A família e a escola têm papel fundamental na educação de uma criança e devem atuar como parceiros para uma aprendizagem de excelência. E para que caminhem juntos, a Secretaria de Educação de Osasco, em parceria com a Planneta, realiza o Programa Escola vai para Casa 2016.
O programa tem como objetivo a aproximação e fortalecimento na relação entre família e escola, possibilitando a interação entre pais, professores e o ambiente escolar. “Família e escola devem atuar em sinergia, de maneira a estabelecer relações e construir confiança mútua, utilizando o tempo de convivência para dividir sonhos, expectativas e experiências, visando o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos”, comenta a secretária de Educação de Osasco, Régia Maria Gouveia Sarmento.
Ao longo do ano, agentes educacionais vão às casas das crianças, conhecem sua família, o ambiente, conversam com os responsáveis e passam orientações sobre como apoiar seus filhos nos estudos, para que, junto com os professores, melhoram o desempenho e aprendizado.
“Acho muito importante esse trabalho, pois nos incentiva a se envolver ainda mais na vida escolar das crianças”, conta Daniela de Carvalho Silva, mãe do Aluno Guilherme Aparecido de Carvalho Silva Venceslau, do 5º ano A da EMEF Olavo Antônio Barbosa Spinola.
O programa já acontece em Osasco há seis anos. Mais de 65 mil visitas a família de alunos foram realizadas até o momento. Os benefícios são visíveis e vem sendo considerado um sucesso pelos gestores, pois facilita a comunicação com as famílias e os alunos se sentem mais confiantes para estudar.
“Além de gerar mudanças efetivas no comportamento e aprendizado dos alunos, o programa também é responsável por uma maior participação dos pais no dia a dia da escola e em reuniões de pais. Conseguimos reverter situações de alunos faltosos e com problemas comportamentais ou de aprendizagem por meio do programa”, conclui Juliana Autran, coordenadora do programa, em Osasco.