Planeta Literatura
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

O Diário de Anne Frank - 17/12/2003
Coluna Planeta Literatura

'

Foto-de-Anne-Frank-em-1940
Anne Frank em 1940

“Espero poder confiar inteiramente em você, como jamais confiei em alguém até hoje, e espero que você venha a ser um grande apoio e um grande conforto para mim.”

Anne Frank, 12 de junho de 1942

Poucos relatos ficaram tão conhecidos como o diário escrito por uma menina judia, recém-saída da infância, que não chegaria a maioridade por se tornar mais uma vítima da intolerância e da brutalidade do nazismo alemão.

Muito mais que um simples diário, os escritos de Anne Frank se tornaram um documento histórico. São registros de uma época de dor e profunda amargura em toda a Europa, principalmente entre os judeus que viviam na Alemanha e na Polônia. O medo de serem aprisionados e transportados para campos de concentração não permitia a Anne e seus familiares nem ao menos se deslocar livremente nos estreitos espaços nos quais haviam se escondido.

Havia uma grande expectativa por parte de toda a família Frank quanto aos movimentos da guerra e as eventuais vitórias dos aliados. Essa grande ansiedade era suprida com notícias da guerra, transmitidas pelas rádios européias, como a BBC inglesa.

“A maior surpresa foi dada pelo sr. Van Daan ao anunciar, à uma hora, que os ingleses haviam desembarcado na Tunísia, Argélia, Casablanca e Oran. – Este é o começo do fim – diziam todos, mas Churchill, o primeiro-ministro britânico, que provavelmente ouvira o mesmo em Londres, disse:- Isso não é o fim. Nem mesmo é o começo do fim. É talvez o fim do começo. – Você percebe a diferença? É claro que não há razão para otimismo. A cidade russa de Stalingrado, que há três meses está se defendendo, ainda não caiu nas mãos dos alemães.”

Anne Frank, 9 de Novembro de 1942

Imagem-do-Anne-Frank-Remembered
Em 1996 foi lançado o documentário “Anne Frank Remembered” em
que se tentava apresentar um pouco da vida dessa jovem notável.

Entretanto, Anne Frank foi uma exceção, num período de grande hostilidade, preservada em sua integridade pelo esconderijo, tendo a seu dispor parcos recursos, pôde escrever a respeito daquilo que estava acontecendo na guerra e relatar, passo a passo, momento a momento, as dificuldades pelas quais seu pequeno grupo passava.

Há passagens surpreendentes em que o estado de espírito do grupo se mostrava melhor, motivado por situações corriqueiras, do cotidiano, como a celebração de aniversários ou a obtenção de alimentos. Em outras passagens do texto, notamos a apreensão de todos quanto aos destinos dos judeus e as vitórias do Eixo.

De suas janelas, às escondidas, conseguiam acompanhar alguns dos acontecimentos que ocorriam na Holanda, ocupada pelos alemães.

“Assisti a uma tremenda batalha aérea entre aviões alemães e ingleses. Infelizmente alguns dos aviadores aliados tiveram de saltar de seus aviões em chamas. Nosso leiteiro, que mora em Halfweg, viu quatro canadenses sentados à beira da estrada, sendo que um deles falava holandês fluentemente. Pediu ao leiteiro que lhe acendesse o cigarro e contou que a tripulação constava de seis homens. O piloto morrera queimado e o quinto deveria estar escondido em algum lugar. A polícia alemã veio e levou os quatro homens perfeitamente sãos. Fico a imaginar como é que podiam estar com a cabeça fria e a mente clara, depois daquele apavorante salto de pára-quedas.”

Anne Frank, 18 de Maio de 1943

Como alternativa para o tédio que, muitas vezes parecia tomar conta do pequeno mundo em que haviam se estabelecido, os Frank aproveitavam para ler e se informar. Lia-se de tudo, a respeito de assuntos os mais diversificados possíveis. Depositavam nas leituras a esperança de que no futuro, esse conhecimento pudesse lhes ser favorável. Ao mesmo tempo, queriam se sentir úteis e integrados as parcas noções de humanidade que lhes restavam naquele período de nuvens negras que demoravam a se dissipar...

Varias-fotos-de-Anne-Frank
Essa sequência de fotos de Anne Frank nos mostra sua
evolução a partir de 1935 até 1942, pouco antes de sua família
se esconder no Anexo Secreto das perseguições dos nazistas.

