Planeta Educação

Aprender com as Diferenças

 

Compartilhando Experiências
Aline Carla

Olá, gostaria de compartilhar com vocês, como é o processo da proposta de inclusão aqui da minha cidade, Conselheiro Lafaiete – Minas Gerais.

A Secretaria caminha em direção a uma proposta política pedagógica que assegura recursos e serviços educativos especiais, orientando e colaborando com a educação regular, em benefício de todos os alunos.
Sua concepção se pauta no desenvolvimento acerca da construção do conhecimento pelos alunos com necessidades educativas especiais e constatação que os dispositivos constitucionais que trata distintamente os temas: educação/escolarização (para todos e para cada um) e atendimento educacional especializado (alunos com deficiências).

Centro Municipal Educacional Professor Olavo Mendes Brandão: Estabelecimento educacional que oferece atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educativas especiais no contra turno do ensino regular.
Há neste estabelecimento, reeducadores pedagógicos, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, pedagogo que juntamente com os professores do ensino regular auxiliam o aluno na construção dos conhecimentos necessários e a construção da autonomia do sujeito. Este estabelecimento possui sala multifuncional com equipamentos necessários par ao aprendizado destes alunos e um núcleo de impressão em Braille.

Itinerância: Um programa com ação de acompanhamento técnico-pedagógico às escolas, através de uma equipe de profissionais que fazem visitas com o objetivo de orientar a equipe de liderança e professores nas questões relacionadas à inclusão. Qualquer escola, que não esteja na lista de acompanhamento da equipe itinerante pode pedir seus serviços a qualquer momento assim como, as que estão sentindo-se aptas para percorrerem seu caminho sem este apoio, podem se desligar do programa. Temos duas professoras itinerantes para deficientes auditivos (LIBRAS) e uma itinerante para deficiente visual (Braille).

Formação Continuada: A Secretaria realiza formação continuada para os professores de ensino regular para tender a demanda.
Esta formação é elemento importante para a qualificação profissional do educador e conseqüente melhoria na prática pedagógica e no sucesso do ensino. Além de diminuir suas ansiedades e angústias (não se sentir sozinha).
Cursos oferecidos:

  • Desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional na perspectiva de Piaget, Vygotsky e Wallon - formação continuada.
  • Braille e Soroban - formação continuada.
  • Educação Inclusiva: saberes e práticas - formação continuada.
  • Educação inclusiva: adaptação curricular - formação continuada.
  • LIBRAS - formação continuada.

Parcerias: MEC/SEESP/UEG - Projeto: Deficiência Mental no Contexto da Educação Inclusiva - curso de aperfeiçoamento.
MEC/SEESP/UFAL – Formação de Professores da Educação Básica para atendimento do aluno com deficiência mental - curso de extensão.
MEC/SEESP/UFSM – Déficit cognitivo e educação de surdos - curso de especialização.
MEC/SEESP/UFSM – Atendimento educacional especializado na sala de recurso - curso de extensão.
ME/SEESP?UFU – Professor e surdez - curso de extensão.

Compra de Equipamentos: A SEMEDE comprou alguns equipamentos necessários para melhor atender a demanda: impressora Braille, máquina Perkson, reglete, material para estimulação, globo terrestre alto relevo, bolas com guizo, material em Braille – braillito, braillex – material emborrachado alfabeto manual – LIBRAS, material sensório-motor, etc.

Sabemos que ainda não é a condição ideal para o aluno, mas também temos consciência que vários passos já foram dados e que é muito difícil retroceder. A nossa visão de futuro é que caminhemos sempre para frente, buscando educação para todos e para cada um respeitando as diversidades e melhorando a qualidade.

Abraços,
Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos Gherardi
Coordenadora Pedagógica / Professora PI
Conselheiro Lafaiete - Minas Gerais

Contato: alinegherardi@yahoo.com.br

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas