é muito difícil encontrar livros com esse tipo de conteúdo!!
15/02/2008 10:33:08


49 iarleys henrique - serra - es
adorei o livro e fiquei encantado pois apesar de ja ter mais de dez anos os fatos ainda fazem parte da nossa realidade hoje.
06/12/2007 21:47:29


50 gabriella rodrigues - tagua
adorei...... o livro me abriu os olhos pq ele fala claramente do mundo la fora o q estar acontecendo !
13/11/2007 16:11:31


51 luciana raquel - MACEIO-AL
BOM... ESSE LIVRO É DEMAIS RELATA O QUE REALMENTE SE ESTÁ ACONTECENDO,ELE NÓS MOSTRA A REALIDADE DA VIDA! ELE FOI INDICADO POR UMA PROFESSORA DE SOCIOLOGIA,PRA FAZEMOS UM TRABALHO E COM ELE EU APRENDIR E ESTOU APRENDENDO MUITA COISA!MUITO LEGAL! NOTA 10......SENSACIONAL! PARABÉNS!
28/10/2007 16:50:20


52 Jéssica Penalber - Barreiras
ameeeei esse site! o dono tah de parabeens! esse livro é um dos livros que vão cair no vestibular do PAS - UNB e na minha cidade eh no interior da bahia e aqui não vende esse livro, então vcs não sabem o quanto esse resumo vai me ajudar! D tah de parabens o dono do site ;D
26/10/2007 23:17:30


53 izabella yeda - s.p
bom,o livro o cidadão de papel ,simplesmente eh o màximo ,com a leitura desse livro tive uma grande reflexão sobre os deveres,direitos etc... do nosso paìs aconselho a todos lerem ,pois è muito bom sabermos sempre mais do nosso paìs e esse livro è sensacional!!!!!
03/10/2007 22:30:09


54 Amanda oliveira - Gama DF
A minha professora tiro a prova daqui!!! Amei...Alem dela ser besta eu tiro 10000000000000000000000000!!! bjos dono do site!!!!!!!!!!
25/09/2007 20:55:15


55 loyanne - recanto
otimooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo amei esse tema esta sendo discutido na minha escola::::::
18/09/2007 11:21:58


56 elaine cordeiro - recife
o livro cidadão de papel nos leva a uma profunda reflexão das nossas responsabilidades sociais, está sempre atualizado com a realidade e nos dá argumentos muito fortes para um ponto de partida em trabalhos comunitarios. recomendo a todos essa leitura.
11/09/2007 16:30:13


57 Amanda Vasconcelos - Sobral-CE
adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei!! PARABÉNS!!! é um ótimo assunto!! tenho até um trabalho da escola sobre isso vou tirar 10000000000000000!!! bjooos
10/09/2007 13:23:22


58 Kátia - São Paulo
Indicado pela professora Noemi, este livro, tem fácil entendimento. Recomendo a todos, pois é um livro que possui vários tipos de reflexões com a finalidade de abrirmos os olhos para a realidade do mundo atual. Se não corrermos, irá ser tarde de mais para salvar nossa humanidade. Essa é uma visão de uma futura professora de Educação Física, sou eu Kátia. Parabéns pelo livro!
03/09/2007 13:50:40


59 jaqueline - são paulo
estudo pedagogia e o professor nos recomendou este livro,achei maravilhoso e espero sair da posição inerte e contribuir para uma mudança do quadro atual
30/08/2007 17:47:44


60 JÉSSICA NUNES - PARANOÁ-DF
MUITO BOM ESTE ARTIGO... TENHO UM TRABALHO ESCOLAR PARA FAZER SOBRE O CIDADÃO DE PAPEL E SEI Q VOU TIRAR UMA BOA NOTA DEPOIS DE VISITAR VCS!!!!!!!!1 MMMMMMMMMMMUUUUUUUUUUUIIIIIIIITTTTTTTTTOOOOO BBBBBOOOOOOMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!! PARABÉNS!!!!!!
20/08/2007 18:47:07


61 ana lucila ribeiro d fagundes - santa maria da vitoria-bahia
parabens,adorei o artigo!esta super interessante e muito bem comentado.precisamos tentar mudar a situaçao das nossas crianças,elas sao o futuro desse pais,tao rico e lindo.
14/08/2007 20:48:41


62 CLEONICE - cariacica
muito booom
06/08/2007 18:08:05


63 Rosângela (Rosy) - Recanto das Emas -Qd:605
É muito interessante, e com a leitura desse livro, podemos tirar lições de vida, aprendemos coisas novas etc. Espero que mais pessoas se interessem por esse tipo de livro. Bjos pra todos que estão lendo este comentário.... hehe
07/07/2007 17:44:49


64 Julio Cesar - Ceilandia-DF
Esté livro deveria ser algo que atraisse a atenção dos alunos mas ele se torna meio que muito intediante e monotono, nada de diferente que vemos nas aulas de professores sem criatividade e sem vontade de trabalhar. Contem um otimo conteúdo, mas, como já falei, proposto de uma forma muito "chata".
27/06/2007 22:04:46


65 Theófilo Braga - Brasilia-DF
O livro é muito bom mas mostra de forma muito chocante a realidade, que pode parecer muitas vezes o contrario do jeito q nós enxerga-mos o mundo.
11/06/2007 17:54:55


66 Hayana Guimarães de souza - santa maria-df
muito bom, mostra realmente como são as coisas, para os alunos como eu, que estam estudando o livro.
10/06/2007 17:08:33


67 Josué14 - Goiás-Goiânia
Muito bom o tópico,bem enriquecedor. Esse livro demonstra realmente a situação atual do Brasil, presentes nas ruas e lixões,a má qualidade de vida de várias pessoas que infelizmente não possuem lugar como cidadão na sociedade brasileira.Como o próprio texto diz:apesar da Declaração de Direitos Humanos, o Brasil ainda não conseguiu vencer a sua desigualdade social e a sua péssima distribuição de renda.
31/05/2007 17:14:41


68 Cleudisson - Recanto das Emas-DF
Gostei muito deste livro porque nos mostra a realidade,assim nós enxergamos a verdade e podemos tomar mais atitude, e correr atrás dos nossos direitos.
30/05/2007 09:38:39


69 Gabriela ;) - São Paulo
Este livro é fantático, ele tem o poder de abrir os olhos de quem não enxerga a vergonha que é a falta de cidadania no Brasil. E assim mesmo como diz o título, todos querendo ou não somos cidadãos de papel, não passamos de meros registros em livros empoeirados...
23/05/2007 20:25:50


70 joyce - recife
devarmos sempre manter a nossa dignidade(hoje,amanhã e sempre)
22/05/2007 09:05:26


71 Paulo Saulo Vina da Silva. ( Paulo Viana) - Palmas-TO
Achei interasantíssimo este artigo, pois hoje uma professora, havia por coincidência comentado sobre este livro e nos recomendou que ler-ser-mos o mesmo, so aluno de direito,
18/05/2007 02:03:01


72 Fábio Petronio - São paulo/SP
Parabéns! ótimo artigo! estava buscando algum comentário sobre o livro, pois tenho que apresentar um trabalho sobre o assunto na faculdade e o que acabei de ler resume minuciosamente o que o livro representa.
01/05/2007 14:53:52


73 Marcia Aparecida Borges - Uberaba
Ótimo, sensacional. Indico os livros para meus alunos.
11/04/2007 13:44:05


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.