Aprender com as Diferenças
Educação inclusiva: um dever da escola
Márcia Carvalho
A educação inclusiva é um processo de re-estruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que essas correspondam à diversidade de alunos.
É também uma abordagem humanística,
democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades,
tendo como objetivos o crescimento, a satisfação
pessoal e a inserção social de todos.
Obedecendo aos seus preceitos básicos e efetivados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, a educação inclusiva atenta para a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender às necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns do sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos.
Assim, a
educação inclusiva não deve ser
confundida com educação especial, pois
são muito distintas.
No panorama mundial de desenvolvimento educacional, a
educação inclusiva se destaca pela demanda
crescente que vem apresentando nos últimos anos.
Há uma tendência internacional na
valorização de ações e
políticas de inclusão que tratam a
inserção social e a
escolarização dos educandos com necessidades
especiais.
A presença desses educandos em todos os níveis e etapas da educação comum tem nos convidado a repensar a educação vigente.
Reconhecemos que historicamente a escola criou e desenvolveu práticas educacionais excludentes. As altas taxas de reprovação e a evasão escolar, sequelas de uma educação fechada e tradicional, figuraram em quase todo panorama nacional até bem pouco tempo.
Para
além desse processo, a ideia de categorizar em normais e
portadores de necessidades especiais bons e maus alunos foram criados
sistemas de ensino paralelos e antagônicos.
Alguns ainda persistem no cenário nacional. Lidar com esse
contexto é reconhecer que muito temos a construir quando
pensamos em educação de qualidade para todos. A
ideia de todos os alunos na escola, indistintamente, traz em si os
preceitos da educação inclusiva, que, tendo por
norte os pilares dos direitos humanos, balizada pelos marcos legais e
desejada pela sociedade, é hoje incontestavelmente uma
realidade.
Compreendemos
que nossa tarefa enquanto educadores não é
somente abrir a escola para todos, garantindo-lhes a
matrícula. É essencial a permanência
dos alunos e o desenvolvimento de um efetivo trabalho
pedagógico, que possa lhes favorecer um processo de
aprendizagem significativo, considerando o contexto
socioeconômico e cultual em que está inserido.
Pensar em um processo pedagógico que atenda toda a
diversidade humana presente nas escolas requer um sistema aberto,
flexível, que seja comprometido com seus
princípios, ofereça
formação continuada aos seus professores para
subsidiá-los na prática pedagógica,
que organize os tempos da escola de acordo com os tempos da vida, que
considere a comunidade onde a escola está inserida como
parceira e que ofereça atendimento especializado, no
contraturno da escola a todos os alunos que dele necessitem durante sua
vida escolar.
Gradativamente,
a educação no município de
Goiânia vem assumindo o desafio de ser um sistema de ensino
inclusivo. Atenta às necessidades postas pela sociedade,
mudanças filosóficas, paradigmáticas e
pedagógicas têm sido implantadas na Secretaria
Municipal de Educação de Goiânia.
No que tange diretamente à educação
inclusiva, destacamos ações como:
professor-intérprete nas escolas;
capacitação em libras nível I, II e
III, oferecida aos professores da
Rede Municipal de Educação desde o ano de 2006;
cadeira adaptada, desenvolvida para oferecer maior qualidade e melhor
conforto, durante as aulas, aos alunos com necessidades especiais que
dela necessitam; criação do Centro Municipal de
Apoio à Inclusão (CMAI), que oferece apoio no
contraturno, por meio de uma equipe multiprofissional, aos alunos que
apresentam necessidades especiais matriculados nas escolas municipais
de Goiânia; implantação da
tele-matrícula, efetivando a
democratização das vagas disponíveis;
criação da escola em tempo integral;
ampliação dos Centro de Apoio à
Inclusão (CMAI) e dos Centro Municipais de
Educação Infantil (CMEI); e
inauguração de novas unidades educacionais.
Nosso desafio continua com o desenvolvimento de práticas
pedagógicas eficientes para atender à diversidade
apresentada pelos alunos, na construção de uma
educação de qualidade, premissa básica
desta administração.
Márcia
Carvalho: Secretaria
Municipal de Educação de Goiânia (http://www.dm.com.br/impresso/7768/opiniao/63972,educacao_inclusiva__um_dever_da_escola).