Aprender com as Diferenças
 

Desenvolvimento de um software de autoria para alunos deficientes não-falantes nas atividades de contos e recontos de histórias - 30/03/2009
Cristóvam Emílio Herculiani

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Alunos deficientes não falantes, sejam eles da educação comum ou da especial, podem encontrar dificuldades no seu aprendizado acadêmico em função da falta de instrumentos específicos de comunicação.

Tanto o professor quanto os alunos não falantes necessitam ser instrumentalizados para que o processo comunicativo ocorra de forma efetiva e, com isto, possa ocorrer o processo de ensino e aprendizagem, com avaliação significativa da performance deste aluno.

O software de autoria, por meio da Informática, é um programa equipado com diversas ferramentas de multimídia que permite o desenvolvimento de uma variedade de atividades alternativas que possam estimular o desenvolvimento cognitivo, a linguagem e a autonomia.

O objetivo deste trabalho foi elaborar o software de autoria SC (Space Communication) para inserir alunos não-falantes nas atividades de conto e reconto de histórias.

Para melhor organização do trabalho e estabelecimento dos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi dividida em dois estudos.

O primeiro contou com vinte alunos de três classes especiais de uma escola estadual de Marília, e teve como procedimentos a seleção dos participantes da pesquisa e a identificação do vocabulário e das atividades escolares necessárias para a elaboração do software.

Este primeiro estudo foi realizado por meio de seis etapas: reunião inicial com as professoras; utilização de software da rotina escolar com todos os alunos das classes especiais; observação dos alunos deficientes nas salas de aula e, nas atividades sociais e recreativas; reuniões de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo); entrevistas com as professoras e seleção de seis alunos deficientes não falantes.

O segundo estudo foi o momento do desenvolvimento do software de autoria SC, que foi realizado com os seis participantes selecionados no primeiro.

A análise destes resultados foi organizada em categorias do aluno deficiente não falante: habilidades no uso do computador; interesse nos diferentes software selecionados; dificuldades no uso do computador; dificuldades no uso dos software selecionados e recursos facilitadores para as habilidades comunicativas.

Os resultados indicaram a importância da identificação das habilidades dos alunos não falantes no uso do computador e dos software, para elaborar um software de autoria que atendesse as reais necessidades acadêmicas do aluno não falante.

(http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/herculiani_ce_ms_mar.pdf)

Para ler o trabalho na íntera: http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/herculiani_ce_ms_mar.pdf

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1 COMENTÁRIOS

1 sandra leda - lençóis paulista
Tambem já trabalhei com aluno deficiente auditivo no computador, é um recurso riquissimo, pois tem cores e movimento. Eu tive essa experiencia com aluno de Educação Infantil, foi muito enriquecedor. Abraço.
18/05/2009 14:18:03


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