Alunos das escolas municipais de Osasco recriam, em inglês, famoso livro infantil - 16/05/2017 15:32:08
Mais de 1.400 alunos escreveram suas próprias versões para The Very Hungry Caterpillar, uma história mundialmente conhecida
O ensino de inglês nas escolas municipais de Osasco, que já é um sucesso, está se reinventando. Para consolidar o trabalho desenvolvido neste primeiro bimestre do ano, 1.400 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 16 escolas criaram um livro infantil, inspirados na famosa história
The Very Hungry Caterpillar (Uma Lagarta Muito Comilona), do escritor norte-americano Eric Carle.
“Desde o dia 02 e até 12 de maio, cada turma das escolas municipais atendidas pelas oficinas de Língua Inglesa, escreveram uma página do livro. Assim, estudantes de diferentes turmas tiveram a oportunidade de criar juntos á história. No final, assinaram a obra”, explica a Secretária da Educação, Ana Paula Rossi.
O projeto Eu Tenho Futuro – Mais tempo na Escola, promove oficinas de Língua Estrangeira - que acontecem no contraturno das aulas -, tem como base o livro infantil norte-americano que conta a história de uma lagarta comilona e que foi publicado pela primeira vez em 1969. Desde então, o livro foi traduzido para diversas línguas, vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo e ganhou diversos prêmios de literatura infantil e de design gráfico.
“No mês de abril, os alunos passaram por um processo de entendimento e assimilação da história, de forma lúdica e dinâmica, e realizaram diversas atividades em sala de aula. Agora vai começar a parte criativa. Transmitir tudo isso para o papel mostra que eles estão aptos a compreender uma literatura mundialmente difundida”, comentou a Secretária da Educação.
“Eu gostei muito da história da
Caterpillar porque ela comeu tanta coisa que eu fiquei de boca aberta! Achei interessante principalmente quando ela virou uma borboleta. Ela ficou muito grande! Achei também engraçada a parte que ela comeu melancia, sorvete, torta, pirulito e depois ficou com dor de barriga e foi comer uma folha”, conta Cibele Macedo da Silva, aluna do 4º ano da EMEF Manoel Barbosa de Souza.
Ao final da atividade, os diretores de cada unidade vão receber exemplares do livro escrito pelos alunos para uma exposição na escola.
O projeto Eu Tenho Futuro – Mais tempo na escola, conta ainda com outras oficinas de Práticas Cooperativas como Jogos de Tabuleiro, Futsal, Futebol, Jogos Cooperativos, oficinas de Arte e Cultura como Teatro, Dança, Música e Capoeira; além de oficinas de Jogos de Linguagem, Jogos de Raciocínio, Inglês e Interação Digital.