Aprender com as Diferenças
Luís Campos - Blind Joker Salvador - Bahia – Brasil

A Espada era a Lei - 08/11/2007
Capítulo III

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Notas sobre esta Transcrição

1. Com a letra "Q" seguida de um número, identifico o quadrinho.


2. Com um “*” identifico as Onomatopéias.


3. Com a letra "N" identifico o Narrador.


4. Alguns quadros, nos quais as cenas eram quase as mesmas, foram suprimidos, mas isso não interfere na compreensão da história. Em outros, acrescento informações para melhor compreensão destes;


5. A ledora foi Anair Campos, minha irmã, cuja ajuda foi valiosa para a realização deste trabalho, a quem agradeço a força;


6. Espero contar com todos para a disseminação desta obra entre os Deficientes Visuais, especialmente as crianças, a quem é dedicada;


7. Este material destina-se às pessoas portadoras de Deficiência Visual, sendo vedado seu uso com fins comerciais;


8. A história transcrita aqui foi levada às telas como desenho animado dos Estúdios Walt Disney e publicada em HQ pela Editora Abril Jovem na coleção "Clássicos Disney em Quadrinhos", em 1990.


9. A expressão "Xiii" nesta transcrição foi substituída por "Chii" porque o Dosvox fala a primeira como se fosse o número 13;


10. Os quadros são numerados por capítulos, por isso sempre se iniciam com "Q1".

Sinopse: A Espada era a Lei

Um jovem garoto desajeitado, protegido e aprendiz do Mago Merlin, ouve dizer que aquele que conseguisse retirar uma espada mágica de uma pedra, seria declarado Rei da Inglaterra, e resolve aceitar o desafio, o que provoca risos dos outros interessados. Mas para surpresa de todos, o garoto obtêm êxito tornando-se o lendário Rei Arthur.

A Espada era a Lei.
Capítulo III - Verruga Vira Peixe

Q1. Merlin está ao lado de Verruga e Arquimedes pousado no galho de uma árvore próxima. Eles estão diante do fosso que circunda o castelo, vendo-se ao fundo a ponte levadiça e algumas partes do castelo.

Merlin - Deixe-me ver se recordo aquela fórmula do peixe! Ah, sim... Lá vai! Aquarius aquáticus aqualitus om! aquadigitoniun!


* FUMP! CHUÁ!


Q2. Merlin e Verruga transformados em peixes conversam enquanto nadam. Verruga está de barriga pra cima e Merlin o ensina a portar-se como um peixe.


Verruga - Upa! Não consigo ficar direito! Merlin!


Merlin - Aqui estou! Eh, eh, eh! Pensou que podia sair disparado como um rojão, hein?


Verruga - B-bem, eu virei peixe, não virei?


Merlin - Mas isso não quer dizer que você pode nadar como um peixe! Por isso você precisa usar a cabeça!


* FLOP! (Verruga mergulhando)

Merlin - Aprenda... Cada batida de uma nadadeira cria movimento! Vamos pegar o ritmo! Um, dois! Esquerda, direita! Avançar, recuar! Para cada elevação, existe uma depressão! Para cada ida, existe uma partida!


Q3. Vê-se a ponte levadiça e uma das correntes desta está à flor d`água e eles a pulam e continuam nadando, enquanto conversam. Merlin nada à frente de Verruga.

Merlin - Você precisa olhar sempre para cima! Não seja um medíocre! Não fique de braços cruzados dizendo "é o destino!"


Q4. Eles estão nadando e atrás deles vê-se um crocodilo.


Merlin - Depende de você ver até onde pode chegar! Se não tentar, nunca saberá! Na vida, os fortes sempre tentarão conquistá-lo!


Q5. Verruga percebe o crocodilo e passa à frente de Merlin.


Merlin - E é isso que você pode esperar, a menos que use o cérebro!


Verruga - Socorro, Merlin! Socorro!


Merlin (Olhando para trás) - Aaai! É um enorme Lúcio!


Verruga - Socorro! Socorro! Use sua mágica! Não quero ser mais peixe!


Q6. Merlin entra num elmo que está dentro do fosso e Verruga fica nadando em volta, fugindo do crocodilo que tenta abocanhá-lo.


Merlin - N-não consigo lembrar as palavras!


