Secretaria de Educação de Caçapava oferece aos professores formações para aprimoramento das práticas pedagógicas
Os professores de Caçapava têm um bom motivo para comemoração. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Planneta, está oferecendo cinco novas formações para aperfeiçoamento das práticas educacionais, com base na Informática Educacional e Matemática Descomplicada. Os cursos serão presenciais e à distância e fazem parte do Programa de Formação de Educadores de 2015.
O curso presencial Música e o Contexto Digital será destinado aos profissionais de Creche, da Educação Infantil e do NEED (Núcleo Educacional Especializado para a Diversidade). A intenção é promover atividades no computador utilizando cantigas de roda, de maneira lúdica e interativa. Assim, a partir de novas experiências, os professores trabalharão para aprimorar o uso de recursos tecnológicos que contribuam para fomentar, nas crianças, a criatividade e o gosto pelo aprendizado, pelo saber.
Já os professores do Ensino Fundamental I e II, da EJA (Educação para Jovens e Adultos), do NUP (Núcleo Pedagógico) e do NEED poderão participar do curso Mídias Interativas. Também presencial, que pretende promover o aprimoramento de conteúdos interativos, incentivando o professor ao desafio de acompanhar o desenvolvimento do mundo digital, verificando possibilidades de trabalhar os recursos virtuais no ambiente escolar a fim de motivar a aprendizagem.
Dois cursos à distância também fazem parte do Programa de Formação de Educadores de Informática Educacional: Alfabetização e Letramento – Repensando a Prática e Aprendizagem Baseada em Projetos. Ambos são destinados aos educadores de Creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, EJA, NUP e NEED.
O primeiro curso vai mostrar aos educadores a importância de ir além do ensinar a ler e a escrever, aprimorando a função social dessas duas práticas. Já o segundo, pretende auxiliar o professor a aplicar novos conceitos de aprendizagem, baseados em projetos de desenvolvimento de habilidades do século 21.
Já o curso bimodal (presencial e à distância) Educação Matemática: Uma Abordagem Investigativa, tem como objetivo abordar questões como natureza e objetivos da resolução de problemas e construção de conhecimentos geométricos e espaciais, entre outras. A intenção é proporcionar aos professores uma abordagem diferenciada da disciplina, que leve a uma aprendizagem criativa e significativa dos alunos. Educadores do Ensino Fundamental e orientadores pedagógicos são o público-alvo.
As inscrições para todos os cursos poderão ser feitas de 27 de julho a 07 de agosto através do site www.cacapavaeduca.com.br.