Redação de estudante carioca vence concurso da UNESCO com 50.000 participantes - 01/09/2008
Tema: Como vencer a pobreza e a desigualdade
"PÁTRIA MADRASTA VIL"
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL. Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições. Há quem diga que "dos filhos deste solo és mãe gentil", mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil. A minha mãe não "tapa o sol com a peneira". Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica. E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição! É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem! A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão. Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso? Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil. Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona? Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos... Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas.
Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?
Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários. Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por uma redação sobre "Como vencer a pobreza e a desigualdade".
A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da Unesco.
1 Rosimeire da Silva - CaruaruPE
É verdade, a Pátria é madrasta por aqueles que a conduzem, nós, seus filhos, somos as maiores vítimas desse sistema apodrecido.
07/07/2013 18:39:13
2 Milton Jesus Costa - Salvador BA
Esperamos somente que surja a mola propulsora que nos ajude a tomarmos as decisões cabíveis de uma vez por toda, unidos, para darmos um fim a esses desmandos. Parabéns a essa estudante que tão bem colocou a situação do País às claras!
17/05/2013 22:42:23
3 Silas Gabriel Martins - Coronel FabricianoMG
Silas Gabriel Martins.
Como você é formada em direito, acredito que você tem grande sede de justiça, mas diante do que li, acho que você poderia fazer economia, pois ao ler sua redação senti que você tem uma grande visão de mundo. Sou estudante de engenharia e formo este semestre, ou seja, estou fazendo famosa monografia com todas aquelas regras e triste de ver como tem poucos autores nacionais, o Brasil investe muito pouco em pesquisa. Parabéns pela vitória, mas seria um sonho se suas frases do texto tivessem sido elaboradas por meio de “citações diretas” das pessoas que estão diante do poder nesse país.
18/03/2013 18:18:18
4 Rosana - Barra de Santa Rosa
Esse texto é perfeito!! Expressa exatamente como está a situação do nosso país. Deixa em evidência as máscaras que os nossos governantes usam para maquiar a educação, fingindo assim que tudo na está ótimo.
18/03/2013 01:33:48
5 Lana - Sao Paulo
Que Pena sinto que uma Pessoa que supostamente recebeu estudos va Tao em contra da sua patria, que tristeza! Por que no muda ao Egito, ai sim que teve mudancas de dentro para fora e deu em QUE??? Onde tem neste mundo um lugar sem desigualdade ? Desde o inicio sempre foi assim e ficara assim, nao todos podem ter titulos, e depois que? Antigamente quando eu era menina isto se chamava comunismo, e quem podia fugia. Cada um pode fazer uma parte amenizar certos momentos em seu pais,nao entrar em outros ou querer acabar com o pais que o viu nascer.
Realmente triste e mostra como funciona UNESCO em da premio para esta.
24/01/2013 08:41:37
6 Cristiane - Sao Paulo
Nao concordo com o texto, o Brasil é mais do que isso!! Falta de caráter?? de quem?? de alguns que fazem parte ou fizeram parte do nosso governo??O Brasil nao se resume a eles, o Brasil tb é o povo, aqueles que possuem caráter e solidariedade sim, que apesar das dificuldades conseguem crescer, e para crescer trabalham duro e têm responsabilidade sim!Um país campeão em criatividade, um povo empreendedor, agora o que falta em muitos brasileiros sim é o patriotismo!! Muitos que vão pra fora qdo adoecem correm de volta para o Brasil, pq lá fora nao possuem SUS que demora para se conseguir atendimento mas ainda assim uma hora é atendido, nos Estados Unidos o Obama tá lá batalhando para dar saúde gratuita às pessoas que nao podem pagar, ele tá lá tentando ensinar aquele congresso aprovar medidas de solidariedade, então nao vem me dizer que é aqui que falta solidadariedade nao!!
23/11/2012 00:35:43
7 José Alves Peixoto Filho - Recife
Concordo em parte com o texto. Porém, penso que nosso pais é maior do que sua conclusão. Não quero com isso justificar as mazelas a que grande parte da sociedade é submetida. No entanto, desafio a UNESCO a realizar um concurso cujo vencedor será aquele que seja mais solidário com o próximo, tenha o maior número de pessoas esclarecidas por ele sobre o que é sociedade e ser cidadão e, seja capaz de apresentar o maior número de pontos positivos do nosso PAÍS.
