Universo Escolar
 

Relato no Fórum - 20/05/2009
Inclusão

'

Oi, pessoal, sou mãe da Laura, uma garotinha de 6 anos  que tem deficiencia visual, dá nó em pingo d`água e está cursando o último ano da educação infantil de uma escola da rede privada, moro no Es, e desde que a Laura ainda era um bebê comecei a participar de listas de discussão como essa através da Rede Saci, fonte de informação imprescindivel ao que precisava descobrir sendo mãe de uma criança cega .
 
A Laura está lendo e escrevendo, aprendeu e ensinou Braile por onde passou. Realizava reuniões com a escola sempre que a Laura passava de uma etapa para a outra. Através das listas fiz contato com pessoas que em particular iam me dando dicas e orientações que eu repassava à escola. A escola não fazia pesquisa, era essa a minha queixa, transformei-me então na única fonte de informação, em contrapartida, recebiam bem as informações que eu levava, e a Laura ia bem, era o que importava.
 
Este ano a nova professora está trazendo novidades, descobrindo trabalhos, e autores que desenvolveram o estudo do  desenho com crianças cegas, não estava acostumada com essa troca e tem sido uma experiencia boa.
 
Acho importante compartilhar essa experiência porque ela mostra que estes resultados podem ser reproduzidos em outros lugares, em outras escolas, com outros alunos. É preciso informação e  dedicação. Como vamos fazer para ensinar a todas as crianças a ler e escrever e ainda ensinar Braile a uma criança cega na mesma turma? Sempre li isso em trabalhos, via esse questionamento e o Braile sempre parecia algo muito difícil . A primeira solução seria que a Laura aprendesse Braile numa sala de recurso num contraturno. Nunca entendi isso, de quem seria a responsabilidade da sua alfabetização, da professora da sua escola ou daquela da sala de recurso? E por que a professora da sala de aula regular não aprenderia o Braile e como ela poderia dar sentido a todas as atividades da Laura se ela não conhecesse o código de escrita que a minha filha compreendia? Como ela não seria sumariamente excluída se em sua sala de aula o Braile não fosse do domínio de sua professora?
 
A primeira resposta para isso reside no fato de que o Braile é um código extremamente fácil de ser aprendido, assim como o nosso alfabeto, é uma questão de treinar, e para quem enxerga, quem irá ensiná-lo e não o reconhecerá pelo tato, não há mistério, a grande questão é "quais são os passos a serem seguidos, por onde começamos, como se dá o processo de aprender através do tato? Foram esses ensinamentos preciosos, experiências de quem já passou por isso, que consegui através das pesquisas que fazia .
 
Acho que tudo que fiz até hoje tem a ver com essa discussão rica que o professor Cézar provocou . Ele sabe o que tem que fazer, mas será que em algum lugar, alguém pode dar uma luz e dizer como poderiam ser colocadas em práticas determinadas ideias? E existe sim, gente que já passou pela mesma experiência, que conhece o pedaço do caminho que a gente ainda não pisou e como a Marta disse, ninguém precisa inventar a roda . E um pedaço descoberto, o outro vai vindo .
 
Bom, há muito por fazer, queremos uma sociedade melhor, a escola é o único começo, é o que pode nos dá esperança .

Um abraço a todos , Rosângela.

Fonte: http://br.groups.yahoo.com/group/foruminclusao/message/14624

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










3 COMENTÁRIOS

1 Cida Santos - Patos de Minas
Parabéns à mãe da Laura. Como eu gostaria de ter mâes parceiras da escola, assim como ela, espero que as escolas por onde ela passar sejam abertas e também contribuam com este novo processo de alfabetização das crianças cegas nas salas regulares de ensino. Concordo que o professor alfabetizador tem o deber de dominar bem o Sistema Braille, sua escrita e leitura bem como suas normas. Isto garantirá ao aluno cego aprender com segurança e vivenciar o sentido social da escrita e leitura.
27/06/2009 21:01:14


2 Luciana - Lençóis
É muito emocionante esse relato. Que força de vontade dessa mãe! Exemplo a ser seguido1
20/06/2009 17:53:56


3 sandra leda - lençóis paulista
Achei super interessante esse relato da criança Laura, nunca devemos desistir de nossos objetivos, e principalmente a riqueza dos colegas da mesma sala. Parabéns. Sandra.
01/06/2009 13:47:33


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.