* NHAC! CLANC!


Q7. Verruga consegue passar entre a corrente e a ponte levadiça. O crocodilo, ao tentar pegá-lo, fica preso na corrente.


Merlin - Foi um bom golpe passar por esta corrente, menino! Você está usando a cachola! Bravo, rapaz! Grande estratégia! Acho que você entendeu a lição!


Verruga - Sim! A inteligência vale mais que a força bruta!


Merlin - Agora vamos voltar ao estado anterior! Hum... Deixe ver... Hocus pocus... Não consigo lembrar a fórmula!


Verruga - Chi! Então é melhor sairmos daqui!


Nota: O "chi" acima deveria ser escrito "xi", mas o Dosvox entende como se fosse algarismo romano. Daqui por diante escreverei assim!


Q8. Verruga pula para um paredão junto à parede do castelo. Mas logo depois escorrega e o crocodilo está na água à sua espera.
* PLOP!


Verruga - Ufa!

* NHAC! (Crocodilo tentando pegar o peixinho)


Verruga (Escorregando no limo) - E-e-estou escorregando! Socorro, Merlin! Socorro!

Arquimedes - Hein? Quê? É o Verruga!

Q9. O crocodilo está com a boca aberta à espera que Verruga caia. Arquimedes voa e pega Verruga no ar, antes de cair na boca do bicho. O crocodilo fecha a boca vazia.
* NHAC!


Arquimedes - Ufa!


Q10. Merlin volta a ser gente. Verruga, ainda um peixe, está na margem do fosso. Arquimedes está num galho de uma árvore.

* PUF!


Merlin - Pronto! Agora vou transformar aquele monstro num lambari! Vou...


Verruga - Merlin!


Merlin - Que... Ah! Você está aí, rapaz!


Q11. Merlin usa a varinha mágica e Verruga volta a ser gente.


* PIF! POF! PUF!


Merlin - Como conseguiu escapar daquela confusão?


Verruga - O Arquimedes me salvou!


Q12. Merlin e Verruga estão ao lado do fosso. Ao fundo, sobre a ponte levadiça vê-se Sir Heitor e Kay.


Sir Heitor - Verruga! Verruga!


Verruga (Saindo correndo) - Chi! É Sir Heitor! Preciso ir!


Q13. Verruga, Sir Heitor e Kay estão sobre a ponte.


Sir Heitor - Por onde andou?


Verruga - No fosso, Senhor!


Sir Heitor - No fosso?


Verruga - Sim! Sabe, Merlin nos transformou em peixes e depois veio um Lúcio enorme...

Sir Heitor - Chega! Três castigos por se atrasar e mais três pela história do peixe! Vá já para a cozinha!


Verruga - Sim, Senhor!


Q14. Verruga sentado diante de uma tina lavando um caldeirão, tendo algumas panelas e outros vasilhames. Merlin entra na cozinha.


Narrador - Depois...


Verruga (Cantando) - Para cada elevação, existe depressão!


Merlin (Cantando) - Para cada ida, existe uma partida!


Verruga - Ah! É o Senhor, Seu Merlin?!


Merlin - Diga-me, jovem! Que tal virar um esquilo? Você poderia aprender algo mais!


Verruga - É melhor que não! Recebi seis castigos e, além disso, tenho de limpar a cozinha!


Merlin - Tenho que modernizar esta confusão medieval... Vou fazer uma linha de montagem!


Verruga - Mas eu é que devo fazer isso!


Merlin - Ninguém notará a diferença! Que importa, contanto que o trabalho seja feito!


Q15. Vêem-se os pratos e panelas entrando na tina por um lado e saindo, após lavados, pelo outro e vão se arrumando sobre a pia. As vassouras varrem e lavam o chão da cozinha.


Merlin - Higitus figitus zumba zadinha! Venham todos limpar a cozinha! Entrem na tina, um por um! E limpem sem fazer zunzum! Vamos toalha, vá enxugando! E vocês, pratos, vão se empilhando! Limpar, esfregar, varrer! Não há tempo a perder!


* VUUCHI! VUUCHI! PLACH! PLACH!


Verruga (Pegando na mão de Merlin) - Sim, vamos logo! Estou louco pra virar esquilo!

Fim do Terceiro Capítulo!

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