O projeto ESCOLA ABERTA neste sábado tem sido um sucesso em Osasco. Tanto que aqueles que já participaram não economizam elogios.
“Minha filha fica muito em casa aos finais de semana, então, quando tem um programa diferente assim, onde ela pode se divertir, conhecer pessoas e aprender coisas novas, já fica toda animada. E eu a acompanho com prazer”, contou Maria Auxiliadora, mãe da Carla Santos.
As atividades que tanto animaram a Carla acontecem nas oficinas didático-pedagógicas, esportivas e culturais, que ocorrem todos os sábados, em esquema de rodízio, nas escolas municipais de Osasco.
A Tainara Silva também foi conhecer o projeto. Ela levou o irmão João Paulo, aluno da EMEF Pastor Josias Baptista. “Ele chegou em casa todo eufórico com o bilhete que recebeu na escola. Fiquei curiosa e viemos conhecer. Estou gostando muito do projeto. Os oficineiros são ótimos, muito atenciosos e as atividades são muito legais”, contou a adolescente.
No próximo sábado, será a vez de oito novas escolas abrirem suas portas, de 9h às 16h, para o projeto. São elas: CEMEIEFs Marina Saddi Haidar e Maria José Ferreira Ferraz, e EMEIEF Oneide Bortolote, na zona norte; EMEFs Anezio Cabral, Max Zendron, José Martiniano de Alencar, João Larizzatti e CEMEIEF Maria Tarcilla Fornasaro, na Zona sul da cidade.
“Com esse projeto queremos aproximar a comunidade da escola. A cada sábado, ouvimos as opiniões das pessoas e vamos aprimorando as atividades, para que as crianças tenham uma aprendizagem de qualidade”, declarou o secretário adjunto da Secretaria de Educação do município, José Toste Borges.
O projeto ESCOLA ABERTA neste sábado é promovido pela Secretaria de Educação de Osasco, em parceria com a Planneta. O programa, que prevê a abertura das escolas municipais de Ensino Fundamental diferentes a cada sábado, visa potencializar a parceria entre escola e comunidade. O objetivo é desenvolver habilidades culturais e artísticas, ampliando as competências orais, visuais e de movimento, e também a criatividade das crianças.
“Esse projeto é fantástico. As crianças precisam disso. No mundo em que vivemos hoje é fundamental e extremamente importante que elas estejam inseridas no universo do esporte, que agrega muito. Elas aprendem conceitos de disciplina, responsabilidade, o trabalho em equipe, entre outros valores”, contou Talita Santos, oficineira de Kung Fu.
Além de Kung Fu, as crianças podem participar de oficinas esportivas de futebol, futsal, judô e vôlei; além de atividades de teatro, música, circo, artes manuais, cinema e vídeo, dança, quadrinhos, literatura, saúde, sustentabilidade, idiomas, entre muitas outras.