Planeta Educação
NOTÍCIA
Entrevista - Helio Laranjeira - 20/07/2015 15:21:28

Leia a entrevista com Helio Laranjeira, diretor residente da Rede Residência e consultor em ensino multidirecional, um dos palestrantes do congresso.

O Congresso Internacional de Educação de Gramado, em sua sétima edição, retratará a visão sistêmica de renomados especialistas educacionais do Brasil e exterior, além de relatar excelentes práticas para uma escola de qualidade e discutir situações cotidianas sobre a escola. O evento contará com 72 atividades que estarão abrangendo diversas áreas da educação, como: Tecnologia Educacional, Gestão, Avaliação, Alfabetização, Letramento, Comunicação, Políticas Educacionais, Educação da Infância, Educação Integral, Formação de Profissionais, Metodologia de Ensino, Currículo e Ensino Profissionalizante.

O Portal Planneta Educação preparou uma entrevista com Helio Laranjeira (Diretor Presidente - Rede Residência e consultor em ensino multidirecional), um dos palestrantes do congresso que abordará o tema: “A escola dos sonhos já existe: um case em inovações educacionais”. Leia abaixo:

O professor está habituado à educação convencional. Como a formação continuada pode contribuir com a mudança deste paradigma, frente à tecnologia?

Helio Laranjeira - A educação convencional, restrita às aulas expositivas, está ultrapassada frente à pluralidade de necessidades criadas com a evolução da sociedade. Esta nova realidade cria a necessidade do sucessivo aperfeiçoamento das habilidades de cada indivíduo na realidade em que está inserido.

Nesta nova perspectiva, o professor precisa assumir seu papel de protagonista fomentador de conhecimento, utilizando as ferramentas tecnológicas como suas aliadas para promover o aprendizado duradouro e eficaz, em um período de tempo compatível com as pretensões da sociedade e observando a individualidade de cada aluno para uma elevada absorção do conhecimento.

Neste diapasão, o aluno deixa de ser um mero receptor de informações e torna-se parceiro do professor nesta caminhada. O conceito de sala de aula transcende as paredes das escolas tradicionais e o professor torna-se um “designer de currículo”, pois deixa de apenas transmitir o conhecimento e passa também a prepara melhor o educando, ensinando-lhe a forma mais adequada de aprender a aprender.

De que maneira o professor pode atender os alunos da era digital promovendo uma aprendizagem significativa?

Helio Laranjeira - Primeiramente, o professor precisa entender que a tecnologia é atualmente sua maior aliada, seu principal e mais poderoso instrumento de motivação, além de ser um facilitador do acesso às informações.

O aluno da era digital, quando mal orientado, utiliza a tecnologia como uma distração no processo do conhecimento.

O professor do futuro precisa acompanhar a celeridade dos tempos e aplicar a nova concepção de aula além do limite temporal estabelecido e estrutural da escola. A aula deve ter seu conteúdo antecipado ao momento do encontro, por vias diversas, como textos, jogos, práticas, vídeos, áudio, imagens, de forma que o aluno tenha bagagem para contribuir ativamente no processo do conhecimento, produzindo com qualidade e dinamicidade.

Todos imaginam a escola dos sonhos. Qual é o primeiro passo que devemos dar para alcançar esse modelo tão almejado de educação?

Helio Laranjeira - É preciso desconstruir a engessada fórmula usualmente utilizada pela academia no processo de conhecimento, quebrando paradigmas e repensando o processo de pensar.

A escola dos sonhos não possui um modelo pronto e fixo, não é baseada em uma receita mágica. Ela é construída com base na real necessidade de imaginar constantemente as inúmeras possibilidades de mudanças sociais, a rapidez do acesso às informações, permitindo a acessibilidade de conhecimento ao alcance de todos, formando cidadãos e profissionais autônomos, colaborativos, independentes e proativos, superando as limitações existentes através das ferramentas tecnológicas.

Fonte: Futuro Eventos


Leia também…

# Mídias e Mediação Escolar

# As Diferenças entre os Jogos de Entretenimento e os Educativo