Planeta Educação
NOTÍCIA
Melhor cidade do país para se envelhecer conta com atendimento de saúde diferenciado - 11/05/2017 09:51:22

São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, é eleita a primeira entre as 50 melhores cidades com menos de 100 mil habitantes

Melhor cidade do país para se envelhecer conta com atendimento de saúde diferenciado

Envelhecer com saúde e qualidade de vida é o que muita gente almeja. E existem locais que propiciam a realização desse sonho. São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, foi eleito o município com melhor qualidade de vida para os idosos, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com quase 90 mil habitantes, a cidade recebeu nota 99.82 no índice geral e foi a melhor classificada em um ranking que pontuava de acordo com sete variáveis: Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação e Trabalho; Cultura e Engajamento; e Indicadores Gerais.

Muito do bom desempenho do município se deve à qualidade do sistema de saúde que São João da Boa Vista oferece a seus moradores. Desde 2013, a cidade conta com um sistema moderno que vem agilizando os atendimentos, melhorando o controle dos procedimentos médicos e a gestão dos processos operacionais e administrativos.

“Estamos constantemente investindo na melhoria dos serviços de saúde em São João da Boa Vista. Nós e a população estamos colhendo os frutos da implantação de novos recursos tecnológicos e inovadores, em operação em diversos ambientes de saúde. Além dos pacientes, que tem um atendimento de primeira linha, nossos profissionais da área médica, bem como os gestores, também se sentem mais motivados, pois agora atuam em um cenário adequado à plena realização profissional. Tudo isso reflete na satisfação da população e em uma maior qualidade do trabalho médico”, explica Lúcio Doval, Diretor de Saúde do município.

O Sistema Integrado de Saúde é uma rede de atendimento informatizado implantado e gerenciado desde 2013 pela empresa Salute, em parceria com o Departamento Municipal de Saúde. Graças ao sistema, os cidadãos podem agendar suas consultas diretamente em uma unidade de saúde ou por telefone. Já os funcionários têm acesso pela internet, por meio de computadores e smartphones. Dessa forma, é possível evitar filas por atendimento na rede básica de saúde, de forma ágil e moderna.

Além disso, São João da Boa Vista se tornou o primeiro município da região a contar com o prontuário eletrônico, o que permite obter todo o histórico do paciente, com melhor acompanhamento de sua saúde. Por meio do sistema, é possível registrar todo o processo de atendimento desde a chegada do paciente à Unidade de Atendimento, passando pelo diagnóstico do médico, do dentista, do psicólogo e do enfermeiro; distribuição de medicamentos e controle de todos os demais insumos e instrumentos utilizados pelo departamento. A realização de exames e a disponibilização dos resultados vão diretamente para o prontuário podendo ser acessado a toda e qualquer consulta médica, além do controle de agendamentos locais e para unidades de terceiros. Com este novo método já foram registrados mais de um milhão de atendimentos à população.

“Todo o nosso esforço é para levar excelência à saúde pública e melhorar cada vez mais o atendimento e a gestão dos processos operacionais e administrativos. E a primeira colocação neste índice comprova a seriedade de nosso trabalho, que prioriza o cuidado mais eficiente e humanizado, aproximando a família da rede pública de saúde”, resume o Diretor Lúcio Doval.