Desenvolvimento Inclusivo e Educação - 08/11/2007
Pedro Pinto / Portugal
Desenvolvimento Inclusivo – uma nova abordagem conceptual para tornar a Inclusão efectiva na Educação.
Infelizmente, a estatística tem sido parca em boas notícias. Mas os vários modelos de desenvolvimento adoptados até aos nossos dias não foram suficientes para gerar o bem-estar de todos. Não se focaram na criação de igualdade de oportunidades!
Isto quer dizer não apenas fazer da inclusão um tema de direitos humanos e um princípio de igualdade – é humana e economicamente redutor. Pelo contrário, uma abordagem operativa tem de propor alternativas, tão universais quanto possível, que permitam que as capacidades, habilidades e as diversidades de todos os grupos sejam tidas em conta no planeamento de políticas públicas ou mesmo empresariais.
No âmbito do compromisso assumido pela comunidade internacional na proclamação das Metas do Milênio, as organizações multilaterais, os governos e a sociedade civil reconhecem a necessidade de trabalhar juntos numa grande aliança que possa beneficiar os princípios de inclusão e igualdade de oportunidades, na luta contra a pobreza e em prol do desenvolvimento social, econômico e humano.
O e-learning (e de electronic mas também de emotional) é uma ferramenta notável para conferir dinamismo e efectividade ao conceito de educação inclusiva. Alargar a colaboração entre as comunidades de aprendizagem pode ajudar a identificar os problemas e a propor soluções interdisciplinares para melhorar as práticas no terreno. Existem diversas áreas onde os recursos de aprendizagem e os ambientes enriquecidos pela tecnologia podem ser desenvolvidos: adaptação curricular, acessibilidade, tecnologia assistiva, formação, políticas públicas e relações entre a escola e a família, a comunidade e a sociedade civil.
A
Educação Inclusiva pressupõe que todas
as crianças e jovens com necessidades educativas especiais
devem ser incluídas em todas as
transformações e ajustes feitos para a maioria
dos alunos.
As escolas inclusivas devem reconhecer e responder a todos as
necessidades diferentes, considerando os seus diferentes estilos e
ritmos de aprendizagem.
Apesar de, em geral, a Educação Inclusiva ser mencionada em referência à inclusão de meninos e meninas com algum tipo de deficiência dentro dos sistemas de ensino regular, cada vez mais os educadores de todo o mundo reconhecem que uma abordagem inclusiva capaz de satisfazer as necessidades dos alunos é a que promove uma educação de elevada qualidade para todos.
Muitas das crianças pobres destas regiões vão à escola em circunstâncias sociais e familiares muito complexas, que não lhes permitem condições de aprendizagem adequadas. Esta disparidade expressa por si só uma grande diversidade de necessidades, de classes distintas. A única forma de ter em consideração as necessidades de todas as crianças de uma forma efectiva é fazer uso de uma estratégia de educação inclusiva.
Referências Bibliográficas
1 Solange Maria Motta - DouradosMS
Adorei ler sobre Educação Inclusiva, terminei Pedagogia em 2010, e faço Pós em Educação Inclusiva, e adoro ler á respeito da Educação de Portugal, me inspira muito, é lindo...lindo .Deus abençoe, e te capacite cada vez mais. Solange
02/10/2011 00:27:19
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