Universo Escolar
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Pedagoga e Escritora. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atua como Orientadora Pedagógica na E.M.Francisca Pinheiro Teixeira e Orientadora Educacional no C.E.Lameira de Andrade, Cantagalo-RJ. Autora do livro Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Editora Autores Associados. Consultora Pedagógica e Palestrante. Contatos pelo ravenamedel@yahoo.com.br

Motivação na Aprendizagem - 06/08/2008
Será possível ainda formar cidadãos éticos e interessados no saber?

'

Os professores estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam. 

Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado.

Em qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. 

Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender. 

O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Como por exemplo:

  • Dar tratamento igual a todos os alunos;
  • Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar;
  • Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;
  • Ser paciente e compreensivo com o aluno;
  • Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;
  • Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;
  • Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno;
  • “Acolher” realmente o aluno;
  • Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado;
  • Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;
  • Fazer de cada aula um momento de real reflexão;
  • Ter expectativas positivas acerca do aluno;
  • Saber ouvir o aluno;
  • Não ridicularizá-lo jamais;
  • Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;
  • Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;
  • Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;

O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa, desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










3 COMENTÁRIOS

1 Simone - Macatuba
No momento atual as crianças precisam ser muito motivadas com assuntos interessantes que estimulem sua criatividade. Hoje nós professores temos que buscar estratégias e recursos que estimulem sua imaginação e despertam interesses. as crianças de hoje estão em busca de coisas diferentes e prazerosas.
15/06/2009 10:23:57


2 marcilene costa - jardim do seridó rn
adorei o artigo porque serve até para os orientadores que dormem no tempo
03/09/2008 15:18:25


3 Cristiana Diniz - JUINA MT
ADOREI O ASSUNTO ATÉ PQ É O TEMA DA MINHA MONOGRAFIA, GOSTARIA DE SABER UM POUCO MAIS SOBRE TEORICOS NESTA ÁREA.
18/08/2008 10:55:13


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.