Aprender com as Diferenças
A Espada era a Lei
Capítulo III
Notas sobre esta Transcrição
1. Com a letra "Q" seguida de um número, identifico o quadrinho.
2. Com um “*” identifico as Onomatopéias.
3. Com a letra "N"
identifico o Narrador.
4. Alguns quadros, nos quais as cenas eram quase as mesmas, foram
suprimidos, mas isso não interfere na compreensão
da história. Em outros, acrescento
informações para melhor compreensão
destes;
5. A ledora foi Anair Campos, minha irmã, cuja ajuda foi
valiosa para a realização deste trabalho, a quem
agradeço a força;
6. Espero contar com todos para a disseminação
desta obra entre os Deficientes Visuais, especialmente as
crianças, a quem é dedicada;
7. Este material destina-se às pessoas portadoras de
Deficiência Visual, sendo vedado seu uso com fins comerciais;
8. A história transcrita aqui foi levada às telas
como desenho animado dos Estúdios Walt Disney e publicada em
HQ pela Editora Abril Jovem na coleção
"Clássicos Disney em Quadrinhos", em 1990.
9. A expressão "Xiii" nesta
transcrição foi substituída por "Chii"
porque o Dosvox fala a primeira como se fosse o número 13;
10. Os quadros são numerados por capítulos, por
isso sempre se iniciam com "Q1".
Sinopse: A Espada era a Lei
Um jovem garoto desajeitado, protegido e aprendiz do Mago Merlin, ouve dizer que aquele que conseguisse retirar uma espada mágica de uma pedra, seria declarado Rei da Inglaterra, e resolve aceitar o desafio, o que provoca risos dos outros interessados. Mas para surpresa de todos, o garoto obtêm êxito tornando-se o lendário Rei Arthur.
A
Espada era a Lei.
Capítulo III -
Verruga Vira Peixe
Q1.
Merlin está ao lado de Verruga e Arquimedes pousado no galho
de uma árvore próxima. Eles estão
diante do fosso que circunda o castelo, vendo-se ao fundo a ponte
levadiça e algumas partes do castelo.
Merlin - Deixe-me ver se recordo aquela fórmula do peixe! Ah, sim... Lá vai! Aquarius aquáticus aqualitus om! aquadigitoniun!
* FUMP! CHUÁ!
Q2.
Merlin e Verruga transformados em peixes conversam enquanto nadam.
Verruga está de barriga pra cima e Merlin o ensina a
portar-se como um peixe.
Verruga -
Upa! Não consigo ficar direito! Merlin!
Merlin -
Aqui estou! Eh, eh, eh! Pensou que podia sair disparado como um
rojão, hein?
Verruga -
B-bem, eu virei peixe, não virei?
Merlin -
Mas isso não quer dizer que você pode nadar como
um peixe! Por isso você precisa usar a cabeça!
* FLOP! (Verruga
mergulhando)
Merlin - Aprenda... Cada batida de uma nadadeira cria movimento! Vamos pegar o ritmo! Um, dois! Esquerda, direita! Avançar, recuar! Para cada elevação, existe uma depressão! Para cada ida, existe uma partida!
Q3.
Vê-se a ponte levadiça e uma das correntes desta
está à flor d`água e eles a pulam e
continuam nadando, enquanto conversam. Merlin nada à frente
de Verruga.
Merlin - Você precisa olhar sempre para cima! Não seja um medíocre! Não fique de braços cruzados dizendo "é o destino!"
Q4.
Eles estão nadando e atrás deles vê-se
um crocodilo.
Merlin -
Depende de você ver até onde pode chegar! Se
não tentar, nunca saberá! Na vida, os fortes
sempre tentarão conquistá-lo!
Q5.
Verruga percebe o crocodilo e passa à frente de Merlin.
Merlin
- E é isso que você pode esperar, a menos que use
o cérebro!
Verruga -
Socorro, Merlin! Socorro!
Merlin (Olhando para
trás) - Aaai!
É um enorme Lúcio!
Verruga
- Socorro! Socorro! Use sua mágica! Não quero ser
mais peixe!
Q6.
Merlin entra num elmo que está dentro do fosso e Verruga
fica nadando em volta, fugindo do crocodilo que tenta
abocanhá-lo.
Merlin -
N-não consigo lembrar as palavras!
* NHAC! CLANC!
Q7.
