Planeta Educação

De Olho na História

Sung Hee Koh Jornalista

GeoEducação
Usos pedagógicos de mapas colaborativos

Atualmente, a tecnologia oferece diversas ferramentas para inovar as formas de ensino-aprendizado. Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são um desses recursos que podem oferecer conteúdo e aprendizagem de uso multidisciplinar. 


Entretanto, ainda não há um ambiente adequado para explorar os SIG e é nesse espaço que entra o GeoEducação*, uma iniciativa do portal GeoBusca (www.geobusca.net), do Instituto de Artes da Unicamp (www.iar.unicamp.br) e que conta com o DataIPSO, banco de dados do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (IPSO - www.ipso.org.br). E, mais recentemente, o projeto ganhou o apoio do Planeta Educação.

O GeoEducação será um portal de acesso gratuito que proporcionará um ambiente colaborativo de aprendizagem e irá difundir os usos pedagógicos de mapas computadorizados e imagens de satélite, integrando pesquisadores, professores e alunos de todo o Brasil. 

O projeto está baseado em recursos que estimulam a interação entre os usuários, com área personalizada e possibilidade de compartilhamento de mensagens entre eles.

O portal poderá ser utilizado por professores de todas as disciplinas. Durante as aulas de Literatura, por exemplo, o professor poderá propor aos alunos que façam o levantamento do percurso dos personagens de Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 

O GeoEducação tornará possível a troca de informações relativas a essa atividade entre os estudantes, que poderão marcar a trajetória dos personagens nas imagens de satélite. Depois disso, os pontos marcados ficarão disponíveis para consultas de qualquer pessoa que visitar o site. 

Se um professor ou aluno, de qualquer parte do Brasil, também estiver fazendo uma pesquisa sobre o assunto, poderá ver os trajetos assinalados e, se desejar, poderá contribuir adicionando novos pontos.

Para promover a interdisciplinaridade, as atividades poderão ser pesquisadas por vários indexadores como assunto, região geográfica, autor, objetivo da atividade, e não apenas por disciplina. 

Se um professor de História estiver pesquisando a região Nordeste e encontrar a atividade sobre as personagens de Graciliano, poderá adaptá-la para suas necessidades e explorar, por exemplo, o contexto da época em que os personagens viviam ou comparar com o contexto atual, empregando os indicadores sociais do DataIPSO (www.dataipso.utopia.com.br), tais como: Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), população, densidade demográfica, taxa de alfabetização, renda per capita e esperança de vida, entre outros.

A proposta do novo portal possibilita o engajamento de professores e alunos em atividades de coleta de dados transdisciplinares e desperta o olhar crítico dos participantes, num ambiente em que todos podem aprender de maneira colaborativa.

Nesta fase, o GeoEducação está formando parcerias com o IPES Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (IPES - www.ipes.cemib.unicamp.br) e o Planeta Educação, que irão oferecer espaços para a realização de oficinas de capacitação em telecentros e escolas estaduais. Os testes serão fundamentais para o projeto desenvolver um site piloto e, na fase seguinte, ser lançado oficialmente. A participação e o interesse dos educadores serão fatores decisivos para o sucesso dessa fase. Então, educadores, fiquem atentos e participem das oficinas do GeoEducação!

Informações: sung@zenitpolar.com.br
*GeoEducação é projeto de pós-doutorado de Bressane e está vinculado ao grupo de pesquisa Cultura, Sociedade e Mídias, sob a supervisão do professor José Armando Valente, professor do Departamento de Multimeios, Mídias e Comunicação do Instituto de Artes e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied - www.nied.unicamp.br).

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