Família e irmãos de pessoas com deficiência - 04/05/2009
Técnicas de orientação e apoio para o relacionamento com o deficiente
Técnicas de Orientação e Apoio para o Relacionamento com o Deficiente Thomas H. POWELL e PEGGY AHRENHOLD OGLE. Fiz um resumo, pois o livro é Tradução: L=C9A E. PASSALACQUA Título Original: Brothers & Sisters - A special part of exceptional = families, de Thomas H. Powell e Peggy Ahrenhold Ogle.1985 by Paul H. Brookes Publishing Co., Inc. 1992 por Editorial Norma S.A. PRODUÇÃO EDITORIAL. Editora Maltese.
Os irmãos desempenham um papel importantíssimo em nossas vidas: eles conhecem-nos como ninguém, constituindo nossa primeira relação social, e sua influência inicial afeta-nos durante toda a nossa vida. Geralmente, os relacionamentos que temos com nossos irmãos são os mais duradouros ao longo de nossa vida. O relacionamento entre irmãos e irmãs em que um deles tem uma deficiência assume um novo significado e um novo sentido. Tal como os pais de crianças com deficiência, as pessoas que têm irmãos e irmãs com deficiências necessitam de atenção, de compreensão e de apoio especiais. Acima de tudo, sua contribuição singular para o sistema familiar precisa ser reconhecida.
Quando trabalhamos com irmãos e suas famílias, é necessário reconhecer dois aspectos importantes: os irmãos de deficientes parecem compartilhar as mesmas experiências e necessidades; os irmãos geralmente discutem os mesmos receios, problemas e alegrias. Embora os irmãos possam ter preocupações, necessidades e experiências semelhantes, a intensidade e duração dessas experiências variam de pessoa para pessoa. Cada irmão é membro de um sistema familiar único; a influência imediata e futura que a criança deficiente terá sobre o irmão ou a irmã depende de uma série de características individuais do sistema familiar.
Sonia Hoffmann
Para saber mais, acesse o link da Agência Inclusive: http://agenciainclusive.wordpress.com/2009/04/17/
1 Renata - Lençóis
A família é o principal apoio para o deficiente. Uma vez sentindose querido pela família, o deficiente terá mais segurança para enfrentar a vida social.
02/06/2009 22:48:25
2 Darlisa Barbirato - Lençois Paulista
Temos varias maneiras de ver a vida. Basta olhar com olhos do coração e da emoçãoo. São assim que as familias tem que viver e defender uns ao outro. E saber aproveitar todos instantes com a familia, porque sem eles o que seria de cada um. Eles são as unicas pessaos que se importa e preocupam com nós e compartilha as mesma experiencias e necessidades. Irmão é pra vida toda.
06/05/2009 10:51:22
3 Rosemary Cardoso Dias Pinheiro - lençóis paulista
O trabalho com a família é muito importante e delicado, pois deve ser levado em conta neste trabalho, as características das famílias.
uma amiga muito querida, iniciou um projeto de inclusão de crianças com deficiencia auditiva e surdos, onde um coral de LIBRAS foi formado. me chamou a atenção neste trabalho a inclusão dos irmãos dos surdos no projeto. Uma menina muito rebelde fazia parte deste grupo, ela só falava por meio de sinais e na casa ninguem sabia sinais, ela não se comunicava. Com o projeto, a irmã aprendeu LIBRAS, desta maneira o canal da comunicação foi aberto na sua vida. A vida da menina se transformou por completo e a convivencia dentro e fora da família melhorou.
Foi necessário apenas uma dose grande de amor e carinho para dar lindos frutos.
06/05/2009 10:40:50
4 Marilza Cavalheiro de Souza - Lençois Paulista
No meu ponto de vista todos os membros da familia de que tenha alguma pessoa deficiente precisam de apoio psicologico, as vezes sinto as familias pouco instruidas sobre a deficiencia dos filhos, irmãos, etc...
06/05/2009 10:32:57
5 maria josé - lençóis paulista
A familia é o porto seguro de todos os indivíduos, do deficiênte ainda mais, o irmão relamente é a porta das relações sociais.
06/05/2009 10:23:42
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.