Universo Escolar
Rosa Paula Knob Professora de Inglês do Ensino Fundamental do município de Morro Reuter; Psicopedagoga; Mestranda em Inclusão social e Acessibilidade – FEEVALE.

Desculpem pela (falta de) Educação - 16/09/2008
Rosa Paula Knob

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Parece modismo ou pura provocação! Não bastassem as inúmeras dificuldades pelas quais os educadores, principalmente os que atuam em escolas públicas, vêm enfrentando ao longo das últimas décadas, na tentativa de fazer com que sua prática seja mais valorizada e incentivada pelas demais áreas da sociedade, ainda lhes é exigido que aceitem e convivam com a idéia de que qualquer pessoa, de qualquer segmento da sociedade possa se atrever a discorrer sobre um tema tão complexo quanto é o da educação.


Em recente artigo publicado pela Revista Veja, no dia 13 de agosto do corrente ano de 2008, nos deparamos com o que podemos chamar, no mínimo, de uma forma simplista e/ou negligente de categorizar os professores em dois grupos.
 

Para quem (talvez felizmente) não teve acesso ao texto sobre o qual estou me referindo, aqui vão algumas pinceladas sobre as definições do autor (administrador de empresas) sobre as diferenças entre o professor “carrasco”, que segundo ele seria a salvação para o país, e o professor “bonzinho”, o qual ele aponta como o responsável pela baixa qualidade da educação no Brasil
 
“(...) existem dois tipos de professor no Brasil: um deles é formado pelos que corrigem de acordo com o que é certo e errado. São geralmente professores de engenharia, produção, direito, matemática, recursos humanos e administração.”
 




Em seguida, o autor ironiza, falando agora sobre as características do professor “bonzinho”
 
“(...) existe outro tipo de professor, mais humano e socialmente engajado, que dá nota segundo o critério de esforço despendido pelo aluno e não apenas pelo resultado. (...) Uma vez formados, os alunos desse tipo de professor são muito fáceis de identificar. Seus textos são permeados de abobrinhas e mais abobrinhas, (...)”.
 




Sob o título “Por uma sociedade mais justa e eficiente”, este senhor, cujo currículo - não consegui segurar a curiosidade e fui dar uma espiadinha na internet - descreve uma carreira de sucesso na área de motivação empresarial (será que me enganei e estava escrito desmotivação profissional?) não pára por aí. Muito inspirado, continua a discorrer sobre as delícias experimentadas com os professores “carrascos” que, segundo ele, felizmente passaram por sua vida e contribuíram para sua honorável formação pessoal e profissional (oxalá o homem não tenha filhos)
 
“Quero agradecer publicamente aos professores “carrascos” pela postura ética que adotaram, apesar das nossas amargas críticas na época. Agora entendo por que tantos de nossos cientistas e professores pertencem à Academia de Letras, por que somos o último país do mundo em termos de patentes, por que tantos brasileiros recebem sem contribuir absolutamente nada para a sociedade e por que nossos políticos falam e falam e não realizam nada. Que sociedade é mais justa, aquela que valoriza as boas intenções e o esforço ou aquela que valoriza os resultados?”
 
Como professora e psicopedagoga, atuando diretamente nos processos de aprendizagem de alunos e pacientes com problemas de aprendizagem, me esforço para tentar compreender o significado da palavra “carrasco” tantas vezes usada e enaltecida no texto deste profissional da área da administração.
 
Mais do que buscar compreender seu significado, gostaria sinceramente de ter a oportunidade de explicar-lhe de perto qual o sentido que a mesma representa para mim, embora não me lembre de tê-la escutado fora de contextos relacionados à época da escravidão negra no Brasil ou quem sabe, do período da ditadura militar. Ah, acabo de me lembrar de dois nomes que me remetem a ela: Adolf Hitler e, para ser mais contemporânea, George W. Bush.
 


