De Olho na História
GeoEducação
Usos pedagógicos de mapas colaborativos
Atualmente, a tecnologia oferece diversas ferramentas para inovar as formas de ensino-aprendizado. Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são um desses recursos que podem oferecer conteúdo e aprendizagem de uso multidisciplinar.
Entretanto, ainda não há um ambiente adequado
para explorar os SIG e é nesse espaço que entra o
GeoEducação*, uma iniciativa do portal GeoBusca (www.geobusca.net),
do Instituto de Artes da Unicamp (www.iar.unicamp.br)
e que conta com o DataIPSO, banco de dados do Instituto de Pesquisas e
Projetos Sociais e Tecnológicos (IPSO - www.ipso.org.br).
E, mais recentemente, o projeto ganhou o apoio do Planeta
Educação.
O GeoEducação será um portal de acesso gratuito que proporcionará um ambiente colaborativo de aprendizagem e irá difundir os usos pedagógicos de mapas computadorizados e imagens de satélite, integrando pesquisadores, professores e alunos de todo o Brasil.
O projeto está baseado em recursos que estimulam a interação entre os usuários, com área personalizada e possibilidade de compartilhamento de mensagens entre eles.
O portal poderá ser utilizado por professores de todas as disciplinas. Durante as aulas de Literatura, por exemplo, o professor poderá propor aos alunos que façam o levantamento do percurso dos personagens de Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
O GeoEducação tornará possível a troca de informações relativas a essa atividade entre os estudantes, que poderão marcar a trajetória dos personagens nas imagens de satélite. Depois disso, os pontos marcados ficarão disponíveis para consultas de qualquer pessoa que visitar o site.
Se um professor ou aluno, de qualquer parte do Brasil, também estiver fazendo uma pesquisa sobre o assunto, poderá ver os trajetos assinalados e, se desejar, poderá contribuir adicionando novos pontos.
Para promover a interdisciplinaridade, as atividades poderão ser pesquisadas por vários indexadores como assunto, região geográfica, autor, objetivo da atividade, e não apenas por disciplina.
Se um professor de História estiver pesquisando a região Nordeste e encontrar a atividade sobre as personagens de Graciliano, poderá adaptá-la para suas necessidades e explorar, por exemplo, o contexto da época em que os personagens viviam ou comparar com o contexto atual, empregando os indicadores sociais do DataIPSO (www.dataipso.utopia.com.br), tais como: Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), população, densidade demográfica, taxa de alfabetização, renda per capita e esperança de vida, entre outros.
A proposta do novo portal possibilita o engajamento de professores e alunos em atividades de coleta de dados transdisciplinares e desperta o olhar crítico dos participantes, num ambiente em que todos podem aprender de maneira colaborativa.
Nesta fase, o GeoEducação está formando parcerias com o IPES Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (IPES - www.ipes.cemib.unicamp.br) e o Planeta Educação, que irão oferecer espaços para a realização de oficinas de capacitação em telecentros e escolas estaduais. Os testes serão fundamentais para o projeto desenvolver um site piloto e, na fase seguinte, ser lançado oficialmente. A participação e o interesse dos educadores serão fatores decisivos para o sucesso dessa fase. Então, educadores, fiquem atentos e participem das oficinas do GeoEducação!
Informações: sung@zenitpolar.com.br
*GeoEducação é projeto de
pós-doutorado de Bressane e está vinculado ao
grupo de pesquisa Cultura, Sociedade e Mídias, sob a
supervisão do professor José Armando Valente,
professor do Departamento de Multimeios, Mídias e
Comunicação do Instituto de Artes e Pesquisador
do Núcleo de Informática Aplicada à
Educação (Nied - www.nied.unicamp.br).