04/10/2012 12:24:49
8 Jane -
Dizer que esse texto teria vencido um concurso mundial de redação promovido pela Unesco, com 50.000 participantes. É meiaverdade – o que vale por uma mentira inteira. Esse texto foi um dos 100 selecionados entre 41329 textos de estudantes BRASILEIROS. Foi selecionado, não foi o vencedor. Aliás, o concurso não teve vencedores. Mas o pior é que os demais textos são tão ruins quanto o acima transcrito, quando não piores. Lastimável. O concurso de redações para universitários brasileiros foi promovido pelo JORNAL FOLHA DIRIGIDA e pela UNESCO Brasil. Irrelevante, pois. Ainda bem.
A “antologia” resultante do certame está no site http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001576/157625m.pdf.
13/01/2012 03:02:34
9 PC Manhumirim - Manhumirim
Sinceramente, não consigo compreender por que esse texto foi premiado. Não há dúvida de ele diz coisas com as quais devemos concordar, mas não responde nem científica nem criativamente ao tema proposto. A estrutura do texto não é tecnicamente boa. Disserta em primeira pessoa, o que é impensável e inadimissível a não ser que o autor seja uma grande e reconhecida autoridade no assunto. Parece mais um discurso cheio de desabafo feito num palco de eventos esquerdistas, desses que fazem a crítica pela crítica, sem preocupação ou compromisso com o resto. Se a UNESCO engrandece uma redação como essa, aos meus olhos, quem fica diminuída é ela.
11/12/2011 08:45:00
10 Sueli Silva - TarumãSP
Sou professora e, apesar de tantos entraves encontrados na Educação, acredito que seja o caminho para se mudar um País, como muitos políticos pregam, mas não incentivam que um texto belíssimo como esse seja destaque na mídia, não só num site que, por necessidade, hoje entrei, mas que chegasse aos lares como muita coisa que só traz reforço á aprendizagem negativa,e não digo belíssima somente por ter conseguido ganhar o prêmio não, mas sim por demonstrar experiência em sua escrita e pensamento. Parabéns.E vou passar o endereço desse seu texto para que mais pessoas leiam e reflitam.
29/07/2011 11:08:48
11 joseane maria de oliveira - engenho maranguape \ paulista\pe.
Adorei!Pois mostra a verdadeira realidade do nosso País.Ifelismente, a EDUCAÇÂO que é a base para o crescimento do ser humano como pessoa,não é tema relevante para uma grande parte dos POLÍTICOS, representantes do povo,os quais são escolhidos por estes através do voto para representalos em busca de melhorias.Parabéns Clarice pela sábia divulgação da realidade brasileira,onde tantos se contentam com tão pouco,e tão poucos se preocupam em mudar esse panorama ao qual está preso umbílicalmente o BRASIL.
16/07/2011 16:46:43
12 Yuri Souzaa - Cândido Sales
Esse cara é um gêniio meu parabéns!
28/11/2010 22:37:19
13 Marli Ramires - São Paulo
Concordo plenamente em gênero, número e grau com o Sérgio, de Curitiba.
Este texto tão aclamado pela mídia internética, vai totalmente contra o patriotismo, coisa que cresceu com a chegada do governo Lula no país.
Também creio que o governo segue no sentido certo, procurando amenizar anos de empobrecimento dos mais carentes e de redistrituição de renda. Coisa necessária e urgente.
Ainda bem que as eleições estão chegando e que as pesquisas indicam a vitória da continuidade.
Marli Ramires também uma brasileira consciente
30/09/2010 11:04:40
14 maria joziane figueiredo - Inhambupe Ba
Que redação brilhante, fico feliz em vislumbrar tamanho alcance da realidade brasileira.Sem pender pra nenhum lado, ela foi formidável no levantamento do comportamento da nossa política e infelizmente no comportamento da maioria dos brasileiros. Vamos refletir sobre a questão do egoísmo e da falta de amor nas nossas ações.
Parabéns, Clarice, espero ver seu texto públicado em veículos de comunicação pra que a grande massa possa refletir sobre ele.
Acredito no homem e sei que ele pode melhorar SE QUISER
06/04/2010 21:46:10
15 Lígia Félix Cerqueira - SalvadorBa
Lígia CerqueiraSalvadorBa
O texto acima foi redigido pela autora Clarice em grande estilo e deveria está publicado nas capas de todos os jornais e revistas de grande circulação mundial, devido à forma verdadeira, inteligente, clara e objetiva que ela teve a coragem de descrever às condições de pobreza e desigualdade em que o nosso Brasil está estabelecido. È uma pena, que nem todos os brasileiros terão acesso a esta maravilhosa obra textual, uns porque realmente não tomarão conhecimento desta redação e outros porque infelizmente, ainda são poucos os brasileiros que se interessam pelo o hábito da leitura. Parabéns pela excelente redação, você é merecedora de tão grande mérito.
