Ensino de Línguas
O desafio de ensinar inglês para crianças
Refletindo sobre como ensinamos inglês para
No mundo de TEFL, sigla em inglês para “Ensinando inglês como segunda língua”, chamamos o ensino da língua estrangeira para crianças de “Teaching English to Young Learners”(Ensinando Inglês para Jovens Alunos). A faixa etária compreendida pelo termo normalmente abrange entre os 3 e 12 anos de idade, porém, isso depende muito do estabelecimento, no qual os pequenos são atendidos.
O termo tem crescido com bastante força, pois os pais, na ânsia de proverem uma educação completa para seus filhos, demandam das escolas o ensino de uma segunda língua desde cedo. Fortuitamente, a língua escolhida pela grande maioria das escolas é o inglês! (apesar de todas as especulações em relação ao mandarim...). Ponto para nós, English teachers! Mas estamos realmente preparados para esse campo do ensino da língua?
Muitas escolas simplesmente colocam um professor de inglês na sala, afinal são apenas crianças, que mal poderia acontecer? Pois este é um grande erro. O professor de inglês das crianças ensinará muito mais que uma nova língua, ele precisa de habilidades especiais, muitas das quais não têm nada a ver com linguagem. Ajudar a criança a aprender e a se desenvolver se torna muito mais importante que ensinar inglês. O ensino da língua será uma consequência das atividades que o professor trará para a sala de aula.
Mas o que estudar para ser um Young Learners’ Teacher? Além de saber inglês e também como ensiná-lo, esse professor precisa estudar sobre o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social das crianças. Cada atividade precisa estar focada nestes aspectos para que se consiga atingir o aprendizado. Segue algumas dicas para se ter sucesso com os pequenos:
- As atividades devem ser simples o suficiente para que as
crianças entendam o que é esperado delas.
-
A tarefa deve condizer com suas habilidades: precisa ser
possível de ser completada, porém ter um pouco de
desafio para que sintam o prazer de concluí-la.
-
Todas as atividades devem ser guiadas oralmente, com muita
repetição. Considere que durante uma aula com
crianças pequenas, o professor passará a maior
parte do tempo falando.
- As atividades escritas devem ser altamente supervisionadas; crianças de 7 anos não se apropriaram o suficiente nem mesmo a escrita de sua língua materna.
Estas dicas fazem parte dos princípios básicos para se entrar numa sala com o intuito de se ensinar inglês para crianças. Existem atividades consideradas infalíveis neste tipo de aula, como atividades que envolvam movimento corporal, cortar, colorir, colar, contar histórias e pequenos teatrinhos.
Também não podemos nos esquecer dos jogos e músicas com ação (vale a pena conferir os artigos “O Ensino da Língua Inglesa com música” e “Ensinando Inglês com Objetos”, ambos nesta mesma coluna).
Existe ainda uma diversa quantidade de websites que podem nos ajudar a desenvolver atividades e, até mesmo, nossas habilidades para dar aulas para crianças. Eles trazem uma infinidade de recursos para a aula de inglês, como materiais visuais prontos para impressão, músicas, jogos, rimas populares, dicas de livros e para os pais, apresentações de PowerPoint, quizzes, vídeos, etc. Alguns links que podem ser muito úteis estão listados abaixo:
www.esl-kids.com - Confira a seção “In class”. O professor Nick Ramsay exemplifica uma sala de aula com alunos de diferentes estilos de aprendizagem e monta uma aula, explicada - passo a passo - ideal para a turma.
www.activityvillage.co.uk - Traz páginas para colorir com diversos temas escolares, sugestões de trabalhos de arte (crafts) e, até mesmo, receitas fáceis de elaborar com as crianças.
www.english-4kids.com - Os vídeos são específicos para cada idade e já estão separados por categorias.
www.toolsforeducators.com - As atividades oferecidas servem tanto para o ensino de crianças, como para adolescentes e adultos. O usuário tem a liberdade de montar um dado, palavras-cruzadas, dominó e até um jogo de tabuleiro de acordo com as necessidades de sua sala.
As fontes de busca são inesgotáveis, principalmente em sites estrangeiros. Basta muita disposição para estudo e energia para enfrentar o desafio de ensinar inglês para este público. Crianças estão sempre muito envolvidas, cheias de disposição e curiosidade, e acabam aflorando estas características em seus professores. Espero que essas dicas possam ajudar os que já estão e os que querem ser Young Learners’ Teachers!
Referências:
Philips, Sarah. Young Learners. Resource Books for Teachers. Series
editor: Alan Maley. Oxford University Press, 1997. Fifth Impression.
www.esl-kids.com
(acesso em 31 de agosto de 2009)
www.english-4kids.com
(acesso em 31 de agosto de 2009)
www.activityvillage.co.uk
(acesso em 31 de agosto de 2009)
www.toolsforeducators.com
(acesso em 31 de agosto de 2009)