“No momento, estou lendo O imperador Carlos V, escrito por um professor da Universidade de Göttingen; trabalhou neste livro durante quarenta anos. Em cinco dias, li cinquenta páginas; mais é impossível. O livro tem quinhentas e noventa e oito páginas, calcule agora quanto tempo vou levar para terminar. Há ainda um segundo volume. Mas é muito interessante!
Quanto uma menina de escola aprende num só dia! Primeiro traduzi um trecho do holandês para o inglês, sobre a última batalha de Nelson. Depois percorri, por alto a guerra de Pedro, o Grande, contra a Noruega (1700-1721). Carlos XII, Augusto, o Forte, Stanislau Lezinski, Mazeppa, Von Görz, Brademburgo, Pomerânia, Dinamarca e mais as datas de costume.
Depois fui parar no Brasil, li coisas sobre o tabaco da Bahia, a abundância de café e o meio milhão de habitantes do Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo, sem esquecer o rio Amazonas...”

Anne Frank, 27 de Abril de 1944

Em agosto de 1944, mais precisamente no dia 4, denunciados a holandeses nazistas, os ocupantes do Anexo Secreto, todos judeus, entre os quais Anne Frank e seus familiares, foram presos pela Polícia de Segurança Alemã e enviados para Auschwitz...

Imagem-de-um-predio-de-escritorios
Esse é o prédio de escritórios onde Anne Frank
e sua família se esconderam entre 1942 e 1944.

Apesar disso, prevalecem ainda hoje, as palavras marcantes daquela menina-moça, no esplendor de seus 15 anos, como um marco de resistência ao Nazismo e todas as violências representadas por esse regime. Como no trecho que segue...

“Realmente, é de admirar que eu não tenha desistido de todos os meus ideais, tão absurdos e impossíveis eles são de se realizar. Conservo-os, no entanto, porque apesar de tudo ainda acredito nas pessoas, no fundo, são realmente boas. Simplesmente não posso construir minhas esperanças sobre alicerces formados de confusão, miséria e morte. Vejo o mundo transformar-se gradualmente em uma selva. Sinto que estamos cada vez mais próximos da destruição. Sofro com o sofrimento de milhões e, no entanto, se levanto os olhos aos céus, sei que tudo acabará bem, toda essa crueldade desaparecerá, voltarão a paz e a traquilidade.”

Anne Frank, 15 de Julho de 1944

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










47 COMENTÁRIOS

1 ANA CAROLINA PIZZA - NOVA ODESSA
FOI UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE APRENDER MAIS SOBRE A VIDA DE ANNE
26/11/2012 11:58:46


2 Heloísa - BlumenauSC
Adorei este artigo sobre Anne, me ajudou muito no meu trabalho de história... Achas muito difícil a linguagem do livro para uma garota de 14 anos? Obrigada :
25/06/2012 20:45:35


3 Alice castro - Carmo da Mata
eu quero ser como anne mesmo com o sofrimento de ter que se mudar para um lugar muito apertado e ter que sofrer e nunca desistiu, e sempre muito feliz.
11/02/2012 21:38:25


4 lidia alves - fortaleza
nao fiquei triste de ver tanto sofrimento num serhumano cem ter culpa de nada,nao acredito muito nessas historias e muita credade.
07/12/2011 00:27:16


5 Wesley - Nova Veneza
MUito bom voce conhece o cotidiano dos judeus nA Segunda Gerra eu me apaixonei por Anne Frank
13/10/2011 11:45:39


6 bianca da silva almeida - campinas
olha eu adorei o diario de Anne frank, agora eu sou uma fã dela , ela é uma idola pra mim o diario dela é muito emicionante.................
26/05/2011 13:59:23


7 eduardo - são paulo
por que anne frank, seus familiares e seus colegas tiveram que viver escondidos?
17/05/2011 13:59:42


8 marcio - diadema sp
legal
17/07/2010 11:15:59


9 bia - lisboa
Eu acho que a historia é muito triste por que ela nem chegou há sua metade de vida eu por acaso já tinha conhecimem to da historia porque uma amiga minha de lisdboa que é da minha escola me contou
05/02/2010 07:13:29


