Tribunal de Contas do Estado atesta excelência na saúde em São João da Boa Vista - 09/12/2016 14:33:11
Município recebeu nota A em Índice que mede a efetividade das atividades públicas
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) comprovou a eficiência dos serviços de saúde de São João da Boa Vista, dando nota A (altamente efetiva) no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).
A divulgação foi feita esta semana. Tal indicador avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas por gestores nas 644 prefeituras paulistas.
“Há três anos investimos na melhoria dos serviços de saúde em São João da Boa Vista. Nossa meta tem sido levar um cuidado mais humanizado e eficiente aos pacientes. Esse resultado crescente no IEGM comprova o sucesso do nosso bom atendimento à população”, comemora Lia Bissoli, Diretora municipal de Saúde, que complementa: “Nós e a população estamos colhendo os frutos da implantação de novos recursos tecnológicos e inovadores, em operação em diversos ambientes de saúde. Nossos profissionais da área médica, bem como os gestores, também se sentem mais motivados, pois agora atuam em um cenário adequado à plena realização profissional. Tudo isso reflete na maior qualidade do trabalho”, explica a secretária.
Essa trajetória de sucesso é fruto também da parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a empresa Salute, que desenvolve soluções inovadoras na área de saúde. Em 2013, foi implantado um sistema - com alta tecnologia - que está em constante aperfeiçoamento e que vem agilizando os atendimentos, melhorando o controle dos procedimentos e a gestão dos processos operacionais e administrativos.
São João da Boa Vista se tornou o primeiro município da região a contar com prontuário do cidadão, o que permite obter o histórico do paciente, com melhor acompanhamento de sua saúde.
Por meio do sistema, é possível registrar todo o processo de atendimento desde a chegada do paciente à Unidade de Atendimento, passando pelo diagnóstico do médico, do dentista, do psicólogo e do enfermeiro, a distribuição de medicamentos e controle de todos os demais insumos e instrumentos utilizado pelo departamento. A realização de exames e a disponibilização dos resultados são diretamente para o prontuário podendo ser acessado a toda e qualquer consulta médica, além do controle de agendamentos locais e para unidades de terceiros. Com este novo método já foram registrados mais de um milhão de atendimentos à população.
* Para conhecer a nota concedida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em outros municípios, basta acessar:
http://iegm.tce.sp.gov.br/