Verruga consegue passar entre a corrente e a ponte levadiça.
O crocodilo, ao tentar pegá-lo, fica preso na corrente.
Merlin
- Foi um bom golpe passar por esta corrente, menino! Você
está usando a cachola! Bravo, rapaz! Grande
estratégia! Acho que você entendeu a
lição!
Verruga
- Sim! A inteligência vale mais que a força bruta!
Merlin
- Agora vamos voltar ao estado anterior! Hum... Deixe ver... Hocus
pocus... Não consigo lembrar a fórmula!
Verruga -
Chi! Então é melhor sairmos daqui!
Nota:
O "chi" acima deveria ser escrito "xi", mas o Dosvox entende como se
fosse algarismo romano. Daqui por diante escreverei assim!
Q8.
Verruga pula para um paredão junto à parede do
castelo. Mas logo depois escorrega e o crocodilo está na
água à sua espera.
* PLOP!
Verruga -
Ufa!
* NHAC! (Crocodilo tentando pegar o peixinho)
Verruga (Escorregando no
limo) - E-e-estou
escorregando! Socorro, Merlin! Socorro!
Arquimedes - Hein? Quê? É o Verruga!
Q9.
O crocodilo está com a boca aberta à espera que
Verruga caia. Arquimedes voa e pega Verruga no ar, antes de cair na
boca do bicho. O crocodilo fecha a boca vazia.
* NHAC!
Arquimedes
- Ufa!
Q10.
Merlin volta a ser gente. Verruga, ainda um peixe, está na
margem do fosso. Arquimedes está num galho de uma
árvore.
* PUF!
Merlin -
Pronto! Agora vou transformar aquele monstro num lambari! Vou...
Verruga
- Merlin!
Merlin -
Que... Ah! Você está aí, rapaz!
Q11.
Merlin usa a varinha mágica e Verruga volta a ser gente.
* PIF! POF! PUF!
Merlin -
Como conseguiu escapar daquela confusão?
Verruga -
O Arquimedes me salvou!
Q12.
Merlin e Verruga estão ao lado do fosso. Ao fundo, sobre a
ponte levadiça vê-se Sir Heitor e Kay.
Sir Heitor
- Verruga! Verruga!
Verruga (Saindo correndo)
- Chi! É Sir Heitor! Preciso ir!
Q13.
Verruga, Sir Heitor e Kay estão sobre a ponte.
Sir Heitor
- Por onde andou?
Verruga -
No fosso, Senhor!
Sir Heitor
- No fosso?
Verruga -
Sim! Sabe, Merlin nos transformou em peixes e depois veio um
Lúcio enorme...
Sir Heitor - Chega! Três castigos por se atrasar e mais três pela história do peixe! Vá já para a cozinha!
Verruga -
Sim, Senhor!
Q14.
Verruga sentado diante de uma tina lavando um caldeirão,
tendo algumas panelas e outros vasilhames. Merlin entra na cozinha.
Narrador -
Depois...
Verruga (Cantando)
- Para cada elevação, existe depressão!
Merlin (Cantando)
- Para cada ida, existe uma partida!
Verruga -
Ah! É o Senhor, Seu Merlin?!
Merlin
- Diga-me, jovem! Que tal virar um esquilo? Você poderia
aprender algo mais!
Verruga -
É melhor que não! Recebi seis castigos e,
além disso, tenho de limpar a cozinha!
Merlin -
Tenho que modernizar esta confusão medieval... Vou fazer uma
linha de montagem!
Verruga -
Mas eu é que devo fazer isso!
Merlin
- Ninguém notará a diferença! Que
importa, contanto que o trabalho seja feito!
Q15.
Vêem-se os pratos e panelas entrando na tina por um lado e
saindo, após lavados, pelo outro e vão se
arrumando sobre a pia. As vassouras varrem e lavam o chão da
cozinha.
Merlin -
Higitus figitus zumba zadinha! Venham todos limpar a cozinha! Entrem na
tina, um por um! E limpem sem fazer zunzum! Vamos toalha, vá
enxugando! E vocês, pratos, vão se empilhando!
Limpar, esfregar, varrer! Não há tempo a perder!
* VUUCHI! VUUCHI! PLACH!
PLACH!
Verruga (Pegando na
mão de Merlin) -
Sim, vamos logo! Estou louco pra virar esquilo!