18/03/2010 19:10:34
16 Elizandra Simone Sobreiro - Cuiába
É uma pena que nem todos tenham acesso a uma jóia rara como esta. Concordo em gênero, número e grau com a autora e isto é preocupante, porque se a salvação do país está na educação, estamos num campo de guerra sem armas.
Nosso ensino público, está longe de ser o ideal, de atender as necessidades do povo, porque o governo não tem interse algum em criar cidadãos critícos, com idéias formadas e formadores de opinião e o ensino privado, apesar de ser masi rico em conhecimentos, se preocupa mesmo com os clientes. Na rede privada, a escola é uma empresa e não instituição de ensino.Falo com convicção, porque sou professora.
Tenho orgulho de minha profissão e espero confiante, que surjam mais profissionais que pensem como eu, porque a mudança virá da união dos profissionais da educação e do povo.
22/01/2009 13:52:43
17 Sandra - SÃO PAULO
Acredito que a verdadeira mudança só pode ser feita por meio de uma educação de qualidade. Uma educação que não seja excludente , elitista e preconceituosa.
A familia tem um papel fundamental na formação do caracter do individuo, mas o que está acontecendo com nossas familias. Filhos de pais diferentes, mães que não se compromentem com a educação dos filhos. Filhos que são cuidados pelas televisões.
Sabemos que não podemos transferir a responsabilidade só para a escola, a familia tem que fazer a sua parte. Investimentos em capacitação de professores, uma politica de concientização de planejamento familiar. São pequenas atitudes que podem mudar todo um comportamento vicioso que não contribui para o desenvovimento de uma nação mais justa e humana. Cada individuo tem que ter consciencia de que suas atitudes podem refletir positiva ou negativamente na vida do outro. Para cobramos dos governantes, precisamos também fazer a nossa parte.Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença.
15/10/2008 12:57:56
18 Emilio Faria - Caçapava SP
As vezes eu me pergunto se realmente temos uma chance de mudar toda essa situação, tendo em vista que o descaso é algo enraizado na cultura do povo. Aqui no Brasil, qual o percentual de políticos que querem realmente fazer um trabalho justo e honesto!? Eu conheço alguns poucos e, acreditem, qdo um político quer, ele faz. Acontece que o povo tb acha que deve tirar vantagem disso td, vendendo seus votos de forma direta ou indireta e depois reclama que político é corrupto. Votar em alguém só pq é da sua família ou só pq ele te garante um emprego na prefeitura/assembleia/congresso/senado ou seja lá o que for também são formas de corrupção. E são atitudes tão sujas qto supervalorizar um obra.
exatamente o que foi dito: a mudança começa de dentro pra fora. Começa pela base, mas a base está cega demais pra despertar a coragem de enfrentar os que estão no comando.
24/09/2008 17:14:17
19 Suellen Barbosa - São Paulo
É extremamente revoltando ver que a nossa midia não dá a mínima para a verdadeira inteligência que existe no nosso país! O que mais poderiamos esperar? As eleições estão batendo na porta, e com elas, o pior lixo, um dos principais contribuintes, senão o principal, da vilania do nosso Brasil, os corruptos! Precisamos de jovens inteligentes, precisamos mudar esse caos!
24/09/2008 16:50:29
20 Rosa de Assis - maceio
Lamentavelmente, a midia enfatiza muito mais a moda das mulheres frutas, do que publicar e relatar fatos como esse, de mostrar que nosso país tem cerebros pensantes que está saturado da hipocrisia e anseia por igualdade
20/09/2008 14:33:35
21 Sérgio Beno Malschitzky - Curitiba
Esta na hora de acordar e enxergar com os próprios olhos o que vem acontecendo no Brasil. É preciso procurar se informar em fontes fidedignas para que formemos juízo de valor sobre questões políticas, econômicas e sociais a respeito da nossa Pátria, para que não nos tornemos marionetes cibernéticas a serviço de interesses escusos que visam destruir o que temos de melhor O NOSSO PATRIOTISMO, A NOSSA SAGACIDADE E A NOSSA SOBERANIA!
