Aprender com as Diferenças
 

Cada caso é um caso, cada surdo é um surdo - 05/03/2009
Sônia M.Ramires de Almeida

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Nas conversas cotidianas vamos soltando palavras sem muita preocupação com definições e precisão. Dizemos orientais para um montão de povos diferentes entre si, o mesmo para africanos ou índios, cometendo erros tremendos, atribuindo a uns características de outros.

Com os surdos acontece a mesma coisa. Quem não está diretamente envolvido com o problema imagina o universo dos surdos povoado por irrecuperáveis "surdos-mudos" ou por velhinhos que a familia prefere considerar distraídos. Até explicar para a pessoa comum que ouvir e falar são funções que dependem de órgãos diferentes, que a deficiência de um não significa a falência de outro, que a gente aprende a falar ouvindo e que aprender qualquer coisa leva tempo e trabalho...

Uma criança surda mal diagnosticada pode ser considerada autista ou portadora de problemas mentais, acarretando consequências sérias e dolorosas para si e sua familia, chegando a comprometer o desenvolvimento intelectual se não houver uma atenção correta. Por outro lado, ainda hoje algumas pessoas tentam negar a deficiência auditiva própria ou de familiares pelo simples fato de não ser uma problema visível e palpável. Lamentavelmente nos setores mais pobres e menos escolarizados a situação se torna mais grave.

Voltando à ideia inicial, os surdos não são todos iguais, não são todos condenados ao silêncio eterno, podem falar, oralmente ou através de sinais, falam e pensam.
Eu pessoalmente tenho um ponto de vista situado no meio do caminho, não nasci surda e comecei a ter dificuldades por volta dos vinte anos, estou entre os surdos definidos como pós-linguais.

Primeiro, quando não entendia o que diziam pensava que era muito distraída. Quando perdia a hora do trabalho por não ouvir o despertador a desculpa era o sono pesado, cansaço etc. Por sorte, tive uma colega de trabalho, a Nílcea, pessoa sensível e amiga, estudante de fonoaudiologia. Ela resolveu fazer uma audiometria e definiu meu problema. Era perda auditiva. Com esse resultado procurei um médico da empresa que me disse que o problema não tinha solução nem remédio.

Por sorte procurei outro profissional que me recomendou tratamento e o uso de aparelhos auditivos. A adaptação aos aparelhos foi rápida e pude seguir estudando e trabalhando. Explicando o problema aos demais conseguia a ajuda de colegas que se tornavam intépretes espontâneos e adquiri o hábito de solicitar ajuda quando necessário evitando constrangimento.

Pude assim estudar música, expressão corporal e idiomas estrangeiros além de concluir Ciências Sociais na USP. Além do meio social mais amplo, muitas vezes a familia se torna um núcleo de negação da surdez ou deficiência. Muitos fonoaudiólogos e médicos descrevem a dificuldade de explicar que o tratamento ou adaptação de aparelhos não tem como finalidade a cura total desejada pelo paciente e pelos pais, mas oferecer instrumentos para melhorar a qualidade de vida e inserção social da pessoa.

A medicina, como a ciência em geral, é dinâmica e o que hoje é conhecimento estabelecido pode ser mudado a partir de novas pesquisas interdisciplinares. Não podemos exigir da sociedade em geral que conheça, respeite e não discrimine. Isso depende da escolaridade, informação, cultura, noções de cidadania e até da sensibilidade de cada um.

Por outro lado, podemos e devemos exigir o conhecimento, respeito e atenção especial dos órgãos públicos, que devem estar aptos a atender a qualquer cidadão, independente de suas características individuais. Na escola, professores e orientadores devem ter conhecimento suficiente para orientar os pais e auxiliar na busca de ajuda profissional se necessária.

