Planeta Literatura
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Projeto Político-Pedagógico - 05/11/2008
Construção e implementação na escola

'

Através de seu livro, Projeto Político-Pedagógico, Cássia Medel responde a vários questionamentos acerca de como construir um projeto político-pedagógico que considere a pluralidade cultural dos membros de uma comunidade escolar, ou seja, um projeto que leve em conta as visões de mundo, raças, etnias e até mesmo histórias de vida da sociedade na qual a escola está inserida.

Cássia Medel afirma que o momento certo para o planejamento de um projeto político-pedagógico se dá quando todos os envolvidos numa comunidade escolar reconhecem a necessidade de melhoria e dispõe-se para mudar o que era, até então, o cotidiano da escola que agora intenciona construir um projeto pedagógico.

Segundo a autora, todos têm consciência das dificuldades que uma atitude inovadora dentro de um contexto educacional pode encontrar, mas todo o negativismo deve ser vencido, visando a construção de espaços para um trabalho inovador.

Neste livro, Cássia Medel apresenta também, sugestões de temas que podem ser debatidos em Oficinas realizadas entre os envolvidos no projeto, que num primeiro momento, devem perceber a distância que há entre a realidade da escola e aquilo que será o objetivo e o ideal do projeto em discussão, ou seja, indivíduos pensando multiculturalmente.

A autora busca auxílio em pensamentos de Gandin (1999) ao afirmar que um Projeto Político-Pedagógico parte do princípio de um planejamento participativo que abrange desde o diagnóstico, passando pelo estabelecimento de diretrizes, objetivos, execução e vá até a avaliação, tendo sempre em mente que o PPP (Projeto Político-Pedagógico) pensa em idéias inclusivas e jamais excludentes.

Sendo assim, Medel declara que a escola é formada na pluralidade de seus atores, ou seja, considera a identidade cultural dos administradores, gestores, orientadores, professores, funcionários, técnico-administrativos, alunos e comunidade escolar, pois segundo Canen (2001), a abordagem multicultural faz a educação democratizadora.

Medel orienta ainda que numa avaliação consideram-se as idéias que motivaram o PPP, qual o marco referencial que foi construído na comunidade escolar, currículo, avaliação bem como educação inclusiva.


A autora defende pelo menos três movimentos que têm em vista contribuir para a sistematização do PPP, veja-os a seguir:

Movimento de construção do PPP - Como é a nossa escola?

Preocupações constantes dos vários segmentos da escola - Qual a identidade que a escola deseja construir?

Perguntas orientadoras do trabalho coletivo - Como executar as ações que foram traçadas pelo coletivo?

Em “Como articular o projeto político-pedagógico e a prática pedagógica”, Medel afirma:

“A escola precisa de uma gestão que, começando pela elaboração do PPP, permita à escola atingir sua finalidade, concretizando sua função social: a formação da cidadania, o desenvolvimento integral e o sucesso dos educandos”. 

Para finalizar, a autora cita Gadotti quando fala que o projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de seus agentes, da coragem de cada escola assumir-se como tal, partindo da identidade que tem com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço, isto é, com contexto histórico em que está inserida.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










10 COMENTÁRIOS

1 andrea gaburro - rio bananal es
adorei o livro ele me ajudou em um trablho na faculdade.
12/05/2011 20:27:31


2 Lucilda bentes gomes - jurutiPará Brasil
Gostaria de telo o livro,Pois me interessou bastante,trabalho em uma escola nova como Diretora e estamos implatando o projeto político pedagógico na escola,mas estamos com um pouco de dificuldades para entendermos melhor sobre o projeto.E esse livro vai ajudar bastante se caso conseguíssemos.
29/03/2011 22:11:44


3 Luana - Bom Jardim MA
Meus parabéns
28/10/2010 11:27:16


4 leticia regina - curitiba
li olivro e achei muito bom1
13/07/2010 16:29:56


5 joerison Liberalino - CandeiasBahia
SOU ESTUDANTE DE LETRAS, ESTOU NO SEGUNDO PERÍODO E TIVE ACESSO RÁPIDO AO SEU LIVRO E FIQUEI MUITO ENTUSIASMADO E OBTER UM EXEMPLAR PARA MIM. SEI QUE SERÁ DE GRANDE IMPORTANCIA DURANTE E DEPOIS DA MINHA VIDA ACADEMICA. O POUCO QUE LI ME ENCHEO DE GANA E SONHOS FUTUROS. MUITO BOM, MESMO!!!
08/12/2009 12:32:16


6 Cássia Ravena Mulin de Assis Medel - CantagaloRJ
Prezados Leitores, Gostaria de agradecer pelos comentários tecidos a respeito do meu livro: Projeto PolíticoPedagógico:Construção e Implementação na Escola. Vocês poderão adquirilo através do site da Editora Autores Associados: www.autoresassociados.com.br Após entrarem no site, poderão clicar em livro e ver o postos de vendas e distribuidores espalhados no Brasil inteiro, aí é só clicar no seu estado e encontrar o posto de vendas ou distribuidor correspondente ao seu estado.Caso desejem entrar em contato comigo ,podem entrar através do email: ravenamedel@yahoo.com.br Abraços. Cássia Ravena Mulin de Assis Medel
30/11/2009 13:02:08


7 michelle - Teresina
Como posso comprar seu livro.Estou fazendo minha monografia sobre o P.P.P. da escola e estou precisando muito.
19/10/2009 15:34:18


8 leila barbosa - nhamunda
Adorei seu livro, como posso compralo. A nossa escola nao tem ppp, esta tentando construir....preciso muito de ler seu livro.Obrigada por se interessar nessa area, continue buiscando temas maravilhosos para nos ajudar...beijos.
27/09/2009 17:04:38


9 Lucilvia Save Mundi - Primavera do Leste Mato Grosso
Preciso de ajuda... Nossa escola tornarseá de tempo integral, tendo os alunos de 7 horas diárias em desenvolvimento educativo, mas nossos promotores nos deram um prazo curto de 30 dias somente para que possamos ajustar e fazer a documentação. Não sei por onde começar, o que faço... a Matriz curricular já foi refeita... mas o regimento e o PPP projeto político pedagógico , está parado, me ajudem.
29/03/2009 19:56:28


10 Ademir Braga de Oliveira - Ubatuba
Gostaria de poder ler o livro: Projeto Político Pedagógico: construção e implementação na escola. Mais que isso atuar com ele na nossa realidade escolar. Acredito em suas idéias básicas, compartilho com alguns teóricos citados. Também preciso de mais gás, folêgo e agilidade.
06/11/2008 20:56:09


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.