Bem, voltando ao significado da palavra “carrasco” relacionada à figura do professor, penso que tenho pelo menos dois caminhos para tentar compreendê-la e explicar o que a mesma pode significar para mim dentro do contexto educacional, que com muito orgulho faço parte e com o qual tenho procurado contribuir através de minhas pesquisas.
 

O primeiro caminho me leva a entender como “carrasco”, aquele professor descomprometido e desconhecedor por opção, da complexidade que envolve a palavra aprendizagem. É preciso lembrar que estamos no século XXI, num país que aposta na educação como forma de acabar com a pobreza e a desigualdade social e no qual o ato de ensinar não se limita mais a preencher o quadro negro com cálculos e mais cálculos que nem o próprio professor sabe explicar aos alunos para que servem.


Na contra-mão, então, vêem os professores que o autor chama de “bonzinhos”, que falam em Escola Para Todos, em Educação Inclusiva, em trabalhar com a diversidade, enfim, falam sobre verdadeiros desafios do Brasil contemporâneo.


Os professores “carrascos”, a meu ver, crêem que o ser humano só é capaz de aprender pela imitação e que a responsabilidade pelo seu fracasso nada tem a ver com o desempenho do mestre e a falta de desejo no ato de ensinar.


O segundo caminho que posso tentar percorrer, ainda buscando uma possível aproximação das palavras “carrasco”/professor, deixando claro que a primeira realmente não faz parte da minha vida pessoal (sou mãe de duas crianças) nem profissional, me leva a recorrer ao dicionário. Quem sabe este termo não tenha um significado tão forte assim...
 
Aqui está: carrasco1 sm 1. Executor da pena de morte; algoz, verdugo. 2. Aquele que aflige alguém; indivíduo tirano, cruel,torurador.
 
Meu Deus!!! Com quem estou lidando? Será que o cara é um sadomasoquista? Onde é mesmo que ele estudou? Conforme minha espiadinha na internet, ele fez doutorado nos EUA. Sabia que tinha o dedo do Bush por detrás disto tudo! Agora está explicado...
 
Brincadeirinhas à parte, eu justifico meu artigo explicando sobre o título dado. Peço desculpas pela falta de educação de alguns (espero que sejam a minoria) por se atreverem a falar em educação sem ao menos estarem dentro de uma sala de aula de uma escola pública, onde existem sim, alguns professores que acreditam que todos os sujeitos são capazes de aprender, mas que para isso é necessário investir nas suas reais possibilidades.



Acredito que, para que aumente cada vez mais o número destes professores nas escolas do Brasil, é preciso investir em políticas públicas que apostem na formação e na valorização do magistério. Somente desta forma teremos em sala de aula profissionais realmente preocupados em fazer do Brasil um país mais justo. É claro que a palavra “justiça” para nós, educadores, não tem o mesmo significado daquele presente no título do artigo que me causou tanta indignação. Se a palavra justiça se resume a dar oportunidade de ensino somente àqueles que apresentam os melhores resultados, realmente, estou remando contra a maré e o educador Paulo Freire não sabia do que estava falando quando relacionou, pela primeira vez a palavra educação à libertação.
 

A educação precisa sim, da contribuição advinda de todos os âmbitos sociais, entretanto, é preciso falar com propriedade e conhecimento sobre a realidade brasileira, pois do contrário, estaremos correndo o risco de desistir da única forma possível de cura para uma sociedade cada vez mais assolada pela corrupção, pela violência desenfreada, pelo consumo e pelo tráfico de drogas.


Agora, para encerrar mesmo este texto, que me serviu como um grande desabafo, convoco a todos os colegas professores a se autorizarem a falar e a escrever mais sobre suas experiências em sala de aula, principalmente aqueles profissionais que trabalham com alunos que apresentam NEEs (Necessidades Educacionais Especiais), sejam elas experiências positivas ou negativas, pois somente NÓS podemos dizer o que se passa na NOSSA prática diária e o que é preciso mudar para fazermos do Brasil um país mais justo.


