Placas em inglês são instaladas nas escolas municipais de Atibaia
As placas de sinalização estão por todos os lugares, não é mesmo? Nas escolas não é diferente. Em Atibaia, as escolas municipais contam com um algo a mais. A partir de abril, novos ambientes receberão placas padronizadas em inglês. O objetivo é ampliar ainda mais o conhecimento do idioma que é ensinado em sala de aula aos alunos do Ensino Fundamental.
As 27 escolas municipais de Atibaia atendidas pelo Programa Saber mais com EducAção receberão, cada uma, um kit de 11 placas de identificação em inglês. Elas serão instaladas pelos alunos do 4º e 5º ano em locais como secretaria, quadra de esportes, banheiros e cozinha.
“Hoje, em Atibaia, temos algumas placas de identificação, que foram feitas pelos alunos no ano passado. A ideia agora é padronizar e dar um novo visual, com placas mais bonitas. O conteúdo está indo além do que é ensinado no dia a dia em sala de aula. Queremos incentivar cada vez mais os alunos a reconhecer, em inglês, os diferentes ambientes que a escola tem. A ideia é que esses locais sejam apenas citados nas conversas no idioma inglês, por alunos e até mesmo pelos funcionários, levando cada vez mais a fluência das aulas de inglês para todos os ambientes escolares”, explica Gabriela Oliveira, Assistente de coordenação pedagógica da empresa Planneta, em Atibaia, que atua nas escolas municipais em parceria com a Secretaria de Educação.
Para a Secretária de Educação, Márcia Bernardes, a iniciativa tem o objetivo de ampliar o conhecimento. “A ambientação das escolas com as placas em inglês estimula os alunos e também funcionários. Esta é uma forma de valorizar a prática da língua inglesa. Os novos olhares e perspectivas sobre a educação são importantes para um ensino de qualidade e faz a diferença no aprendizado de nossas crianças”, disse a Secretária.
As aulas de Aprimoramento Linguístico em Inglês são oferecidas aos alunos do Ensino Fundamental I com objetivo de desenvolver as habilidades básicas – ouvir, falar, ler e escrever –, de forma lúdica, interativa e por meio da tecnologia digital.
“Estamos oferecendo aos alunos materiais que respeitam seu ritmo de aprendizagem, utilizando recursos modernos, como multimídia e softwares interativos. O objetivo é desenvolver o domínio do idioma inglês, permitindo que os alunos adquiram uma habilidade importante para o exercício da cidadania, fator primordial para o sucesso na vida pessoal e profissional em um momento em que a globalização deixou de ser previsão para o futuro e já é realidade”, conclui a coordenadora da
Planneta.