Aprender com as Diferenças
 

Medo de ser professor - 07/05/2009
Patrícia Kast Caminha

'

Seu nome é Lúcia. Encontrei-a no ônibus a caminho do trabalho. Não dormiu bem à noite. Ficou sabendo no dia anterior que receberá, no próximo ano, um estudante com deficiência, entre os da nova turma. O que fará se não foi formada para isso? Com essa novidade de Inclusão, como fará para empreender novos conhecimentos numa área em que nunca teve intenção de trabalhar?

Oras, na sua época de magistério, um dos caminhos era a Educação Especial, mas fugiu como o diabo foge da cruz. Nunca teve contato com alguém com qualquer deficiência. Lógico, já viu, passou perto até, mas não, nunca teve contato. Nem em cinemas, nas ruas, nas lojas, nas praças… Muito menos nas escolas em que estudou. Culturalmente, pessoas assim sempre tiveram um ambiente próprio, que não era, definitivamente, não era o seu. E agora mais essa…

Mãe de dois filhos, dupla jornada para complementar o baixo salário… Mais essa…

Seu mundo, me pareceu, era pequeno. Uma reclusão a que tantos se impõem ou por medo, ou por preguiça.

Lúcia quis contar mais, que se considerava boa professora, mas que agora tinha dúvidas. Chegou ao final de mais um ano letivo concluindo que a maioria dos estudantes, que deveriam ser retidos, mas com esse negócio de promoção automática, pelo amor de Deus, foram promovidos. Não estavam recebendo uma boa educação em casa. Estava pensado muito seriamente sobre isso. E a moral e os bons costumes? Ela não ia se prestar a fazer o que considera obrigação da família. Não se acha a culpada por lares desfeitos (quando são feitos, salientou). Hoje em dia não pode nem comemorar Dia das Mães ou dos Pais na escola. E por quê? Porque as famílias não são mais família, disse indignada. Atualmente vieram com outra novidade: Dia da Família. Não sabe se adianta muita coisa.

Perguntei como era seu trabalho, o que ensinava. Começou a contar com alegria sobre as cartilhas, o alfabeto, as crianças com brilho nos olhos que chegavam a ela querendo aprender a ler. Não sabiam nada, muitas considerava virem do zero, nem pré-escola haviam feito, um horror na sua concepção de educadora. Tinha que ensinar tudo, desde escovar os dentes a ficar quieto na carteira escolar. Um custo. Levantar a mão para falar, rezar no início das aulas, falar em coro “seja bem- vindo” ou “volte sempre” para cada pessoa que vier à porta da sala de aula. Depois, com o passar do tempo, ficava uma beleza… Disciplina, todos iguaizinhos. Mas sempre têm aqueles… Os do fundo da sala. Esses, já sabe no que vai dar no final do ano. Já está escrito, pra ela não tem jeito.

Patricia Kast Caminha

Para continuar a ler este artigo, acesse o link do Blog Disdeficiência: http://blog.disdeficiencia.net/2008/06/12/medo-de-ser-professor/

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










9 COMENTÁRIOS

1 Valéria Borante Galli - Lençóis PaulistaSP
Professora, tudo que é novo nos dá medo e insegurança nós educadores temos um dom muito especial em relacionar com os problemas apresentados em nossa sociedade. A inclusão é uma realidade atuante em nossos dias, nós professores precisamos do apoio de coordenadores e profissionais para auxiliar em noso trabalho assim poder contribuir para incluilos na aceitação da sociedade .
10/06/2009 21:04:41


2 Renata - Lençóis
A professora Lúcia, como a grande maioria dos professores, não foi preparada para receber alunos especiais, mas, como muita garra e dedicação, conseguiu ter sucesso como educadora. Acredito que todo professor busca sempre aprimorarse em suas técnicas.
02/06/2009 22:54:36


3 Susana Paccola - Lençóis Paulista
Entendo a professora Lúcia, acredito que nós professores não estamos preparados para receber crianças especiais em nossas salas de aula, pois não recebemos formação adequada para essa realidade, mas isso é um fato e temos que encarar da melhor formar possível, buscando conhecimento para realmente incluir esse aluno, dando condições para que faça parte do grupo.
01/06/2009 08:25:59


4 Elaine Cristina Ferraz da Silva - Lençóis Paulista
Consigo entender muito bem a preocupação de Lúcia, para todo o ser humano as novidades assustam e não será diferente para nenhum professor, quando nos deparamos com um aluno assim, entramos em desespero, mas se tivermos apoio de coordenadora e outros profissionais, com certeza ficará mais facil de lidar com a situação.
22/05/2009 19:25:31


5 suely benedita prudenciatti - lençóis paulista
SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL HA QUASE 25 ANOS. MEU SEGUNDO FILHO NASCEU DE OITO MESES E PRECISOU IR ATÉ A APAE PARA ALGUNS TESTES. FIQUEI DO LADO DE FORA POIS NÃO CONSEGUIA PENSAR COMO SERIA VER CRIANÇAS ESPECIAIS. AGORA DEPOIS DA INCLUSÃO VI E APRENDI QUE TODOS SOMOS ESPECIAIS E ALGUNS SÃO MAIS AINDA PRA NOS FAZER DAR VALOR E AMAR TUDO O QUE TEMOS EM ESPECIAL: A VIDA!
18/05/2009 18:30:02


6 Criseide - Lençóis Paulista
Já passei por momentos iguais ao da professora do texto. Quando iniciei meu trabalho com uma criança com NEES inclusa em minha sala de aula fiquei realmente apreeensiva pois era algo novo e diferente. Com o passar dos dias os medos foram se dissovendo e consegui uma boa aprendizagem ao final do ano letivo.
18/05/2009 14:02:13


7 SILMARA CRISTINA GHIROTTI LOPES - LENÇÓIS PAULISTA
TUDO O QUE É NOVO, ASSUSTA. AS VEZES NOS SENTIMOS INCAPAZES, OU COM MEDO DE ENFRENTAR NOVOS DESAFIOS, MAS ACREDITO QUE SE ESSA É A NOSSA VERDADEIRA VOCAÇÃO, DEVEMOS NOS ESFORÇAR E CONTRIBUIR COM O NOSSO TRABALHO, PROCURANDO FAZER SEMPRE O MELHOR QUE PUDERMOS, ESTUDANDO E ACREDITANDO SEMPRE, FAZENDO A NOSSA PARTE. NÃO NOS ESQUECENDO QUE PARA ISSO, TAMBÉM PRECISAMOS SER MOTIVADAS,VALORIZADAS.
18/05/2009 10:09:36


8 Karina - Lençóis Paulista
Acredito que ter um aluno com educação especial deva ser difícil, mas o professor pode facilitar esse convívio com os alunos, fazendo formação, o professor deve estar sempre se atualizando para que posso dar um auxilio melhor ao aluno. Hoje a inclusão tem sido muito falada, alguns aind.a tem medo, outros estao se habilitando para trabalhar com eles..A inclusão deve sim acontecer!!! E os professores tem que acreditar que podem!!!
13/05/2009 09:57:20


9 lissilva - lençois paulista
entendo muito bem a preocupaçco da Lucia pois tive um aluno com deficiencia junto com A turma regular. Foi dificil!
11/05/2009 10:25:26


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.