Planeta Educação

Aprender com as Diferenças

 

Desenvolvimento de um software de autoria para alunos deficientes não-falantes nas atividades de contos e recontos de histórias
Cristóvam Emílio Herculiani

Alunos deficientes não falantes, sejam eles da educação comum ou da especial, podem encontrar dificuldades no seu aprendizado acadêmico em função da falta de instrumentos específicos de comunicação.

Tanto o professor quanto os alunos não falantes necessitam ser instrumentalizados para que o processo comunicativo ocorra de forma efetiva e, com isto, possa ocorrer o processo de ensino e aprendizagem, com avaliação significativa da performance deste aluno.

O software de autoria, por meio da Informática, é um programa equipado com diversas ferramentas de multimídia que permite o desenvolvimento de uma variedade de atividades alternativas que possam estimular o desenvolvimento cognitivo, a linguagem e a autonomia.

O objetivo deste trabalho foi elaborar o software de autoria SC (Space Communication) para inserir alunos não-falantes nas atividades de conto e reconto de histórias.

Para melhor organização do trabalho e estabelecimento dos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi dividida em dois estudos.

O primeiro contou com vinte alunos de três classes especiais de uma escola estadual de Marília, e teve como procedimentos a seleção dos participantes da pesquisa e a identificação do vocabulário e das atividades escolares necessárias para a elaboração do software.

Este primeiro estudo foi realizado por meio de seis etapas: reunião inicial com as professoras; utilização de software da rotina escolar com todos os alunos das classes especiais; observação dos alunos deficientes nas salas de aula e, nas atividades sociais e recreativas; reuniões de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo); entrevistas com as professoras e seleção de seis alunos deficientes não falantes.

O segundo estudo foi o momento do desenvolvimento do software de autoria SC, que foi realizado com os seis participantes selecionados no primeiro.

A análise destes resultados foi organizada em categorias do aluno deficiente não falante: habilidades no uso do computador; interesse nos diferentes software selecionados; dificuldades no uso do computador; dificuldades no uso dos software selecionados e recursos facilitadores para as habilidades comunicativas.

Os resultados indicaram a importância da identificação das habilidades dos alunos não falantes no uso do computador e dos software, para elaborar um software de autoria que atendesse as reais necessidades acadêmicas do aluno não falante.

(http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/herculiani_ce_ms_mar.pdf)

Para ler o trabalho na íntera: http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/herculiani_ce_ms_mar.pdf

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