Alunos da rede pública de Lorena participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - 02/06/2017 15:28:37
Qual criança não sonha em viajar para o espaço, conhecer as estrelas e os planetas? Os alunos do 6º ano da escola municipal Professor Ruy Brasil Pereira e alunos de 6º ao 8º ano da escola municipal Adelina Alves Ferraz e, de Lorena, têm ficado bem próximos do universo. É que eles participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Olimpíada envolve alunos de escolas públicas e particulares. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes em Astronomia, Astronáutica e Ciências e promover a divulgação de conhecimentos básicos, de uma forma lúdica.
Os alunos participaram da primeira fase da Olimpíada, que consiste na aplicação da prova de conhecimentos. Agora virão as etapas de correção das provas, recebimento do certificado de participação e entrega de medalhas aos que se destacaram na competição. A expectativa é grande.
A oficina “Explorando o Universo Digital”, desenvolvida pela
Planneta com os alunos das escolas municipais, por meio do programa “Aluno em Tempo Integral”, auxiliou os alunos participantes a aprimorar seus conhecimentos em Astronomia, Astronáutica e Ciências. As atividades seguiram uma sequência lógica e gradual de assuntos, levando a Astronomia e a Astronáutica para o cotidiano dos alunos de forma interativa, com a ajuda de recursos tecnológicos - projetor, computadores, tablets e aplicativos.
Na semana de aplicação da prova da Olimpíada, todos os alunos passaram por um simulado.
“O projeto que desenvolvemos para preparar os alunos para a Olimpíada promoveu a interação dos trabalhos pedagógicos e tecnológicos. Assim, foi de extrema importância a parceria entre os professores e os mediadores da Planneta, pois deste modo pudemos oferecer um aprendizado amplo e completo nos campos da ciência e da tecnologia”, conclui Clayse Werneck, coordenadora de Informática Educacional da Planneta, empresa que em parceria com a Secretaria de Educação de Lorena desenvolve oficinas que permitem aos alunos aprimorar seus conhecimentos, no contraturno das aulas.
A Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) é dividida em quatro níveis e é destinada a alunos do ensino fundamental e médio de todo o país.