Num aspecto mais geral tenho sentido a falta de oferta de produtos e acessórios que facilitem a vida diária: despertadores por vibração, capinhas de silicone para proteger os aparelhos retroauriculares da umidade e transpiração etc. Também faltam salas de aula, de cinema e teatro adaptadas com amplificadores que possam ser captados pelos aparelhos auditivos. Esse tipo de salas existem em Buenos Aires por exemplo, adaptação promovida pela Mutualidad Argentina de Hipoacusicos * que presta uma série de serviços aos deficientes auditivos daquele país.

Outra facilidade seria a incentivar a produção de TV e cinema legendados promovendo a inclusão de um público interessado em arte, cultura e educação.Procurei descrever a situação de uma pessoa que perdeu a audição já adulta, alfabetizada e integrada à sociedade. Outras vidas e experiências serão necessariamente diferentes, enfatizando outros lados da questão. Proponho que tenhamos uma visão dinâmica e multifacetada como merecem as questões sociais e humanas.

* Mutualidad Argentina de Hipoacúsicos: http://www.mah.org.ar

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7 COMENTÁRIOS

1 Lourdes Chiarello - Curitiba
Muito interessante. Nesse momento passo por uma perda auditiva moderada a severa que ainda não se sabe a causa, com oscilação de melhora/piora ao ponto de não ouvir minha filha chorando próximo a mim e a pessoa que falava comigo ao telefone me avisar. Estou impressionada em como é díficil e também com a quantidade de pessoas que tem alguma perda auditiva: Fui pagar uma conta e o caixa era um senhor idoso, eu falava, ele não entendia, ele falava eu não ouvia, não entendia, tive que pedir ajuda para a pessoa que estava atrás de mim. Outra funcionária veio e explicou que o caixa também era surdo. Tenho tido bastante apoio da família e colegas de trabalho, porém sei que é desgastante e muitas vezes percebo um deixa pra lá, quando a pessoa já falou várias vezes e continuo sem entender.
12/06/2010 21:20:22


2 Cristiane Araujo - Rio de Janeiro
Este artigo me fez entender melhor o que o meu irmão, que é surdo pós lingual, passa. Vou fazer minha parte e levar este assunto para os grupos que participo.
27/05/2010 18:01:09


3 marcela gomes silveira - rio de janeiro
Adorei o artigo e gostaria de saber se ela tem conhecimento de algum curso de produção de tv para surdos/mudos ? como poderia ser feito a inclusão para uma provável oficina realizada por eles?
06/04/2010 08:10:56


4 carlos roberto pereira assis - valença bahia
acredito que a formação de professores ajudaria e muito no proguesso de cidadania de pessoas surdas
04/10/2009 19:14:44


5 vanusa quintanilha silva - itaboraí
Sou ouvinte, comecei este ano a fazer curso de Libras, estou amando .porém é difícil. Percebo a cada dia que a realidade dos nossos surdos é bem diferente, do que aprendemos da teoria.Pelas consequência das implicações, e de uma lei de inclusão ainda muito vaga.
29/07/2009 17:37:33


6 Tania Garrido - Agudos SP
Concordo com vc:cada caso é um caso, cada surdo é um surdo. Tenho contato com surdos congênitos e acredito que nosso país teve grandes avanços, mas ainda a muito para se fazer em prol da educação e acessibilidade dos surdos. Para aqueles que se comunicam em lingua de sinais, muitos ainda se consideram estrangeiros no próprio país pela falta de acessibilidade de informações que forma a capacidade de ser um ser autonomo em suas decisões. É preciso refletir sobre a verdadeira inclusão e as implicações que o surdo tem no âmbito educacional.
06/05/2009 16:38:29


7 Elizabeth Villeraze - Aquiraz Ceará
Gostei do artigo. Também sou surda pós língual e embora tenha enfrentado problemas diferentes me indentifico com a autora. É preciso que a sociedade brasileira se conscientize sobre a diversidade da surdez e disponibilize políticas públicas principalmente na área educacional.
06/03/2009 09:07:34


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