10 Francisco Salles - Campo Grande MS
O Diário de Anne Frank emocionoume. Essa garota tinha inteligência extraordinária e capacidade de refletir como adulto. Diamante puro a ser lapidado, caso sobrevivesse seguiria seus ideais, concretizaria seus sonhos, pois era muito determinada, resoluta, dona de personalidade forte e espírito crítico. Suas qualidades a tornariam celebridade mundial, sem dúvida. Estava à frente de seu tempo. Hoje, as mulheres são respeitadas e admiradas, como ela almejou. Deus não permitiu que ela sobrevivesse. Faltou tão pouco! Ficaram seus exemplos de coragem e fé.
17/12/2009 19:35:51


11 Dinayr moraes dos santos - Boa Vista RR
O diario de Anne frank foi um dos melhores livros que já li e tenho certeza que esse artigo deixou bem claro tudo que diz o livro...
12/11/2009 23:03:41


12 cintya dayana melo da silva - são luis
Esse livro realmente leva consigo um conteúdo precioso, a Anne uma garota que morreu com apenas 15 anos e nos deixou uma grande lição de vida, ela lutou ela esperou em ADeus ela nunca desistiu...
09/11/2009 18:19:42


13 Alessandra -
Realmente o livro é muito bom! Meu TCC é sobre o filme que saiu em 1959, muito interessante. Ah, alguém sabe onde se encontra o documentário??
08/10/2009 10:57:59


14 bruna - são josé dos pinhais
esse livro mexeu muito com o meu emocional é simplesmente lindo e ao mesmo tempo triste tudo o que Anne viveu,esse livro mostra a que ponta pode chegar a crueldade do ser humano.
13/09/2009 19:16:00


15 anne - navegantes
adorei seu diario big beijos
13/09/2009 16:29:02


16 Anna Caroline - LillehammerNoruega
É mais que um livro,é um diário escrito por uma adolecente,usando sua própria palavra e sentimento de uma inocente.Sem fantasia como romancistas profissionais.É simplesmente puro que comoveu o mundo inteiro.Houve várias como a Anne Frank que se perdeu no aninomato.Hoje se tornou um exemplo ao mundo a crueldade e violencia de guerra.
12/06/2009 04:01:12


17 sara - porto
O livro Diario De anne frank,é simplesmente maravilhoso! Mostranos O que se sofria antigamente.Amo este livro nenhum melhr que este aposto!
02/06/2009 00:53:19


18 erika marques dos reis - osasco
li o livro de anne e adorei.Ela foi uma grande guerreira , apesar de pouca idade, fica aqui minha grande admiracao e respeito a ela. Espero um dia poder conhecer o Anexo secretoe saber um pouco mais sobre ela e sua familia. A todos que mandaram seus recados e comentarios um grande abraco.
12/04/2009 22:31:48


19 andressa - palotina
eu amei esse livro foi um dos melhores q eu já li muito bom mesmo.... a história é, realmente tocanta um verdadeira esperança sobre a sobrevivenciaa
25/10/2008 15:29:22


20 Mariana Fontenele - Piracuruca ~ Piauí
O livro é incrível. A sensibilidade de Anne é tocante... E se pode ver claramente seu sofrimento perante situação tão crítica. Acho incrível a sua capacidade de descrição. E apesar de estar em tal situação, ela não se deixa abater e mesmo nos momentos de profunda depressão ela não transmite seu sofrimento aos outros. Guardaos para si e para Kitty. O sofrimento que a Segunda Guerra causou aos judeus pode ser visto com clareza e fidelidade de informações no diário de Anne. Também é surpreendente como descreve suas relações com Petter. O livro é indescritivelmente maravilhoso!
18/10/2008 14:37:54


21 shirley -
É possível estabelecer relação intertextual entre a obra sugeria e A menina que roubava livros. A sensibilização fica por conta do filmeOlga.
27/07/2008 10:00:00


22 beatriz - são paulo
o livro é simplesmente incrivel, amei cada segundo que eu passei lendo!! me identifiquei muito com a Anne e acho que se ela tivesse sobrevivido aos campos de concentração poderia ter feito muita coisa boa para o mundo!!
25/06/2008 14:13:08


23 Sandra - SP
vou fazer um trabalho sobre Anne Frank e estou adorando é td mt interessante pois essa menina é um exemplo de vida !
03/06/2008 20:40:49


