Tribunal de Contas do Estado de São Paulo atesta qualidade da educação de Osasco - 15/12/2016 10:12:49
Município recebeu nota B em Índice que mede a efetividade das atividades públicas.
Comprovando o sucesso na área educacional que Osasco tem alcançado, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), concedeu nota B (efetiva) para a educação do município.
Tal indicador, que acabou de ser divulgado pelo TCESP, avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores das 644 prefeituras paulistas.
“Temos investido para que os estudantes de Osasco recebam uma educação diferenciada, com boa infraestrutura, ferramentas tecnológicas, atividades culturais e práticas esportivas; além disso, em 2016 investimos em capacitação profissional para que nossos educadores se mantenham estimulados e atualizados. Tudo isso contribui para mantermos a qualidade do nosso ensino”, comenta a secretária de Educação de Osasco, Solange Cristina Silva.
Esse caminho bem sucedido que a educação do município tem trilhado é resultado também da parceria da Secretaria de Educação com a empresa Planneta, especializada em soluções educacionais inovadoras. Juntas, elas têm reforçado e estimulado o ensino em sala de aula por meio de atividades lúdicas, criativas e múltiplos recursos tecnológicos. Deste modo, as crianças conseguem desenvolver com mais facilidade habilidades cognitivas e socioemocionais. Os alunos da rede municipal de Osasco participam de três programas: Acompanhamento Educativo, Oficinas Educativas e Informática Educativa.
O programa “Acompanhamento Educativo” acontece há seis anos no município e aproxima a relação entre pais, alunos e professores, uma vez que as famílias dos alunos recebem a visita de agentes educacionais. Eles conhecem o ambiente da casa, conversam com os responsáveis e passam orientações sobre como apoiar os filhos nos estudos, a fim de, junto com os professores, melhorar o desempenho escolar do aluno. O programa tem gerado mudanças efetivas no comportamento e no aprendizado dos estudantes. Os benefícios são visíveis às milhares de famílias visitadas.
As Oficinas educativas são realizadas no contraturno escolar. São cinco eixos de trabalho: artes, matemática, alfabetização, jogos cooperativos e informática, mantendo os alunos mais tempo na escola, em atividades que vêm contribuindo para ampliar o conhecimento deles.
E, para um ensino mais dinâmico e moderno, o programa Informática Educativa vem utilizando recursos tecnológicos – como softwares educacionais – para potencializar o aprendizado, além de PC-Tablets, que apoiam as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Para consultar o seu município, acesse:
http://iegm.tce.sp.gov.br/