Compartilhando Experiências - 13/10/2008
Aline Carla
Olá, gostaria de compartilhar com vocês, como é o processo da proposta de inclusão aqui da minha cidade, Conselheiro Lafaiete – Minas Gerais.
A Secretaria caminha em direção a uma proposta política pedagógica que assegura recursos e serviços educativos especiais, orientando e colaborando com a educação regular, em benefício de todos os alunos.
Sua concepção se pauta no desenvolvimento acerca da construção do conhecimento pelos alunos com necessidades educativas especiais e constatação que os dispositivos constitucionais que trata distintamente os temas: educação/escolarização (para todos e para cada um) e atendimento educacional especializado (alunos com deficiências).
Centro Municipal Educacional Professor Olavo Mendes Brandão: Estabelecimento educacional que oferece atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educativas especiais no contra turno do ensino regular.
Há neste estabelecimento, reeducadores pedagógicos, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, pedagogo que juntamente com os professores do ensino regular auxiliam o aluno na construção dos conhecimentos necessários e a construção da autonomia do sujeito.
Este estabelecimento possui sala multifuncional com equipamentos necessários par ao aprendizado destes alunos e um núcleo de impressão em Braille.
Itinerância: Um programa com ação de acompanhamento técnico-pedagógico às escolas, através de uma equipe de profissionais que fazem visitas com o objetivo de orientar a equipe de liderança e professores nas questões relacionadas à inclusão. Qualquer escola, que não esteja na lista de acompanhamento da equipe itinerante pode pedir seus serviços a qualquer momento assim como, as que estão sentindo-se aptas para percorrerem seu caminho sem este apoio, podem se desligar do programa. Temos duas professoras itinerantes para deficientes auditivos (LIBRAS) e uma itinerante para deficiente visual (Braille).
Formação Continuada: A Secretaria realiza formação continuada para os professores de ensino regular para tender a demanda.
Esta formação é elemento importante para a qualificação profissional do educador e conseqüente melhoria na prática pedagógica e no sucesso do ensino. Além de diminuir suas ansiedades e angústias (não se sentir sozinha).
Cursos oferecidos:
Parcerias: MEC/SEESP/UEG - Projeto: Deficiência Mental no Contexto da Educação Inclusiva - curso de aperfeiçoamento.
MEC/SEESP/UFAL – Formação de Professores da Educação Básica para atendimento do aluno com deficiência mental - curso de extensão.
MEC/SEESP/UFSM – Déficit cognitivo e educação de surdos - curso de especialização.
MEC/SEESP/UFSM – Atendimento educacional especializado na sala de recurso - curso de extensão.
ME/SEESP?UFU – Professor e surdez - curso de extensão.
Compra de Equipamentos: A SEMEDE comprou alguns equipamentos necessários para melhor atender a demanda: impressora Braille, máquina Perkson, reglete, material para estimulação, globo terrestre alto relevo, bolas com guizo, material em Braille – braillito, braillex – material emborrachado alfabeto manual – LIBRAS, material sensório-motor, etc.
Sabemos que ainda não é a condição ideal para o aluno, mas também temos consciência que vários passos já foram dados e que é muito difícil retroceder. A nossa visão de futuro é que caminhemos sempre para frente, buscando educação para todos e para cada um respeitando as diversidades e melhorando a qualidade.
Abraços,
Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos Gherardi
Coordenadora Pedagógica / Professora PI
Conselheiro Lafaiete - Minas Gerais
Contato: alinegherardi@yahoo.com.br
1 Adrea Adriana Gabriel dos Santos - Passagem de mariana, Mariana MG.
Adrea Adriana G. Dos Santos. Mariana MG.
Olá! Aline,
Parabéns! Fico feliz quando vejo algo dando certo, principalmente para alunos.Pois todos alunos são especiais. Tentei o ProLibras em BH, dia 25/10/09 domingo. Acertei 11 questões em 20.Ñ foi dessa vez... Ano q vem vou tentar de novo.
Beijos iluminados a toda equipe de vcs.
27/10/2009 15:20:46
2 Emiliano Rocha - Mindelo Cabo Verde
Parabens pela interessante experiencia da vossa equipa. Pode servir como dicas na criaçao do nosso Modelo aqui em Cabo Verde. Dadas as novas posturas, é uma necessidade premente que os profissionais da Educaçao se mostrem empenho e interesse para a inclusao de crianças com NEEs nas escolas.
09/09/2009 16:32:31
3 Cleide Rodrigues - São Paulo
Parabéns ao Prefeito da cidade de Conselheiro Lafaiete.
A maioria das cidades estão mascarando o trabalho com a inclusão. Estão dando prioridade para todas as outras coisas, menos para a educação e saude.
Parabenizo a todos que realmente estão trabalhando para um futuro melhor para as nossas crianças.
16/10/2008 08:54:49
4 Marilda Auxiliadora Santana dos Santos - Feira de Santana Bahia
Aline, parabén pela iniciativa da sua cidade, não há vitória sem luta, mas tenho certeza de que vcs são vitoriosos, além da formação continuada e material disponível para trabalhar. Parabenizo também aos professores que me parecem interessados em mudar o quadro da EDUCAÇÃO ESPECIAL. MUITO BOM MESMO.
13/10/2008 19:58:41
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.