GeoEducação - 14/11/2007
Usos pedagógicos de mapas colaborativos
Atualmente, a tecnologia oferece diversas ferramentas para inovar as formas de ensino-aprendizado. Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são um desses recursos que podem oferecer conteúdo e aprendizagem de uso multidisciplinar.
Entretanto, ainda não há um ambiente adequado
para explorar os SIG e é nesse espaço que entra o
GeoEducação*, uma iniciativa do portal GeoBusca (www.geobusca.net),
do Instituto de Artes da Unicamp (www.iar.unicamp.br)
e que conta com o DataIPSO, banco de dados do Instituto de Pesquisas e
Projetos Sociais e Tecnológicos (IPSO - www.ipso.org.br).
E, mais recentemente, o projeto ganhou o apoio do Planeta
Educação.
O GeoEducação será um portal de acesso gratuito que proporcionará um ambiente colaborativo de aprendizagem e irá difundir os usos pedagógicos de mapas computadorizados e imagens de satélite, integrando pesquisadores, professores e alunos de todo o Brasil.
O projeto está baseado em recursos que estimulam a interação entre os usuários, com área personalizada e possibilidade de compartilhamento de mensagens entre eles.
O portal poderá ser utilizado por professores de todas as disciplinas. Durante as aulas de Literatura, por exemplo, o professor poderá propor aos alunos que façam o levantamento do percurso dos personagens de Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
O GeoEducação tornará possível a troca de informações relativas a essa atividade entre os estudantes, que poderão marcar a trajetória dos personagens nas imagens de satélite. Depois disso, os pontos marcados ficarão disponíveis para consultas de qualquer pessoa que visitar o site.
Se um professor ou aluno, de qualquer parte do Brasil, também estiver fazendo uma pesquisa sobre o assunto, poderá ver os trajetos assinalados e, se desejar, poderá contribuir adicionando novos pontos.
Para promover a interdisciplinaridade, as atividades poderão ser pesquisadas por vários indexadores como assunto, região geográfica, autor, objetivo da atividade, e não apenas por disciplina.
Se um professor de História estiver pesquisando a região Nordeste e encontrar a atividade sobre as personagens de Graciliano, poderá adaptá-la para suas necessidades e explorar, por exemplo, o contexto da época em que os personagens viviam ou comparar com o contexto atual, empregando os indicadores sociais do DataIPSO (www.dataipso.utopia.com.br), tais como: Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), população, densidade demográfica, taxa de alfabetização, renda per capita e esperança de vida, entre outros.
A proposta do novo portal possibilita o engajamento de professores e alunos em atividades de coleta de dados transdisciplinares e desperta o olhar crítico dos participantes, num ambiente em que todos podem aprender de maneira colaborativa.
Nesta fase, o GeoEducação está formando parcerias com o IPES Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (IPES - www.ipes.cemib.unicamp.br) e o Planeta Educação, que irão oferecer espaços para a realização de oficinas de capacitação em telecentros e escolas estaduais. Os testes serão fundamentais para o projeto desenvolver um site piloto e, na fase seguinte, ser lançado oficialmente. A participação e o interesse dos educadores serão fatores decisivos para o sucesso dessa fase. Então, educadores, fiquem atentos e participem das oficinas do GeoEducação!
Informações: sung@zenitpolar.com.br
*GeoEducação é projeto de
pós-doutorado de Bressane e está vinculado ao
grupo de pesquisa Cultura, Sociedade e Mídias, sob a
supervisão do professor José Armando Valente,
professor do Departamento de Multimeios, Mídias e
Comunicação do Instituto de Artes e Pesquisador
do Núcleo de Informática Aplicada à
Educação (Nied - www.nied.unicamp.br).
1 ÁLISSON FILIPE DA SILVA SANTOS - Catende PE
Parabéns pelo projeto.
Sou professor de geografia, e gostaria que vocês me dessem uma dica para trabalhar com alunos do 6º ao 9º ano !!!
26/06/2012 20:54:23
2 Elmavonice - PiraporaMG
Informação muito útil e interessante.
14/04/2011 16:54:22
3 antonia souza - piraquêTo
sou professora de geografia e gostaria de receber sugestões de como aplicar melhor os conteúdos cartográficos, pois venho tentando alguns métodos porém alguns alunos vem apresentando dificuldades no aprendizado. e a propósito parabéns pelo projeto,
04/08/2010 14:33:06
4 Celia Brandão - Campina Grande Paraíba
Sou professora de Geografia. Gostaria muito de receber sugestões de projetos interdisciplinares para trabalhar com alunos d0 6º ao 9º ano.
21/02/2010 17:07:37
5 elias - recife
o projeto e bastante interessante. elias
09/09/2009 09:37:48
6 Maria Luisa Domingues Ferreeira - JuinaMT
OLÁ PROFª E DR: TENHO FEITO ALGUMAS ATIIVIDADES EM SALA DE AULA COM MEUS ALUNOS TRABALHO GEOGRAFIA,E GOSTARIA DE TORNAR ESTAS ATIVIDADES EM ARTIGO PODERIA ME AJUDAR .MUITO OBRIGADO.
09/02/2009 16:56:29
7 maria ribeiro - SJC
bom
07/10/2008 11:01:33
8 Sara - Boa Vista-RR
estou fazendo minha monografia sobre a utilização do SIG como recurso didático, gostaria de ver seu material, mas nao consigo de jeito nenhum abrir
23/04/2008 21:35:22
9 Angelica C. Di Maio - Niterói
Parabéns pelo Projeto. Apenas gostaria de acrescentar que com relação aos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), existe desde 2003 um sítio educativo que trata das geotecnologias na geografia. Este trabalho foi parte da minha tese de doutorado. Inicialmente o site estava em uma Universidade em São José dos Campos (www1.univap.br/~geodem), onde trabalhei com escolas públicas do ensino básico. Hoje o site está na Universidade Federal Fluminense (Niterói,RJ), onde desenvolvo pesquisa sobre o uso das geotecnologias no ensino (www.uff.br/geoden). O projeto GEODEN (Geotecnologias Digitais no Ensino) tem obtido bons resultados junto a professores e alunos. O SIG utilizado para as atividades é o SPRING, de domínio público, desenvolvido pelo INPE.
Atenciosamente,
Profa. Dra. Angelica Di Maio
10/12/2007 10:57:59
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