Aprender com as Diferenças
Desenvolvimento de um software de autoria para alunos deficientes não-falantes nas atividades de contos e recontos de histórias
Cristóvam Emílio Herculiani
Alunos deficientes não falantes, sejam eles da educação comum ou da especial, podem
encontrar dificuldades no seu aprendizado acadêmico em função da falta de instrumentos
específicos de comunicação.
Tanto o professor quanto os alunos não falantes necessitam ser
instrumentalizados para que o processo comunicativo ocorra de forma efetiva e, com isto,
possa ocorrer o processo de ensino e aprendizagem, com avaliação significativa da
performance deste aluno.
O software de autoria, por meio da Informática, é um programa
equipado com diversas ferramentas de multimídia que permite o desenvolvimento de uma
variedade de atividades alternativas que possam estimular o desenvolvimento cognitivo, a
linguagem e a autonomia.
O objetivo deste trabalho foi elaborar o software de autoria SC
(Space Communication) para inserir alunos não-falantes nas atividades de conto e reconto de
histórias.
Para melhor organização do trabalho e estabelecimento dos procedimentos
metodológicos, a pesquisa foi dividida em dois estudos.
O primeiro contou com vinte alunos
de três classes especiais de uma escola estadual de Marília, e teve como procedimentos a
seleção dos participantes da pesquisa e a identificação do vocabulário e das atividades
escolares necessárias para a elaboração do software.
Este primeiro estudo foi realizado por
meio de seis etapas: reunião inicial com as professoras; utilização de software da rotina
escolar com todos os alunos das classes especiais; observação dos alunos deficientes nas salas de aula e, nas atividades sociais e recreativas; reuniões de HTPC (Hora de Trabalho
Pedagógico Coletivo); entrevistas com as professoras e seleção de seis alunos deficientes não falantes.
O segundo estudo foi o momento do desenvolvimento do software de autoria SC, que
foi realizado com os seis participantes selecionados no primeiro.
A análise destes resultados
foi organizada em categorias do aluno deficiente não falante: habilidades no uso do
computador; interesse nos diferentes software selecionados; dificuldades no uso do
computador; dificuldades no uso dos software selecionados e recursos facilitadores para as
habilidades comunicativas.
Os resultados indicaram a importância da identificação das
habilidades dos alunos não falantes no uso do computador e dos software, para elaborar um
software de autoria que atendesse as reais necessidades acadêmicas do aluno não falante.
(http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/herculiani_ce_ms_mar.pdf)
Para ler o trabalho na íntera: http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/herculiani_ce_ms_mar.pdf