Com auxílio de aplicativo e óculos especiais, estudantes têm acesso à realidade virtual, conhecendo em detalhes conteúdos didáticos, em oficina de Interação Digital.
Imagine estudar os animais marinhos e o fundo do mar por meio da realidade virtual? Em Osasco isso já é possível, graças à oficina de Interação Digital, que acontece em 11 escolas da rede municipal de ensino, no contraturno das aulas.
Por meio do aplicativo e óculos especiais de realidade aumentada, utilizado nessas oficinas pelos mediadores da
Planneta, os alunos de 4º e 5º anos, podem ver imagens em 3D do fundo do mar e navegar com os animais. E não é só. Por meio dos softwares instalados nos PC-Tablets, os alunos estão criando um jogo de cartas sobre esse tema.
“Com a realidade virtual, é possível navegar e interagir em tempo real com ambiente 3D, usando os óculos e o celular com aplicativos específicos, o aluno tem a sensação da imersão”, explicou Karen Andrade, da Planneta, empresa que atua na rede municipal de Osasco, em parceria com a Secretaria de Educação.
Este novo modo de transmitir conhecimentos está revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, ajudando a formar alunos mais curiosos, criativos e ampliando o aprendizado; tudo de uma forma lúdica e interativa.
“Eu amei a aula com realidade virtual. Foi muito legal quando fiz a experiência e fui até o fundo do mar ver peixes, tubarão e baleia”, contou Cauê Lima, do 4º ano da EMEF José Veríssimo de Matos.