
Tradicionais canções populares auxiliam no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos de escola municipal.
Que as cantigas de roda são um importante instrumento de aprendizagem para as crianças, ninguém pode negar. Utilizando desta antiga brincadeira, os educadores da Escola Municipal Professora Leda Maria Bilard de Carvalho, em Lorena (SP), desenvolveram o projeto “Cantigas de Roda” destinado a aprimorar a leitura e a escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.
Canções como “A canoa virou”, “O sapo não lava o pé”, “Borboletinha”, “Marcha, soldado”, “Atirei o pau no gato”, entre outras, permitem a aplicação de exercícios pedagógicos, com o apoio dos recursos tecnológicos disponíveis nas aulas de informática educacional, promovidas pela Secretaria de Educação do município, em parceria com a Planneta.
“O trabalho também contou com a participação dos pais, que auxiliaram os filhos, em casa, a elaborar um chocalho. Com o instrumento, tocamos, dançamos e cantamos diferentes cantigas. Foi muito animado”, conta a mediadora da Planneta, Ana Paula Alcântara, que teve a ajuda da professora da rede, Lucimara Lima para realizar as atividades.