Aprender com as Diferenças
 

Educação inclusiva: um dever da escola - 03/04/2009
Márcia Carvalho

'

A educação inclusiva é um processo de re-estruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que essas correspondam à diversidade de alunos. 


É também uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. 

Obedecendo aos seus preceitos básicos e efetivados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, a educação inclusiva atenta para a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender às necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns do sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. 

Assim, a educação inclusiva não deve ser confundida com educação especial, pois são muito distintas.

No panorama mundial de desenvolvimento educacional, a educação inclusiva se destaca pela demanda crescente que vem apresentando nos últimos anos. Há uma tendência internacional na valorização de ações e políticas de inclusão que tratam a inserção social e a escolarização dos educandos com necessidades especiais. 

A presença desses educandos em todos os níveis e etapas da educação comum tem nos convidado a repensar a educação vigente.

Reconhecemos que historicamente a escola criou e desenvolveu práticas educacionais excludentes. As altas taxas de reprovação e a evasão escolar, sequelas de uma educação fechada e tradicional, figuraram em quase todo panorama nacional até bem pouco tempo. 

Para além desse processo, a ideia de categorizar em normais e portadores de necessidades especiais bons e maus alunos foram criados sistemas de ensino paralelos e antagônicos.

Alguns ainda persistem no cenário nacional. Lidar com esse contexto é reconhecer que muito temos a construir quando pensamos em educação de qualidade para todos. A ideia de todos os alunos na escola, indistintamente, traz em si os preceitos da educação inclusiva, que, tendo por norte os pilares dos direitos humanos, balizada pelos marcos legais e desejada pela sociedade, é hoje incontestavelmente uma realidade. 

Compreendemos que nossa tarefa enquanto educadores não é somente abrir a escola para todos, garantindo-lhes a matrícula. É essencial a permanência dos alunos e o desenvolvimento de um efetivo trabalho pedagógico, que possa lhes favorecer um processo de aprendizagem significativo, considerando o contexto socioeconômico e cultual em que está inserido.

Pensar em um processo pedagógico que atenda toda a diversidade humana presente nas escolas requer um sistema aberto, flexível, que seja comprometido com seus princípios, ofereça formação continuada aos seus professores para subsidiá-los na prática pedagógica, que organize os tempos da escola de acordo com os tempos da vida, que considere a comunidade onde a escola está inserida como parceira e que ofereça atendimento especializado, no contraturno da escola a todos os alunos que dele necessitem durante sua vida escolar. 

Gradativamente, a educação no município de Goiânia vem assumindo o desafio de ser um sistema de ensino inclusivo. Atenta às necessidades postas pela sociedade, mudanças filosóficas, paradigmáticas e pedagógicas têm sido implantadas na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

No que tange diretamente à educação inclusiva, destacamos ações como: professor-intérprete nas escolas; capacitação em libras nível I, II e III, oferecida aos professores da Rede Municipal de Educação desde o ano de 2006; cadeira adaptada, desenvolvida para oferecer maior qualidade e melhor conforto, durante as aulas, aos alunos com necessidades especiais que dela necessitam; criação do Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CMAI), que oferece apoio no contraturno, por meio de uma equipe multiprofissional, aos alunos que apresentam necessidades especiais matriculados nas escolas municipais de Goiânia; implantação da tele-matrícula, efetivando a democratização das vagas disponíveis; criação da escola em tempo integral; ampliação dos Centro de Apoio à Inclusão (CMAI) e dos Centro Municipais de Educação Infantil (CMEI); e inauguração de novas unidades educacionais.

Nosso desafio continua com o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes para atender à diversidade apresentada pelos alunos, na construção de uma educação de qualidade, premissa básica desta administração.

Márcia Carvalho: Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (http://www.dm.com.br/impresso/7768/opiniao/63972,educacao_inclusiva__um_dever_da_escola).

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










3 COMENTÁRIOS

1 tatiana rosa mendes - GoianiaGo
gostaria de saber onde tem escolas para crianças portadoras de necessidades especiais auditivas. moro no setor Res. Solar Ville. Quero resposta urgente
22/11/2010 17:22:11


2 ILANA ANDRESA SILVESTRINI GOTTARDI - LENÇÓIS PAULISTA
ESTAMOS DIANTE DE UMA VISÃO QUE DENOTA DIREITOS CONSTITUCIONAIS, INERENTES A TODO CIDADÃO, VEZ QUE TRATA DE GARANTIA FUNDAMENTAL. POR ESSE MOTIVO O DIREITO A EDUCAÇAO DEVE SER PRIMADO.
06/05/2009 18:25:02


3 JOÃO PEREIRA DA ROCHA FILHO - SÃO PAULO
Fala sério
28/04/2009 07:08:10


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.