Planeta Educação
NOTÍCIA
Tribunal de Contas do Estado atesta excelência na saúde em São João da Boa Vista - 13/02/2017 15:21:56

Município recebeu nota A em Índice que mede a efetividade das atividades públicas

Tribunal de Contas do Estado atesta excelência na saúde em São João da Boa Vista

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) comprovou a eficiência dos serviços de saúde de São João da Boa Vista, dando nota A (altamente efetiva) no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Tal indicador avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas por gestores nas 644 prefeituras paulistas.

“Estamos investindo na melhoria dos serviços de saúde em São João da Boa Vista para levar um cuidado mais humanizado e eficiente aos pacientes. Esse resultado comprova o sucesso do nosso bom atendimento à população”, comemora Lúcio Doval, diretor de saúde do município, que complementa: “Nós e a população estamos colhendo os frutos da implantação de novos recursos tecnológicos e inovadores, em operação em diversos ambientes de saúde. Nossos profissionais da área médica, bem como os gestores, também se sentem mais motivados, pois atuam em um cenário adequado à plena realização profissional. Tudo isso reflete na maior qualidade do trabalho”, reitera.

Essa trajetória de sucesso é fruto também da parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a empresa Salute, que desenvolve soluções inovadoras na área de saúde. Um sistema de alta tecnologia – e que está em constante aperfeiçoamento - vem agilizando os atendimentos, melhorando o controle dos procedimentos e a gestão dos processos operacionais e administrativos.

São João da Boa Vista se tornou o primeiro município da região a contar com prontuário do cidadão, o que permite obter o histórico do paciente, com melhor acompanhamento de sua saúde. Por meio do sistema, é possível registrar todo o processo de atendimento, desde a chegada do paciente à Unidade de Atendimento, passando pelo diagnóstico do médico, do dentista, do psicólogo e do enfermeiro, distribuição de medicamentos e controle de todos os demais insumos e instrumentos utilizados no departamento. Dados sobre a realização de exames, bem como os resultados detalhados desses exames, são incluídos diretamente no prontuário podendo ser acessado a toda e qualquer consulta médica. Além disso, há controle sobre agendamentos locais e para unidades de terceiros.

Por meio desse novo método já foram registrados mais de um milhão de atendimentos à população.

Vale lembrar que o Índice Municipal da Saúde mede o resultado das ações da gestão Pública Municipal neste tema por meio de uma série de quesitos específicos, com ênfase nos processos realizados pelas prefeituras relacionados à Atenção Básica, Equipe Saúde da Família, Conselho Municipal da Saúde, atendimento à população para tratamento de doenças como tuberculose, hanseníase e cobertura das campanhas de vacinação e de orientação à população.

* Para conhecer a nota concedida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em outros municípios, basta acessar: iegm.tce.sp.gov.br