24 Anny Clary Rosy Amorrim - Espanha
Eu gostei muito desse siti Obirgada!!!! bejion!!!!
29/05/2008 19:24:08


25 Isabella - Uberaba
Eu achei meio sem sentido,pois deveria explicar mas sobre assunto.
26/05/2008 21:15:44


26 Emanuelly - ALVARENGA-MG
EU ACHEI INCRÍVEL ESTE LIVRO ,NA MINHA OPINIÃO É UMA LIÇÃO DE VIDA PARA NÓS JOVENS,QUE AS VEZES ACHAMOS QUE A VIDA É INGRATA COM A GENTE,NESTE LIVRO APRENDI MUITO COM ANNE FRANK UMA GAROTA JUDIA COM UMA MENTE TÃO ILUMINADA POR DEUS,DE TER ESPERANÇAS DE UM DIA MELHOR .E O QUE EU MAIS ME IMPRESSIONEI FOI SUA FORÇA DE VONTADE EM MEIO AS LUTAS E A PARTE QUE EU CHOREI MUITO FOI QUANDO LI SOBRE SUA MORTE,QUE É A DOENÇA DEGRADANTE QUE É O TIFO,ELA DEVE TER SOFRIDO MUITO.MAS VALEU A PENA ESTE LIVRO É UMA LIÇÃO DE VIDA...
22/05/2008 20:51:48


27 Thyna - Suzano
Sabe quero relatar que nunca em minha vida encontrarei alguém como a Anne. Ela sabe como usar suas palavras e é tão simples e limpa que se tornam puras, minha admiração é imensa. Assim como alguns já dizeram, me identifiquei muito com ela. As vezes na vida encontramos pessoas que parecem serem unicas, equando nos decepcionamos nós nos autocriticamos por dizermos que já sabíamos que isso iria acontecer. Quando olho as pessoas tento entender como elas veem o mundo....não sei bem ao certo o por que, mas sei que gosto de ver como elas se comportam quando ninguém as vê, alias tem uma outra coisa que gosto muito de fazer: gosto de ver animais pequenos andando, é curioso como eles se mechem com suas pequeninas pernas correndo como bonequinhos, sabe aquilo me dá uma auto estima incrivel.... recomendo a mesma terapia para os outros, e se alguém que também é apaixonada (o) pela Anne, entre em contato comigo, serei eternamente grata! beijos MARCIAMARLLY@HOTMAIL.COM
30/04/2008 11:29:51


28 mariela - Monte Caseros-Corrientes-ARGENTINA
MUY BUENO EL DOCUMENTO, POCOS LIBROS EMOCIONAN TANTO COMO EL DIARIO DE ANA FRANK.
27/04/2008 13:24:42


29 Andréi Fernanda Batista da Silva - Teresina
muito legal e super interessante; tremendo mesmo
19/04/2008 19:28:04


30 Alana Carolina - Leme
eu achei muito triste que aguera mate milhares de pessoas , elas fogem para não morrerem como ANNE FRANK acabou morrendo com 16 anos ,escrevendo emoções,tristezas no seu diario ,correndo pra la e pra ca para não morrer
17/04/2008 15:08:30


31 gustavo ruiz santos - campinas
acho muito interessante esse site.já li o livro "o diario de Anne Frank.
14/03/2008 13:18:47


32 maria leticia - cariacica
eu acho que esse site esclarece muito sobre a fantástica vida dessa jovem que tanto sofreu com a brutalidade dos nazistas. eu ja tinha ouvido falar sobre ela na televisão e eu fiquei chocada com o modo que ela ficou por dois anos. que nós possamos refletir sobre esse ideal de vida.
25/02/2008 14:02:09


33 elis regina - ponta porã -ms-Brasil
eu gostei muito desse livro mas não achei mas nas lojas alguém tem uma idéia???
19/12/2007 19:08:56


34 Natalia Dantas Ferreira - sao paulo
Li o Diario e amei, o livro foi muito bem escrito, principalmente por sabermos em que condiçoes ela escrevia. Recomendo a todos, vale a pena ler, nao so pra saber da historia dela, mais pra sentir um pouquinho do que foi a terrivel guerra!
08/12/2007 22:53:50


