Ensino de Línguas
Simone Cardoso de Moraes Sanaiotte Gerente de Parcerias e Soluções na empresa Planneta, desenvolvendo soluções educacionais integradas à tecnologia. Licenciada em Letras e especialista em Língua e Literatura Inglesa e Norte-Americana, foi docente na Educação Básica por mais de dez anos. Palestrante e formadora de professores, com certificação de formadora internacional Kagan em "Cooperative Learning" e "Brain Based Learning" e MBA em Marketing Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas.

O desafio de ensinar inglês para crianças - 01/09/2009
Refletindo sobre como ensinamos inglês para

'

No mundo de TEFL, sigla em inglês para “Ensinando inglês como segunda língua”, chamamos o ensino da língua estrangeira para crianças de “Teaching English to Young Learners”(Ensinando Inglês para Jovens Alunos). A faixa etária compreendida pelo termo normalmente abrange entre os 3 e 12 anos de idade, porém, isso depende muito do estabelecimento, no qual os pequenos são atendidos.

O termo tem crescido com bastante força, pois os pais, na ânsia de proverem uma educação completa para seus filhos, demandam das escolas o ensino de uma segunda língua desde cedo. Fortuitamente, a língua escolhida pela grande maioria das escolas é o inglês! (apesar de todas as especulações em relação ao mandarim...). Ponto para nós, English teachers! Mas estamos realmente preparados para esse campo do ensino da língua?

Muitas escolas simplesmente colocam um professor de inglês na sala, afinal são apenas crianças, que mal poderia acontecer? Pois este é um grande erro. O professor de inglês das crianças ensinará muito mais que uma nova língua, ele precisa de habilidades especiais, muitas das quais não têm nada a ver com linguagem. Ajudar a criança a aprender e a se desenvolver se torna muito mais importante que ensinar inglês. O ensino da língua será uma consequência das atividades que o professor trará para a sala de aula.

Mas o que estudar para ser um Young Learners’ Teacher? Além de saber inglês e também como ensiná-lo, esse professor precisa estudar sobre o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social das crianças. Cada atividade precisa estar focada nestes aspectos para que se consiga atingir o aprendizado. Segue algumas dicas para se ter sucesso com os pequenos:

- As atividades devem ser simples o suficiente para que as crianças entendam o que é esperado delas.

- A tarefa deve condizer com suas habilidades: precisa ser possível de ser completada, porém ter um pouco de desafio para que sintam o prazer de concluí-la.

- Todas as atividades devem ser guiadas oralmente, com muita repetição. Considere que durante uma aula com crianças pequenas, o professor passará a maior parte do tempo falando.

- As atividades escritas devem ser altamente supervisionadas; crianças de 7 anos não se apropriaram o suficiente nem mesmo a escrita de sua língua materna.

Estas dicas fazem parte dos princípios básicos para se entrar numa sala com o intuito de se ensinar inglês para crianças. Existem atividades consideradas infalíveis neste tipo de aula, como atividades que envolvam movimento corporal, cortar, colorir, colar, contar histórias e pequenos teatrinhos. 

Também não podemos nos esquecer dos jogos e músicas com ação (vale a pena conferir os artigos “O Ensino da Língua Inglesa com música” e “Ensinando Inglês com Objetos”, ambos nesta mesma coluna).

Existe ainda uma diversa quantidade de websites que podem nos ajudar a desenvolver atividades e, até mesmo, nossas habilidades para dar aulas para crianças. Eles trazem uma infinidade de recursos para a aula de inglês, como materiais visuais prontos para impressão, músicas, jogos, rimas populares, dicas de livros e para os pais, apresentações de PowerPoint, quizzes, vídeos, etc. Alguns links que podem ser muito úteis estão listados abaixo:

www.esl-kids.com - Confira a seção “In class”. O professor Nick Ramsay exemplifica uma sala de aula com alunos de diferentes estilos de aprendizagem e monta uma aula, explicada - passo a passo - ideal para a turma.

www.activityvillage.co.uk - Traz páginas para colorir com diversos temas escolares, sugestões de trabalhos de arte (crafts) e, até mesmo, receitas fáceis de elaborar com as crianças.

www.english-4kids.com - Os vídeos são específicos para cada idade e já estão separados por categorias.

www.toolsforeducators.com - As atividades oferecidas servem tanto para o ensino de crianças, como para adolescentes e adultos. O usuário tem a liberdade de montar um dado, palavras-cruzadas, dominó e até um jogo de tabuleiro de acordo com as necessidades de sua sala.

As fontes de busca são inesgotáveis, principalmente em sites estrangeiros. Basta muita disposição para estudo e energia para enfrentar o desafio de ensinar inglês para este público. Crianças estão sempre muito envolvidas, cheias de disposição e curiosidade, e acabam aflorando estas características em seus professores. Espero que essas dicas possam ajudar os que já estão e os que querem ser Young Learners’ Teachers!

Referências:

Philips, Sarah. Young Learners. Resource Books for Teachers. Series editor: Alan Maley. Oxford University Press, 1997. Fifth Impression.
www.esl-kids.com (acesso em 31 de agosto de 2009)
www.english-4kids.com (acesso em 31 de agosto de 2009)
www.activityvillage.co.uk (acesso em 31 de agosto de 2009)
www.toolsforeducators.com (acesso em 31 de agosto de 2009)

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










9 COMENTÁRIOS

1 kelly migliorini - lajeado do bugre
eu quero falar ingles
08/06/2011 18:50:39


2 Michelle Passos - Aracaju
Concordo com suas colocações. O professor de Inglês para crianças deve ser uma pessoa preparada e não qualquer um que sabe um pouco de inglês e acha que já pode ensinar! Michelle Passos criancasaprendemingles.blogspot.com
05/05/2011 14:38:22


3 Wirginia de Moura Carvalho - São Gonçalo do Pará MG
You`re really know about this subject.Thanks!
14/01/2010 18:26:05


4 Érica Bruna - Piripiri
Muito bom, me ajudou muito quando estava fazendo um relatório sobre o assunto. Thank you!!
16/12/2009 13:51:56


5 Adriana Simões - Taboão da Serra
Simone, I loved this article, because it`s added a lot of ideas in my English classes!! Thank you...
24/09/2009 09:49:18


6 Rosana Gentil - Taboão da Serra
Gostei muito Simone, principalmente quando você fala que o professor de inglês precisa ter o algo a mais, para dar aula, não só o domínio da língua, porque muitas vezes o aluno procura em vocêo professor de inglês um apoio. Precisamos ter o domínio do conjunto.
10/09/2009 08:55:22


7 Camila León - SJC SP
I`m really proud of you! Congratulations for this article. Best,
09/09/2009 12:26:57


8 Erica Pereira - Caçapava
Simone, congratulations!!! Adorei o artigo. bjs
08/09/2009 14:45:27


9 Flávia Florêncio - Taboão da Serra
Adorei, Simone! Informações pertinentes e necessárias para aqueles que lecionam Língua Inglesa para crianças. Vou colocar no meu blog!
08/09/2009 13:45:50


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.