Planeta Educação

Diário de Classe

Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Pedagoga e Escritora. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atua como Orientadora Pedagógica na E.M.Francisca Pinheiro Teixeira e Orientadora Educacional no C.E.Lameira de Andrade, Cantagalo-RJ. Autora do livro Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Editora Autores Associados. Consultora Pedagógica e Palestrante. Contatos pelo ravenamedel@yahoo.com.br

Brincando também se aprende
Carrinhos e Bonecas estimulam a infância

Desde muito pequenas, as crianças brincam, dramatizam situações familiares como, por exemplo: Uma criança é a mãe, outra: o pai e outra: o filho. Ou então, uma criança é a mãe, outra: o pai e as bonecas são as filhas e filhos. Através dessas dramatizações, a criança reproduz o que ela vivencia na família da qual faz parte.

Através da brincadeira, a criança entra em contato com o mundo externo e ela com o outro, aprendendo a dividir, isto é, a compartilhar, a respeitar e se relacionar com o outro.

A brincadeira estimula a curiosidade e esta leva ao aprendizado.

A criança aprende jogando, desenhando, pintando, dramatizando, dançando, cantando, brincando na areia, escorregando na escorrega, enfim, ela aprende com todas as brincadeiras que realiza.

Aprender através do lúdico é, certamente, mais prazeroso para a criança e também eficaz, pois dessa forma, a criança, geralmente aprende mais rápido, isto é, num período mais curto de tempo e a aprendizagem ocorre de maneira mais eficaz, já que a criança fica mais motivada a aprender.

É por tudo isso, que brincar é coisa séria, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas