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Entrevista: Natália Cortelli - “Inclusão de alunos com autismo na Escola Regular” - 31/03/2016 07:37:04

garoto deitado no tabete olhando bloquinhos de montar coloridos

O processo de inclusão educacional de crianças com autismo é um desafio que muitas escolas enfrentam. São considerados desafios, porque ainda hoje há insegurança e falta de preparo de muitos profissionais ao acolher um aluno com algum tipo de limitação seja qual for sua natureza, em especial o autista.

Porém este panorama pode ser mudado, é preciso levar em conta todas as fases de adaptação da criança, família e até mesmo da escola. É um trabalho conjunto que exige muita paciência, respeito e que feito com carinho e profissionalismo pode transformar a vida não somente de uma criança, mas da sociedade.

Para este processo existem técnicas, busque o conhecimento (veja algumas orientações no final desta entrevista, no campo Leia também...). Atualmente há diversos meios pelos quais podemos nos preparar. A informação está acessível por diversos canais, como por exemplo, a internet.

Mas cuidado! O volume de informação é muito grande e perigoso, nem todas são íntegras. Portanto deve-se ater a fontes confiáveis e uma ótima oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre o autismo e uma troca de experiência, é a iniciativa da Fundação Bradesco, que realizará a palestra com o tema: “Inclusão de alunos com autismo na Escola Regular”, ministrada pela psicopedagoga * Natália Cortelli. Acontecerá no dia 04 de abril, às 10:30 (horário de Brasília), online e as inscrições poderão ser feitas pelo site da fundação. Clique aqui

O portal Planneta Educação entrevistou a psicopedagoga e preparou algumas questões para que saiba um pouco mais sobre seu trabalho e o assunto abordado na palestra, confira:

Portal: O que te influenciou a começar a realizar trabalhos com autistas?

Natália: Quando professora de Educação Infantil, recebi em minha sala um aluno na época ainda sem diagnóstico, mas com todas as características autísticas, fui em busca de conhecimento e descobri que podia ajuda-lo a se desenvolver e saber que poderia ajudar tantas outras crianças, foi, e é o que me motiva até hoje.


Portal: Em sua palestra abordará assuntos como: alfabetização, inclusão e modelagem comportamental, o que julga ser mais importante?

Natália: Quando falamos de pessoas com deficiência, não há algo mais ou menos importante. Há diferentes perspectivas do olhar, talvez para os professores que sentem dificuldade em alfabetizar seu aluno com autismo, seja mais importante a alfabetização, talvez para os pais que tem dificuldade em lidar com comportamentos inadequados em publico, este seja o assunto mais importante e para escola que precisa incluir e não sabe por onde começar, a inclusão seja prioridade.

Espero que seja um momento muito rico e de trocas de experiências, tendo em vista que a palestra será transmitida online e com abertura a perguntas e comentários.


Portal: Sabemos que a inclusão ainda é algo desafiador em nosso País, que recado deixaria para pais e escolas que não acreditam na Inclusão?

Natália: Posso dizer uma única coisa com certeza, todos nós somos diferentes uns dos outros e aprender a conviver e aceitar o próximo dentro de suas limitações já é inclusão.

Gosto de fazer uma analogia e dizer que hoje a inclusão de alunos com deficiência ainda é um bebê que está dando seus primeiros passos. Eu acredito na inclusão e penso que muitas coisas ainda precisam mudar sim, direcionar nossos olhares a escolas que já fazem um trabalho de inclusão efetiva é importante para nos abrir horizontes e nos fazer acreditar que é possível.


natalia cortelli

*Natália Cortelli é graduada em Pedagogia, pós graduada em Psicopedagogia, formada em estimulação tátil pela Skola För Beröring (Suécia).

Analista de Produtos Educacionais na Vitae Brasil, Palestrante e Consultora Educacional em Inclusão Escolar de crianças com deficiência.





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