Brincando também se aprende - 14/11/2008
Carrinhos e Bonecas estimulam a infância
Desde muito pequenas, as crianças brincam, dramatizam situações familiares como, por exemplo: Uma criança é a mãe, outra: o pai e outra: o filho. Ou então, uma criança é a mãe, outra: o pai e as bonecas são as filhas e filhos. Através dessas dramatizações, a criança reproduz o que ela vivencia na família da qual faz parte.
Através da brincadeira, a criança entra em contato com o mundo externo e ela com o outro, aprendendo a dividir, isto é, a compartilhar, a respeitar e se relacionar com o outro.
A brincadeira estimula a curiosidade e esta leva ao aprendizado.
A criança aprende jogando, desenhando, pintando, dramatizando, dançando, cantando, brincando na areia, escorregando na escorrega, enfim, ela aprende com todas as brincadeiras que realiza.
Aprender através do lúdico é, certamente, mais prazeroso para a criança e também eficaz, pois dessa forma, a criança, geralmente aprende mais rápido, isto é, num período mais curto de tempo e a aprendizagem ocorre de maneira mais eficaz, já que a criança fica mais motivada a aprender.
É por tudo isso, que brincar é coisa séria, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
1 LILIAN JANE - MONTES CLAROS/MG
A CRIANÇA QUE NÃO BRINCA NO TEMPO HÁBIL, QUANDO ADULTO VAI QUERER BRINCAR DE SER PAI, DE SER MÃE, BRINCAR COM O TRÂNSITO.... E COM A VIDA NÃO SE BRINCA!....
27/05/2011 00:45:55
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.