Que tal aprender matemática brincando? É dessa forma que os alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Caraguatatuba estão enriquecendo seu aprendizado na disciplina, tida como ‘bicho papão’ por muitas crianças. Além das aulas da matriz curricular, uma vez por semana elas participam de atividades criativas, que incluem jogos e recursos pedagógicos diferenciados. A intenção é estimular o raciocínio por meio de jogos e brincadeiras que envolvem números e que os alunos possam argumentar, levantar hipóteses, usando uma metodologia bem lúdica.
Na escola Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, por exemplo, uma das atividades propostas recentemente aos alunos do 4º ano foi o ‘Tabuleiro Humano’. Durante o jogo, a turma foi dividida em duas equipes e diversas situações problemas foram propostos às equipes, visando desenvolver o raciocínio lógico e a interpretação textual a partir dos desafios matemáticos. A cada acerto do problema de matemática, a equipe andava uma casa no tabuleiro.“Achei o jogo muito legal porque pudemos trabalhar em equipe. Mesmo quem não participou fazendo as contas, pôde participar de outras maneiras, ou correndo para responder ou ouvindo o outro para passar a resposta. Em outras aulas não ficamos assim em equipe, ou em duplas, ou sozinhos, raciocinando e fazendo as contas. Assim foi bem divertido”, contou a aluna Maria Eduarda Rebelo, de 11 anos. As aulas lúdicas de Matemática fazem parte do projeto #EducaçãoTransformadora, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, em parceria com a empresa Planneta. O objetivo é enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos levando até eles atividades criativas que possibilitem aos alunos avanços em suas aprendizagens; além de aproximar a família da escola. O projeto #EducaçãoTransformadora promove também a formação continuada dos professores da rede municipal, por meio dos cursos "Metodologia de Aprendizagem Ativa" e "Metodologia Lúdica de Matemática".