Aprender com as Diferenças
Família e irmãos de pessoas com deficiência
Técnicas de orientação e apoio para o relacionamento com o deficiente
Técnicas de Orientação e Apoio para o Relacionamento com o Deficiente Thomas H. POWELL e PEGGY AHRENHOLD OGLE. Fiz um resumo, pois o livro é Tradução: L=C9A E. PASSALACQUA Título Original: Brothers & Sisters - A special part of exceptional = families, de Thomas H. Powell e Peggy Ahrenhold Ogle.1985 by Paul H. Brookes Publishing Co., Inc. 1992 por Editorial Norma S.A. PRODUÇÃO EDITORIAL. Editora Maltese.
Os irmãos desempenham um papel importantíssimo em nossas vidas: eles conhecem-nos como ninguém, constituindo nossa primeira relação social, e sua influência inicial afeta-nos durante toda a nossa vida. Geralmente, os relacionamentos que temos com nossos irmãos são os mais duradouros ao longo de nossa vida. O relacionamento entre irmãos e irmãs em que um deles tem uma deficiência assume um novo significado e um novo sentido. Tal como os pais de crianças com deficiência, as pessoas que têm irmãos e irmãs com deficiências necessitam de atenção, de compreensão e de apoio especiais. Acima de tudo, sua contribuição singular para o sistema familiar precisa ser reconhecida.
Quando trabalhamos com irmãos e suas famílias, é necessário reconhecer dois aspectos importantes: os irmãos de deficientes parecem compartilhar as mesmas experiências e necessidades; os irmãos geralmente discutem os mesmos receios, problemas e alegrias. Embora os irmãos possam ter preocupações, necessidades e experiências semelhantes, a intensidade e duração dessas experiências variam de pessoa para pessoa. Cada irmão é membro de um sistema familiar único; a influência imediata e futura que a criança deficiente terá sobre o irmão ou a irmã depende de uma série de características individuais do sistema familiar.
Sonia Hoffmann
Para saber mais, acesse o link da Agência Inclusive: http://agenciainclusive.wordpress.com/2009/04/17/