Educação do município atingiu nota 4,3; resultado é referente aos primeiros anos do Ensino Fundamental.
A Educação em Marituba, na região metropolitana de Belém, tem melhorado a cada dia. É o que mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado esta semana. A nota do município em 2015, na avaliação dos primeiros anos do Ensino Fundamental ficou em 4,3, meio ponto acima do resultado obtido em 2013 (3,8).
“Temos dado importantes passos para oferecer um ensino diferenciado, de maior qualidade, que contribua no aprendizado e na formação plena dos alunos, visando o futuro deles como cidadãos. Essa evolução no IDEB, embora pequena, mostra que estamos indo pelo caminho certo”, comemorou Dayse Menezes, Secretária de Educação de Marituba.
O IDEB é um indicador de desempenho da educação brasileira e é divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC).
O bom resultado desse indicador comprova o sucesso da parceria da Secretaria de Educação de Marituba com a Planneta - empresa especializada em soluções educacionais inovadoras. Graças à parceria, foi implantado o programa Informática Educacional, um importante recurso didático-pedagógico que leva conhecimento e tecnologia ao ambiente escolar para 8.900 estudantes de Ensino Fundamental I e II, de 28 escolas municipais, facilitando o acesso à educação e integrando as diversas áreas do saber.
“Com a dinamização das aulas, visamos a redução da evasão escolar e a melhoraria do desempenho dos estudantes, por meio do maior interesse do aluno pelos conteúdos trabalhados”, explicou a Secretária.
Graças ao programa Informática Educacional, a Secretaria de Educação de Marituba oferece a gestores e educadores novas práticas a serem utilizadas no ambiente escolar, proporcionando o desenvolvimento, junto aos alunos, de habilidades de comunicação, socialização, resolução de problemas, criatividade e colaboração.