Filosofando
 

O porco e o cavalo - 26/03/2008
Sobre esforço e reconhecimento...

'

Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava para completar a sua coleção o exemplar de uma determinada raça. Certo dia ele descobriu que o seu vizinho tinha um espécime dessa variedade. Assim, ele se esforçou e convenceu seu vizinho até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário:

- Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante três dias, no terceiro dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.

Neste momento, o porco escutava toda a conversa. No dia seguinte deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:

- Força amigo! Levanta daí, senão você será sacrificado!

No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:

- Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer! Vamos lá, eu te
ajudo a levantar… Upa!

No terceiro dia deram o medicamento e o veterinário disse:

- Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode
contaminar os outros cavalos.

Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:

- Cara, é agora ou nunca, levanta logo! Coragem! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos... um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa vai… Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa! Você venceu, Campeão!

Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:

- Milagre! O cavalo melhorou. Isso merece uma festa… “Vamos matar o porco!”

Isso acontece com freqüência no ambiente de trabalho. Ninguém percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso. Saber viver sem ser reconhecido é uma arte, afinal quantas vezes fazemos o papel do porco amigo ou quantos já nos levantaram e nem o sabor da gratidão puderam dispor? 

Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










11 COMENTÁRIOS

1 Flavia Teixeira - Nova Iguaçu Rio de Janeiro
Adorei seus artigos. Acho que vou viciar. Essa página está me ajudando muito.
30/01/2010 20:44:16


2 SILMARA CRISTINA GHIROTTI LOPES - LENÇÓIS PAULISTA
TAMBÉM SOU A FAVOR QUE CADA UM DEVE FAZER A SUA PARTE, SENDO RECONHECIDO OU NÃO. TUDO O QUE FAZEMOS DE BEM SEM OLHAR AQUEM, EU ACREDITO, QUE DE ALGUMA FORMA A RECOMPENSA VIRÁ. NUNCA ESTAMOS SOZINHOS.
01/06/2009 09:14:18


3 Daiane - Sta Rosa
Seu artigo é de um assunto muito atual para mim por ex;estou iniciando meu lado profissional agora, e me identifiquei muitas vzs vazmos algo muito importante mas não ganhamos nenhum tipo d agradecimento...
10/06/2008 22:38:15


4 Sheyla Mara - Rio de Janeiro
Bom dia! Gostei muito do artigo. Muita das vezes um gesto de incentio vem de onde nós menos esperamos. Às vezes as pessoas que estão ao nosso lado, que caminha conosco, que sabe das nossas dificuldades, não nos dão uma palavra de incentivo. Mas de onde menos se espera é que vem palavras e atitudes que nos darão uma nova visão da situação, que nos ergue e nos impulsiona a ir adiante. Porém a competição está presente no nosso dia-a-dia dia, devemos saber lidar com elas e fazer a nossa parte, pois se formos realizar o trabalho visando apenas sermos recompensados ficaremos frustrados, por isso que devemos fazer a nossa parte porque a recompensa e o reconhwecimento vem como acréscimo no tempo certo.
05/06/2008 11:42:28


5 Leonardo - São Paulo
Muito interessante,mas devemos avançar em nosso compromisso de ajudar as pessoas,sabendo que alquem em algum lugar esta vendo.23/05/08. 22:50hs.
24/05/2008 22:44:24


6 Daniela Martins - São Paulo SP
Este texto retrata a vida real, nem sempre a vida é justa, mas a consciência limpa e a sensação de dever cunprido, não tem preço!!!
14/05/2008 10:20:44


7 lucia merez - São Paulo-SP
Linda mensagem!!! Nem sempre temos o devido reconhecimento, porém na hora certa ele virá.Mas independente de tê-lo ou não, façamos a nossa parte, assim como fez o porco...afinal ele conseguiu seu objetivo: levantar o moral do seu amigo cavalo e salvou uma vida(o que é o maior dos feitos!!!)
03/05/2008 17:53:29


8 Fernanda Fanhani - Presidente Prudente
Gostei muito do artigo. Estou cursando o ultimo ano do curso de Pedagogia, e na disciplina de Administração escolar,falamos muito sobre a importancia do gestor, do lider reconhecer e valorizar o trabalho de quem merece, de quem se esforça.Contribuiu para meu aprendizado. Obrigada
27/04/2008 01:10:24


9 Cláudia Rodrigues Braga - Boa Vista de Minas
Achei ótimo o artigo, continuem publicando outros assim. Um abraço.
24/04/2008 13:52:13


10 Alécio Rios de Sousa - Quixabeira
Muito interessante a história. Isso demostra que devemos valorizar as pessoas que estão próximas de nós, dando o seu braço para que possamos nos levanta a cada trapeço, levando em consideração a luz que irradia através dessa pessoa que nos acalenta, nos protege, nos oferece energia para continuarmos a caminhar. 01/04/2008 10:30;25
01/04/2008 10:31:32


11 Jonas Fernandes da Silva - Sorocaba-SP
Achei muito interessante a história do porco e do cavalo. Na verdade muitas pessoas que merecem o reconhecimento, não são vistas, mas vale a pena fazermos o nosso trabalho da melhor forma possível, pois um dia teremos as nossas recompensas.
31/03/2008 21:38:23


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.