Planeta Educação
NOTÍCIA
Futuro Animador: produção de curtas dá nova linguagem para educação escolar - 15/07/2015 09:37:07
logo anima mundi 2015

Castelos animados e contos de fadas passaram a fazer parte do dia-a-dia de alunos de uma escola pública. Os estudantes do terceiro ano do CIEP Presidente Agostinho Neto produziram o curta “Onde está a Margarida”, no qual juntaram os trabalhos das aulas de arte e de música com a animação. Nesta segunda-feira (13), a turma pode assistir o seu curta sendo exibido no “Futuro Animador”, espaço do festival Internacional de Animação Anima Mundi.

Amália Araújo, professora da sala de leitura do CIEP, conta que a relação dos alunos com a animação pode ser ferramenta pedagógica na escola. “O legal é que é uma nova forma e uma nova linguagem para contar e resgatar histórias. É mais uma linguagem para a gente trabalhar esta questão da história, da escrita. Eles têm que criar o roteiro, o plano de filmagem, que fizeram mais aberto para mostrar os castelos. A animação traz muito a questão da magia de algo parado, estático, que pode ser 2D ou 3D que ganham vida e se mexem muito depois. Quando eles começam a perceber isto fica mágico. Mas dá muito trabalho, tem que fazer vários quadros filmar. E para trabalhar com as crianças isto é muito interessante porque o tempo da criança é muito rápido e eles têm que aprender a ir mais devagar.”, conta.

Onde está a Margarida?

O filme foi produzido graças ao projeto “Anima Escola”, que oferece cursos e oficinas para que alunos e professores possam produzir em sala de aula os seus próprios filmes de animação. César Coelho, um dos criadores do festival, explica que desde a primeira edição, uma de suas maiores atrações é o Estúdio Aberto, onde o público, entre uma sessão e outra de filmes, produz cenas de animação em diversas técnicas, podendo assistir ao resultado na hora. O interesse que essas oficinas despertavam em professores e alunos de escolas públicas e particulares motivou a equipe do Anima Mundi a elaborar atividades e métodos de ensino especialmente dirigidos ao ambiente escolar. "Eu tenho o maior orgulho deste projeto", confesa César.

Assista o vídeo

A 23ª edição do Anima Mundi, Festival Internacional de Animação, teve início no dia 10 de julho no Rio de Janeiro. Neste ano, o festival conta com mais de 450 filmes, sendo 108 produções brasileiras. É possível assistir a animações de jovens talentos e também a filmes bem recebidos pela crítica. No Rio de Janeiro, o festival vai até esta quarta-feira, dia 15. Depois segue para São Paulo, onde será realizado de 17 a 22 de julho.

Fonte: EBC


Leia também…

# Lições de quem faz as melhores animações do mundo

# O Melhor de Anima Mundi - Volume 6