Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Pedagoga e Escritora. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atua como Orientadora Pedagógica na E.M.Francisca Pinheiro Teixeira e Orientadora Educacional no C.E.Lameira de Andrade, Cantagalo-RJ. Autora do livro Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Editora Autores Associados. Consultora Pedagógica e Palestrante. Contatos pelo ravenamedel@yahoo.com.br
Motivação na Aprendizagem
Será possível ainda formar cidadãos éticos e interessados no saber?
Os
professores estão sempre se perguntando sobre o que devem
fazer para que os alunos realmente aprendam.
Segundo
o dicionário Silveira Bueno, motivação
quer dizer exposição de motivos ou causas;
animação; entusiasmo. Através dessas
definições, pode-se constatar que estar motivado
é estar animado, entusiasmado. Para isso, é
necessário ter motivos para se chegar a esse estado.
Em
qualquer coisa que se faça na vida, é
necessário primeiro a vontade de realizá-la,
senão nada acontece. Isso também ocorre na
educação.
Educação
requer Ação e como resultado dessa
ação, há o APRENDIZADO. Mas para que
se realize a ação e esta resulte no aprendizado
é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE,
nesse caso, a vontade de aprender.
O
professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer
com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer
estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender.
Como por exemplo:
- Dar tratamento igual a todos
os alunos;
- Aproveitar as
vivências que o aluno já tem e traz para a escola
no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham
relação, isto é, estejam ligados
à realidade do aluno, a sua história de vida,
respeitando a sua vida social, familiar;
- Mostrar-se
disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode
contar sempre com o professor;
- Ser paciente e compreensivo
com o aluno;
- Procurar elevar a
auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;
- Utilizar métodos
e estratégias variadas e propostas de atividades
desafiadoras;
- Mostrar-se aberto e afetivo
para e com o aluno;
- “Acolher”
realmente o aluno;
- Dar carinho e limites na
medida certa e no momento adequado;
- Manter sempre um bom
relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;
- Fazer de cada aula um
momento de real reflexão;
- Ter expectativas positivas
acerca do aluno;
- Saber ouvir o aluno;
- Não
ridicularizá-lo jamais;
- Amar muito o que faz, a sua
profissão de professor;
- Mostrar para o aluno que ele
pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu
lugar e o seu valor no mundo;
- Perceber que ele, o
professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;
O
professor deve ensinar o aluno a ser ético e
crítico, mostrando a ele que a crítica
é boa, desde que feita de maneira adequada e que a
ética é fundamental em qualquer relacionamento
humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros.