Recursos de realidade virtual e aumentada já estão disponíveis em escolas públicas paulistas - 14/12/2017 09:02:05
Os alunos ficam eufóricos ao verem imagens em 3D; é um novo modo de ensinar que estimula a curiosidade dos pequenos
A tecnologia tem oferecido um universo de possibilidades para inovar em sala de aula. É fato que os recursos virtuais estão a cada dia mais presentes no processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas escolas particulares. Mas, no interior de São Paulo, por exemplo, muitas escolas públicas já estão antenadas com os novos recursos na Educação, como as de Osasco, Taboão da Serra e Lorena. Nesses três municípios, causam sensação as aulas de realidade aumentada. Por meio do aplicativo ‘Malhando a Cachola’, os alunos de escolas municipais têm o auxílio da realidade virtual para aprender sobre lugares antes explorados apenas em livros. É que no App, o Sistema Solar foi desenvolvido com o objetivo de apresentar imagens 3D dos Planetas, do Sol e da Lua. Assim, baixando o aplicativo no tablet ou celular, as crianças podem ver essas imagens em realidade aumentada e viajar literalmente pelo espaço, em plena sala de aula.
As imagens em 3D causam euforia e dão o que falar nas escolas. “É muito bacana ver o universo daquele jeito. É uma sensação nova, diferente. Usei pela primeira vez e pude olhar os planetas bem de pertinho. Foi incrível! ”, contou o aluno Fernando, da EMEF Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, de Taboão da Serra.
Neste município da Grande São Paulo, o aplicativo fez toda a diferença na preparação dos alunos da rede municipal para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). “Eles ficaram super empolgados, pois a realidade aumentada permite uma mistura entre o mundo virtual e o real. Os estudantes participantes foram muito bem nas provas da Olimpíada”, comenta Elaine Malaspina, Coordenadora de Informática Educacional da
Planneta.
O recurso de realidade virtual funciona de maneira semelhante. No celular, por exemplo, podem ser baixados fotos ou vídeos em 360º graus, permitindo uma visão panorâmica. Depois, é só colocar o aparelho celular dentro dos óculos especiais e curtir as sensações, que provocam uma gama de emoções. Além dessa possibilidade também é possível ver imagens do fundo dos oceanos e conhecer os habitantes marinhos.
Este novo modo de transmitir conhecimentos está revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, ajudando a formar alunos mais curiosos, criativos e ampliando o aprendizado, de forma significativa, lúdica e interativa. “Eu adoro a aula com realidade virtual. É muito legal ir até o fundo do mar ver peixes, tubarão e baleia”, contou Cauê Lima, aluno do 4º ano da EMEF José Veríssimo de Matos, de Osasco.
A realidade virtual permite que o aluno aprenda, de forma interativa, conteúdos que muitas vezes ele tem dificuldade em assimilar apenas quando ensinado pelo professor ou visto no papel. Vivenciando experiências e conhecendo lugares sem sair da escola, a criança pode se sentir mais segura e estimulada a aprender. Além disso, os recursos virtuais utilizados na Educação podem ser adaptados a partir das necessidades singulares de cada disciplina e de cada turma.
“Com a realidade virtual, é possível interagir em tempo real com ambiente 3D. Usando os óculos e o celular com aplicativos específicos, o aluno tem a sensação de completa imersão no universo ou no fundo do mar”, explica Karen Andrade, consultora em tecnologia educacional da empresa Planneta, que atua na rede municipal de ensino desses municípios, em parceria com as Secretarias de Educação.
Em Osasco, onze escolas da rede municipal utilizam a ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Em Lorena, são seis escolas e, em Taboão da Serra, outras oito escolas que contam com o ‘Malhando a Cachola’, durante a exploração do conteúdo e o desenvolvimento das atividades.