35 Christine Wright dos Santos - Rio de Janeiro
Eu li o diário e me identifiquei muito com a Anne mas ela era bem mais nova que eu hoje ela conseguiu ser muito inteligente apesar da pouca idade e colocar no papel sentimentos comuns a todas nós meninas o amor e a força que ela sentia da natureza deus acima de tudo o primeiro amor pelo seu colega de esconderijo, as tentativas de atingir o coração dele suas angústias e a pureza de sua alma li e reli várias vezes a esperança que ela tinha em meio ao inferno que ela estava vivendo na segunda guerra é um fato de que ela tinha muito amor no coração e amva muito a sua família e a vida e as pessoas, chorei por ela e pelos bárbaros que fizeram o que fizeram essa menina querealmente vive e continuará a viver para sempre
16/11/2007 18:27:05


36 Débora Alves Oliveira - itaboraí - Rio de Janeiro
Quando li o Diário de Anne, percebi o exemplo de superação e da força que há no ser humano.Não me contentei em conhece-la, somente pelas suas palavras e pela capa do livro, pesquisei a fundo esta estraordinária e curta vida. havia fôlego de vida em seus sonhos... Porém, cada palavra deixada por Anne, emociona e explica o quanto essa menina era grande.
15/10/2007 16:56:57


37 Antonio Leandro Paes - Brasília - DF
"...existimos enquanto alguém lembra de nós..." A luta pela vida é impressionante!. Lembrar de Anne Frank é repudiar as atrocidades causadas por um regime imbecil e selvagem, pois até mesmo o mal pressupõe uma determinação moral, intenção e certa inteligência.
07/10/2007 21:41:54


38 CLAUDINEA DE OLIVEIRA SALLES - VILA VELHA/ES
ESPERO QUE TODAS AS PESSOAS DE BOM GOSTO POSSAM TER A FELICIDADE DE SE EMOCIONAR E VIVER UM POUCO DO RELATO DE UMA JOVEM DE ALMA PURA QUE ME EMOCIONOU PROFUNDAMENTE.
23/09/2007 15:53:59


39 Rita de Cássia Lima Viegas - Feira de Santana-Ba.
Acabei de ler O Diário de Anne Frank e posso dizer que poucos foram os livros que me emocionaram. E este é sem sombra de dúvidas o livro para toda a humanidade ler e conhecer esta menina que apesar de tudo era uma vencedora!
08/09/2007 11:23:35


40 claudinéa de oliveira salles - vila velha/es
tive a grata e interessante oportunidade de ler esse livro e é de uma emoção tocante do começo ao fim , espero que todos que tenham a mesma oportunidade que eu tive possam usufruir.
03/09/2007 12:30:27


41 Maiane Mesquita - joao pessoa (jampa)
Minha professora de ingles mandou pesquisar sobre anna frank... É uma boa oportunidade de conhecer a vida de Anne ,a casa,o quarto,o diário...essa menina é realmente demais!o artigo fala resumidamente e muito bem,o contexto é ótimo. espero q todos q tenhan lido o artigo leiam o livro é fantastico e triste ao mesmo tenpo,como é dificil a mente de um jovem independente de como esteja. pq uma menina minha pequena tenha morredo tau sedoooo!!! obg!!!
27/08/2007 22:32:05


42 luiza rosario vitorio - vitoria-es
espero q todos q tenhan lido o artigo leiam o livro é fantastico e triste ao mesmo tenpo,como é dificil a mente de um jovem independente de como esteja
21/06/2007 13:51:27


43 mercia socorro - Palmas-TO
Muito bom, esse documento, parece que vivemos um pouco de todo o horror da guerra e do sofrimento passado por Anne e sua familia.
31/05/2007 13:17:18


44 mariana - campinas
e muito bom, adorei perece que vc e anne muito bem explicado parabens
24/05/2007 20:34:32


45 pedro henrique - CAMPOS DOS GOYTACAZES
Eu achou ama oportunidade que se nao pode perder de saber mas sobre Anne!!!!! tudo!!! e nao intendo por que na quela epoca as pessoas tinham raiva dos judeous!!?! pra que isso!? niguem sabe . o artigo fala resumidamente a historia de ANNE FRANK, e o contesto e realmente otimo.
13/05/2007 21:50:38


46 Vagner - sao paulo
è dificil de acreditat que existiu o holocausto,parece uma lenda , mas a crueldade foi muito grande.Por que o odio???Ninguem sabe o porque,infelizmente.
18/04/2007 18:36:34


47 Mara - Natal
É uma boa oportunidade de conhecer a vida de Anne ,a casa,o quarto,o diário...essa menina é realmente demais!o artigo fala resumidamente e muito bem,o contexto é ótimo.
16/04/2007 15:21:03


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.