O sistema econômico com certeza tem que ser capitalista, mas o governo com certeza tem que ser socialista. Pois o capitalismo gera injustiças que só o socialismo pode corrigir ou amenizar. E no caso específico do Brasil, o que ocorre é que o baixo poder aquisitivo da população da base da pirâmide social é tão discrepante que impede o crescimento econômico. Pois o consumo interno é um forte aliado do desenvolvimento. Mas como aumentar o consumo interno do país com uma concentração de renda tão acentuada veja a pirâmide de distribuição da renda nacional. É aí que entra o poder do governo como fator de redistribuição de renda, seja através de programas “assistencialistas” ou através de uma política de melhoria do salário mínimo quando criado por Getúlio Vargas, destinavase a permitir a vida digna de uma família de 4 pessoas. Quando a avareza e a ganância não permitem que se valorize condignamente a força de trabalho é necessário que o governo atue como regulador destes fatores econômicos para o bem da economia como um todo. Para isto são necessárias políticas que incrementem o consumo, seja através de melhorias salariais ou de políticas de assistência social. O que não é mais admissível é um país como o Brasil, com tantos recursos naturais, continuar a manter uma discrepante e tortuosa distribuição de renda que o impossibilite crescer, a não ser por meio da exportação de bens e serviços que a maioria da população não consegue consumir internamente. Um país só atinge sua maioridade quando passa a ser Nação! O conceito de Nação implica respeito ao seu povo, costumes, tradições e principalmente justiça social. A simples constatação dessa realidade não é o suficiente para mudar a realidade. A verdade é que o “povão pobre” esta distribuindo poder aquisitivo para o “povinho rico”, quando recebe muito menos do que vale e com isso impossibilitando o seu crescimento como ser humano. Já que o ser humano é ganancioso por natureza e as religiões do mundo de hoje também, resta ao governo a grande tarefa de fazer justiça social. E o paradoxo dessa questão, é que pela falta de visão econômica capitalista “direita” da sociedade dominante, é que o nosso querido Brasil vem se arrastando e gerando pobreza há muito tempo. É por isso que continuo, apesar de denúncias e escândalos que sempre existiram e vão existir, acreditando que o governo Lula esta no caminho certo. No caminho do desenvolvimento sustentado, principalmente pelo aumento do consumo interno que esta há décadas asfixiado, e por isso mesmo, como que matando a árvore da economia, pois suas raízes estão subnutridas. Devemos exportar sim! Mas antes devemos nos preocupar com a dignidade do nosso povo. A quem interessa um PIB magnífico à custa da desgraça de um povo? Com certeza àqueles que aqui vêm a passeio, aqueles que não se identificam com o nosso Brasil, aqueles que não compreendem o conceito de Nação! O Brasil é muito grande e rico naturalmente, nada justifica tamanha injustiça social. Nunca é tarde para resgatar a dignidade de um povo. Principalmente quando é isto que fará a diferença entre crescimento com qualidade e a exploração humana. É muito fácil indignarse com a miséria alheia, mas parece ser inconcebível reconhecer as causas dela. O Brasil tem um histórico de paz, não é preciso uma revolução embora talvez, se tivesse havido, hoje seríamos uma Nação, apenas uma maior consideração para com a dignidade humana. O Brasil tem tudo que é necessário para ser uma grande Nação. Para impor uma nova ordem mundial. Baseada em conceitos de justiça social, respeito à dignidade humana, cultural e étnica. Não é porque alguém ou um país tem mais poder econômico ou bélico que ele é dono da verdade. Mesmo porque, a verdade vista por esse ângulo, um dia cobra a conta. A miséria, a violência urbana, as guerras e o tráfico de drogas, são contrapartidas contas a pagar geradas pelo descaso com o social e com a dignidade humana. É preciso dar condições mínimas de sobrevivência, com dignidade e respeito àqueles que necessitam e tiveram o direito de nascer. Pois melhor aprende aquele que não tem fome, aquele que não tem frio, aquele que não tem medo, aquele que tem saúde. É por isso que a função social compete ao governo. Porque aí não se admite o fito de lucro. Não é humano lucrar com a necessidade do próximo. Mas tenho certeza que este governo esta no caminho certo. A melhoria da qualidade de vida da base da pirâmide social vai gerar aquecimento econômico e conseqüente geração de emprego e renda. O Brasil ainda desconhece a força que o brasileiro tem. Mas isto esta mudando e todos nós veremos em breve o desabrochar desta grande Nação!
Ass.: Sérgio Beno Malschitzky, um brasileiro consciente.
13/09/2008 14:06:22
22 Renata Cavali - Chavantes
Este redação deveria ser transformada em belo artigo e publicada em todas renomadas revistas. Poderia ir mais além, ser impressa em folhetos, e distribuidos à população.
Certamente é crime deixála guardada.
Parabéns, Clarice Zeitel, filha desta Pátria Amada, Brasil!!
11/09/2008 23:50:13
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.