Em tempo: Preciso confessar que sou casada com um administrador de empresas. Mas tem um detalhe, ou melhor, mais do que um: Ele lê Paulo Freire, é um pai “bonzinho”, não tem doutorado pela Harvard University e, graças a Deus não apresenta características sadomasoquistas, sem contar que é muito feliz em sua vida pessoal e profissional (Por favor, não contem para o “carrasco”. Em época de eleição, é preciso cuidar com as perseguições políticas...). Infelizmente também na área da educação e num país dito democrático como o nosso. Mas a gente chega lá!


REFERÊNCIAS:
 

Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro,1993.

STRECK, Danilo R. (org.). Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

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6 COMENTÁRIOS

1 Maribel do Carmo Scroccaro - Tijucas do Sul
Concordo em parte com o artigo, pois tudo na vida tem, pelo menos, dois lados. No caso dos professores, existem, sim, os que só esperam o final do mês para sacar seu salário e não estão nem aí com a qualidade de suas aulas. Sou professora e sempre lutei pela educação mas não aceito a atitude de colegas que se acham vítimas do sistema e não fazem nada p/mudar. Nós, professores, temos que ser o diferencial da sociedade, com profissionalismo e afeto.
09/10/2010 22:10:57


2 Josivaldo Teles Aragão - Fortaleza
Pois acabei de ler um artigo muito parecido com aquele que Rosa cita algumas partes. Me pergunto até quando vamos presenciar a cada ano de eleição os políticos fazendo promessas de investir na educação e valorizar os professores. Basta eles serem eleitos e esquecem de tudo o que falaram. É claro, não sabem os reais problemas que as escolas públicas enfrentam, nem sequer põem os pés lá dentro. Como é que vamos esperar que façam alguma coisa diferente? Ainda acham que professor competente é aquele que enche o quadro de conteúdo e nem sabe o nome dos seus alunos e os principais fundamentos da psicologia e da aprendizagem humana.É dó mesmo, gente.
14/04/2009 16:41:34


3 Romualdo Silva de Sá - Campinas
Achei este artigo muito energizante no que diz respeito a valorização do professor. Falamos muito pouco das dificuldades enfrentadas pelos professores e fazemos menos ainda. As escolas públicas estão tomadas de profissionais insatisfeitos e ninguém faz nada contra isso. Ningúem quer botar o pé dentro da sala de aula, e na primeira oportunidade que tem, se acham no direito de falar mal sobre a educação. É preciso que os gestores e pesquisadores da área se dediquem a escutar professores e alunos para saberem o que é preciso mudar para que a educação sirva realmente para o fim que se propõe que é a mudança social deste cada vez mais dilacerado país chamado Brasil.
21/03/2009 11:27:18


4 jesse carlos beirute - curitiba
Show de artigo! Precisamos de educadores que nos motivem a continuar buscando as possibilidades de cada sujeito, a partir de nossas próprias possibilidades e capacidades como educadores e, principalmente, pesquisadores da aprendizagem. Concordo que isso é tarefa bastante desgastante, pois mexe com valores há muito arraigados. Os professores precisam urgente levantar de suas cadeiras e pôr a mão na massa e os gestores da educação devem sair de suas salinhas fechadas e enxergar o que está acontecendo de fato. Como diz a professora Rosa A gente chega lá! Jessé Beirute. Professor de Física e eterno pesquisar da Educação.
05/10/2008 10:10:39


5 Denise Barcelos Aguiar Costa - Belo Horizonte
Também lfiquei indignada com o artigo da Veja, mas não tive o mesmo discernimento da professora e psicopedagoga Rosa Paula de escrever um artigo tão bem articulado. Concordo que os professores devem começar a pesquisar mais e escrever sobre a prática docente se quiserem uma educação de valor. Denise Barcelos Aguiar Costa. Professora e Mestre em Educação.
01/10/2008 16:34:28


6 Elisete Baruel - São José dos Campos
Paraéns pelo artigo, qual é o email da professora, gostaria de enviar uma mensagem para ela. Obrigada, Elisete Baruel
23/09/2008 08:30:50


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