Planeta Literatura
Projeto Político-Pedagógico
Construção e implementação na escola
Através de seu livro, Projeto Político-Pedagógico, Cássia Medel responde a vários questionamentos acerca de como construir um projeto político-pedagógico que considere a pluralidade cultural dos membros de uma comunidade escolar, ou seja, um projeto que leve em conta as visões de mundo, raças, etnias e até mesmo histórias de vida da sociedade na qual a escola está inserida.
Cássia Medel afirma que o momento certo para o planejamento de um projeto político-pedagógico se dá quando todos os envolvidos numa comunidade escolar reconhecem a necessidade de melhoria e dispõe-se para mudar o que era, até então, o cotidiano da escola que agora intenciona construir um projeto pedagógico.
Segundo a autora, todos têm consciência das dificuldades que uma atitude inovadora dentro de um contexto educacional pode encontrar, mas todo o negativismo deve ser vencido, visando a construção de espaços para um trabalho inovador.
Neste livro, Cássia Medel apresenta também, sugestões de temas que podem ser debatidos em Oficinas realizadas entre os envolvidos no projeto, que num primeiro momento, devem perceber a distância que há entre a realidade da escola e aquilo que será o objetivo e o ideal do projeto em discussão, ou seja, indivíduos pensando multiculturalmente.
A autora busca auxílio em pensamentos de Gandin (1999) ao afirmar que um Projeto Político-Pedagógico parte do princípio de um planejamento participativo que abrange desde o diagnóstico, passando pelo estabelecimento de diretrizes, objetivos, execução e vá até a avaliação, tendo sempre em mente que o PPP (Projeto Político-Pedagógico) pensa em idéias inclusivas e jamais excludentes.
Sendo assim, Medel declara que a escola é formada na pluralidade de seus atores, ou seja, considera a identidade cultural dos administradores, gestores, orientadores, professores, funcionários, técnico-administrativos, alunos e comunidade escolar, pois segundo Canen (2001), a abordagem multicultural faz a educação democratizadora.
Medel orienta ainda que numa avaliação consideram-se as idéias que motivaram o PPP, qual o marco referencial que foi construído na comunidade escolar, currículo, avaliação bem como educação inclusiva.
A autora defende pelo menos três movimentos que têm em vista contribuir para a sistematização do PPP, veja-os a seguir:
Movimento de construção do PPP - Como é a nossa escola?
Preocupações constantes dos vários segmentos da escola - Qual a identidade que a escola deseja construir?
Perguntas orientadoras do trabalho coletivo - Como executar as ações que foram traçadas pelo coletivo?
Em “Como articular o projeto político-pedagógico e a prática pedagógica”, Medel afirma:
“A escola precisa de uma gestão que, começando pela elaboração do PPP, permita à escola atingir sua finalidade, concretizando sua função social: a formação da cidadania, o desenvolvimento integral e o sucesso dos educandos”.
Para finalizar, a autora cita Gadotti quando fala que o projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de seus agentes, da coragem de cada escola assumir-se como tal, partindo da identidade que tem com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço, isto é, com contexto histórico em que está inserida.