Universo Escolar
Paulo Fernando de Castro  Professor, escritor e palestrante; Autor do livro infantil “Em Busca da Chave Mágica”.

A Palavra - 29/08/2008
A importância de escolher bem o que se diz

'

As “sementes de palavras” não germinam quando plantadas na mente árida; mas quando plantadas na mente fecunda, germinam e se desenvolvem com vigor. O desenvolvimento da fala indica desenvolvimento da inteligência. As palavras devem ser proferidas com brandura e pronunciadas com clareza. Dizer palavras sem clareza tolhe o desenvolvimento da inteligência humana. Alguns adultos, por acharem graciosas as onomatopéias balbuciadas por crianças pequenas, procuram imitá-las quando falam com elas.

Procedendo assim eles estão, de certo modo, regredindo ao nível infantil e, portanto, não poderão contribuir para o desenvolvimento da criança. Em vez de dizer frases como “olha o au-au” ou “olha o miau-miau”, devem expressar claramente ”olha o cachorro”, ”olha o gato”.

Caso desejem dar um toque infantil ao falar com uma criança, poderão dizer, por exemplo, ”O cachorro faz au-au”. Assim, a criança aprenderá simultaneamente a palavra correta que indica esse animal e a onomatopéia a ele relacionada. Toda expressão falada ou escrita tem que ter certo cuidado.

Se as palavras usadas diariamente são agressivas, está sendo formado um caráter agressivo. O comportamento e o temperamento dos jovens de hoje se tornam cada vez mais grosseiros porque deixaram de usar linguagem polida e elegante. Eles são desvirtuados para uma direção errada e saboreiam uma sensação de liberdade no uso propositado de linguagem grosseira e incorreta.

Isso nos lembra como percebemos e somos influenciados por palavras ou canções de tom pervertido que tornam a pessoa um elemento degenerado. A palavra grosseira implanta na pessoa um caráter violento e rude. Ao contrário, se procurarmos usar constantemente palavras boas e polidas, a personalidade dessa pessoa será virtuosa e terá aparência educada. Portanto, boas palavras constroem bons hábitos.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










11 COMENTÁRIOS

1 Denise Ferraz - Peruibe SP
Tenho 46 anos,vivi toda a minha infância em conflito dentro de casa. Sei exatamente o que o texto quer dizer.Hoje me encontro com enorme dificuldade de dicernimento para escrever redação,resumos,cartas etc. Caso,queira me ajudar,agradeço imensamene. Abraço de uma amiga
28/02/2011 08:49:58


2 Edivan Sousa - Taboão da Serra
Olá Fernando, Obrigado pelo link. Li o alguns dos seus artigos achei interessantes. Uma abraço, Edivan
16/02/2011 13:33:38


3 LILIAN JANE ANTUNES DOS SANTOS - MONTES CLAROS/MG
AH, SE TODO PAIMÃE..... AH, SE TODO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL LESSE ESTE ARTIGO......A MARIA MONTESSORI JÁ DIZIA QUE DE 0 A 6 ANOS SE EDUCA UMA CRIANÇA! DESDE O PERÍODO INTRAUTERINO A CRIANÇA DEVE TER ESTE DIREITO POIS O MESMO LHE ASSISTE!..... DESDE UMA BOA LEITURA, UMA BOA SELETA MUSICAL E DE HISTÓRIAS INFANTIS.... E SE ASSIM AGISSEM, TERÍAMOS MELHORES RESULTADOS NOS EXAMES NACIONAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA....... FALAR BEM, CORRETAMENTE, COM CLAREZA E PRECISÃO DE DETALHES É PRIVILÉGIO DE POUCOS!..... ATENÇÃO SENHORES PROPRIETÁRIOS DE ESCOLINHAS DE PONTA DE ESQUINA, COM PROFESSORES SEM FORMAÇÃO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIA! ATENÇÃO SENHORES PAIS QUE OPTAM POR INSERIR SEUS FILHOS EM ESCOLAS SEM IDENTIDADEIDONIEDADE, SEM PPP, SEM UM PROFISSIONAL CAPACITADO..... SENHORES QUE PREZAM O COMODISMO E VALORE$$ IRRISÓRIOS EM VIRTUDE DA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO..... QUE RAIO DE EDUCAÇÃO ESTÃO DANDO PARA AS NOSSAS CRIANÇAS COM A SUA PERMISSÃO???? LEIAM ESTE ARTIGO, POR FAVOR!!!!!.....
11/01/2011 02:59:28


4 Valéria de Pádua Flerui - Lençóis Paulista SP
Parabéns pelo texto.È bom as pessoas saberem que a construção de um ser humano descente depende também da maneira correta de se falar deste criança .
21/05/2009 14:19:19


5 Glória Fernanda Ribeiro Moreira - São gonçalo
Parabéns pelo artigo. É excelente! A própria Bíblia ensina que a palavra dura provoca ira e a palavra branda desvia o furor Precisamos, no nosso dia a dia, colocar em prática para que possamos ser referencial a nossas crianças. Parabéns professor!!
25/02/2009 19:30:42


6 reinaldo prado - São José dos Campos SP
Toda palavra proferida ao vento vai soar belo em solo fértil. Vai soar rude em solo pobre. Para uma criança pequena gestos soam mais expressivos do que augurio de seu caráter ainda em formação.
15/02/2009 09:26:49


7 Clayton Rodrigues - São José dos Campos
Não há dúvidas sobre o poder da palavra, concordo plenamente com o artigo. E a culpa do palavreado rude e hostil, cada dia mais comum no vocabulário de nossas crianças, está ligada diretamente ao deturpamento da cultura. Crianças que crescem ouvindo músicas com letras depreciativas e violentas, assistindo programas que ao invés de educar as tornam viciadas e ouvindo dos próprios pais palavras de baixo calão, com certeza serão adultos rudes, violentos e até marginalizados. Parabéns pelo artigo professor.
14/01/2009 13:22:39


8 Cristiane Lopes - São Paulo
Concordo plenamente com o artigo, pois sabemos que a palavra tem força criadora. Abraços Cris
10/12/2008 18:11:46


9 Divani rodrigues - Chapadão do Céu,Go
muito importante seus ensinamentos principalmente no que se refere à maneira de como falarmos com a criança
04/12/2008 17:32:59


10 Rodrigo Rosa - São Paulo
Parabéns pelo belo texto. Sem dúvida, boas palavras criam um boa vida.
09/09/2008 12:41:59


11 solange - bauru sp
é interessante que se dê dicas de comportamento, principalmente quando se trata de um educador, onde sem perceber poderemos passar conceitos errados para as crianças.
04/09/2008 17:43:29


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.